Saldo das atualizações nesse Domingo (ontem):
Rolling release
openSUSE Tumbleweed - Plasma 5
Arch Linux - Plasma 5
Debian testing - Plasma 5
PCLinuxOS - Plasma 5
Mageia Cauldron - Plasma 6 RC2
Void Linux - Plasma 5
Manjaro - Plasma 5
Portanto, os mantenedores do Arch Linux, do openSUSE Tumbleweed, do PCLinuxOS e do Void Linux ainda não acharam recomendável adotar o Plasma 6.
O Manjaro, é normal demorar. – É “política” deles retardar as novidades do Arch Linux durante algum tempo.
E o Debian testing não é “uma distro rolling release”, propriamente. – Também é normal andar sempre bem atrás delas.
Enfim, o Mageia Cauldron estava “bichado” há umas 2 semanas (ou pouco mais), e não carregava mais o ambiente Plasma KDE. – Por sorte, ele já veio com IceWM, o que permite usar o Konsole para corrigir, copiar – e o Kate / KWrite para colar e salvar uns registros.
A causa do desastre é que o comando urpmi baixa alguns pacotes, instala; depois baixa outros, instala; e assim por diante. – Quando alguma coisa dá errado, você fica com uma atualização incompleta – ou seja, uma parte dos pacotes em uma versão, e o resto em outra versão diferente.
Por isso, para grandes upgrades de versão, é recomendável usar parâmetros para que o urpmi baixe tudo – e faça uma verificação se está tudo ok – para só no final instalar tudo.
Estou convencido de que é preciso fazer isso sempre, pois o Cauldron é uma espécie de “grande upgrade” permanente.
Distros que não estou atualizando:
Slackware - preguiça de tentar de novo
Redcore (Gentoo) - emperrou o "mecanismo" de atualização
Já tentei várias vezes atualizar o Slackware, nunca deu certo, e sempre acabei reinstalando para tentar de novo. – Tem alguma coisa que ainda não entendi direito. – Perdi a pressa! Funciona maravilhosamente, para quase tudo que preciso.
O Redcore deu tilt no meio de uma atualização, muito tempo atrás (não lembro se foi por falta de espaço: já dobrei o tamanho da partição). – Não pode, porque tem uma tarefa em aberto (ou algo assim); e até hoje não descobri como desengripar a charanga. – Nenhuma vontade de reinstalar. Funciona maravilhosamente para quase tudo que preciso no dia-a-dia.
Distro de lançamento fixo:
Fedora - Plasma 5
MX Linux - Plasma 5
KDE Neon "5" - Plasma 5 (não atualizei)
KDE Neon "6" - Plasma 6
Preciso do KDE Neon “5” do jeito como está, pois é a única distro em que consegui rodar no Wine uma aplicação indispensável (embora usada raramente).
Nesse Domingo, finalmente instalei várias coisas que ainda estavam faltando no KDE Neon “6” (agora, sempre em sessão X11), e avancei com mais algumas configurações. – Começo a achá-lo “usável”. – Isso reduz minha “rejeição pessoal” ao Plasma 6, que cedo ou tarde vai chegar às minhas outras distros.
Desabilitei o Painel flutuante, claro.
Chato, mesmo, é ficar sem o widget “Weather”. – A “KDE Store” já começa a se povoar de widgets para o Plasma 6 – mas ainda nenhum de Clima.