A qualquer momento, usuários de celulares e tablets Xiaomi devem começar a receber a atualização que alterará o sistema operacional do Android para o Hyper OS, conforme indícios em atualizações mais recentes de alguns aparelhos. Não sabemos o quão impactante será realmente a mudança, já que ele é baseado no Android Open Source Project (AOSP), sendo, em tese, compatível com todos os aplicativos Android.
Dentre seus destaques, sem detalhes técnicos, a empresa anuncia maior integração com o ecossistema de aplicativos e dispositivos, incluindo smartphones, tablets, smartwatches e veículos. Além disso, ele deverá ter melhor compatibilidade com hardwares da marca, melhorando o desempenho, responsividade, tempo de resposta e velocidade em atualizações.
Segundo a Xiaomi, é compatível com 20 sistemas de arquivos e utiliza um otimizado, com menor perda de eficiência ao longo do tempo, além disso, o Hyper OS, que custa cerca de 3 GB a menos no armazenamento do que o Android de entregue em aparelhos da marca, consegue lidar com mais de 200 modelos de plataformas SoC, número que possivelmente é ajudado pela natureza do kernel Linux da base Android.
O HyperOS já está disponível no smartwatch Xiaomi Watch S3 e deverá chegar em aparelhos Xiaomi com pelo menos o Andoid 13.