Lançamento | Thuderbird 115 - codenome: Supernova. Está com a cara do GMAIL

A cliente de e-mail clássico da Mozilla Thunderbird, chega a versão 115 e nela recebemos umas grandes novidades.

Visualização Modernizada de Cartões

O novo Card View do Supernova é a nossa versão do conhecido layout vertical da Lista de Mensagens, perfeito para pessoas acostumadas com o webmail moderno. O Card View emula uma lista de interface móvel com suporte multilinha, oferecendo uma aparência mais confortável para reduzir a carga cognitiva. (E como queremos que o Supernova pareça familiar para usuários veteranos do GMAIL, a visualização “Tabela” herdada ainda está disponível.)

Novo logotipo do Thunderbird

O Supernova vem com um novo logotipo Thunderbird em homenagem à nossa história e conexão vital com a Mozilla, enquanto representa a revitalização de nossa marca e um futuro promissor e sustentável.

Barra de Ferramentas Unificada Dinâmica

O Supernova apresenta uma única barra de ferramentas dinâmica, apresentando opções contextuais e usadas com frequência com base na guia ou no espaço que está ativo no momento. Assuma o controle total personalizando a barra de ferramentas e o layout da janela para se adequar perfeitamente ao seu fluxo de trabalho.

Menu de aplicativo intuitivo

O novo menu de aplicativos (≡) no Supernova agora pode ser acessado por teclado e redesenhado para uma navegação mais rápida e fácil. Menos submenus, opções globais persistentes e iconografia consistente se combinam para criar uma experiência muito mais intuitiva.

appmenu-default
Novo Thunderbird AppMenu ≡

Design de calendário aprimorado

Como parte de um esforço contínuo para modernizar e atualizar o Calendário do Thunderbird, o Supernova apresenta um layout de “mini-mês” aprimorado, melhorias na grade de dia/semana/mês, uma paleta de cores agradável e várias outras pequenas alterações.

Controle de densidade elegante

Altere sua configuração de densidade e tamanho da fonte facilmente no novo AppMenu

Trabalhando com vários monitores e resoluções de exibição? O Supernova permite que você disque as configurações de densidade e tamanhos de fonte perfeitos para todo o aplicativo, com apenas um clique no AppMenu.

Novo + modos de pasta classificáveis

O Supernova oferece mais controle ao introduzir modos de pasta classificáveis. Exiba todas as suas tags no painel de pastas, ative e desative as pastas locais ou mova suas seções favoritas do modo de pasta para cima e para baixo com um clique. Menos rolagem, mais produtividade.

Visualização de Marcas Atraentes

As tags são uma parte familiar e poderosa do seu fluxo de trabalho, então o Supernova adiciona uma exibição atraente de “Tags” ao painel de pastas. Vá rapidamente para suas categorias de tags personalizadas e codificadas por cores para encontrar e filtrar suas mensagens ainda mais rapidamente.

Catálogo de endereços aprimorado

O Supernova continua a iterar no Catálogo de endereços modernizado introduzido no Thunderbird 102. Você desfrutará de uma nova exibição tabular, uma exibição de edição aprimorada, botões de exclusão e melhor acessibilidade.

Melhor acessibilidade

Falando em acessibilidade, o Supernova melhora substancialmente a navegação pelo teclado do Thunderbird e a acessibilidade do leitor de tela em todo o aplicativo. Também expandimos bastante a capacidade de navegar pelo conteúdo e botões do Mail usando as teclas TAB e de seta.

Mais por vir…

Supernova está em constante evolução. Ao longo do próximo ano, ofereceremos muitas melhorias nos recursos existentes do Supernova e introduziremos novos recursos, incluindo o Thunderbird Sync. Atualize para a versão 115 e experimente o futuro do Thunderbird!

Como obter o Thunderbird 115 “Supernova”

Como acontece com qualquer lançamento importante, às vezes tomamos conhecimento de casos extremos após testes públicos significativos. A equipe do Thunderbird aguardará para habilitar as atualizações automáticas até termos certeza de que esses problemas não existem. Manteremos você informado aqui e nas plataformas de mídia social. (Os usuários existentes do Thunderbird 102 continuarão a ver as atualizações de segurança durante esse período).

No Linux, o tempo deste lançamento e as atualizações automáticas subseqüentes podem ser determinados pelos mantenedores de sua distribuição. Se for conveniente para você, recomendamos a instalação do Thunderbird Flatpak da Flathub , que agora é empacotado e mantido pela equipe do Thunderbird. (Observe que 115 não está ativo no Flathub no momento da publicação, mas, como sempre, manteremos você atualizado.)

Se você não quiser esperar por uma atualização automática, o Thunderbird 115 também está disponível para download diretamente em thunderbird.net para Windows, Linux e macOS. (E enquanto estiver lá, confira o controle deslizante de comparação 102 x 115).

7 curtidas

E pelo jeito ele não pega o tema gtk do sistema… não preciso de um gestor emails, mas só digo uma coisa: Credo.

Pessoal, meu comentário.
Vou aproveitar para deixar um comentário, como usuário experiente do Thunderbird.
Trabalhei numa empresa de médio port onde tinhamos em todas estações de trabalho o cliente outlook express instalado em todas as máquinas.
Numa época de problemas graves de segurança de informação e dados sendo corrompidos no outlook, eu forcei uma migração de 15 computadores para uso Thunderbird, isso lá por 2003.
foram 10 anos trabalhando com esse cliente de e-mail que me salvou várias e várias vezes.
Mas tenho admitir que estava chegando o gmail veio com tudo em 2004, mas o programa resistiu bastante, até porque eram raros os usuários que usavam gmail como e-mail de trabalho, nem suit google existia na época.

Umas das coisas que mais me desagradou no projeto era a interface que queria copiar mais o outlook do que o gmail, entendo que era esse o público, mas isso fez afastar muita gente pra nuvem pro google.
O layout travado no outlook afastou muita gente.
E foi um pedido da comunidade, de anos, trazer o layout kiss do gmail para o client, umas pena que tivemos que esperar 20 anos para esse lançamento definitivo.
Foram anos usando extensões para fazer o software parecer com a cara do gmail e finalmente vemos a interface tendo essa mudança radical.
Lembro que na época que trabalhava com ele não tinha a integração google no calendário e nos contatos.
Qualquer coisa precisava de uma extensão e TORCER para que ela tivesse suporte.

Vejo com bons olhos essa mudança, ainda eles não conseguiram ligar a sincronização de tarefas do google na área de tasks / tarefas mas é questão de tempo até que isso seja descoberto.
E quem sabe até o bloco de notas do keep seja incluido, assim como bloco de notas do office outlook .
Sei que um cliente desse parece coisa de dinossauro hoje em dia, mas há gente que o use.
Ainda mais aqueles que guardam muitos e-mails e os demoram para os excluir ou dar prosseguimento como eu.

1 curtida

Usei para editar um calendário. Usei o Thunderbird, principalmente. Depois dei alguns recursos com VSCode.

Uso mais como “organizador de feed” de notícias no Linux.

Não tenho email sincronizado/cadastro no programa.

1 curtida

Se essa versão for ESR provavelmente deve chegar no Debian 12 em breve.

3 curtidas

Eu achei a interface melhor que a outra porém eu nem me toquei que tinha mudado a interface (considerando que nao uso ele com frequência), tive que usar recentemente para migrar uns emails e sinceramente continuo não achando bonito BONITO igual o gmail ou outlook, pelo menos não com a configuração padrão, e no darkmode ta muito feio (estou fazendo esse comentário com base na versão flatpak 115.1.1, se não for essa perdão), inclusive pode ser alguma coisa que nao ficou legal com o adw normal do gnome

1 curtida