Lançado o KDE Plasma 6.6

KDE Plasma 6.6 Lançado! Confira as principais novidades

A equipe do KDE acaba de oficializar o lançamento do Plasma 6.6, continuando o ciclo de polimento e inovação da série 6. Esta versão foca bastante em acessibilidade, refinamento da experiência do usuário e novas ferramentas para facilitar a configuração do sistema.

OCR Integrado no Spectacle

Os destaques desta versão incluem:

• Novo Assistente “Plasma Setup”: Uma ferramenta de primeira execução que separa a criação de usuários da instalação do sistema, ideal para OEMs e novos usuários.

• OCR Integrado no Spectacle: A ferramenta de captura de tela agora possui reconhecimento de texto nativo, permitindo copiar texto diretamente de imagens capturadas.

• Personalização Avançada: Agora é possível salvar sua configuração atual de cores, painéis e widgets como um “Tema Global” completo com apenas um clique.

• Conexão via QR Code: Facilitando o compartilhamento, agora você pode se conectar a redes Wi-Fi ou compartilhar a sua escaneando um código QR diretamente pelo widget de rede.

• Melhorias no Wayland e HDR: O suporte a gerenciamento de cores e HDR continua recebendo melhorias significativas, com melhor processamento de brilho e perfis ICC.

• Acessibilidade: Uma reformulação completa no módulo de Acessibilidade das Configurações do Sistema e suporte total a “Sticky Keys” no Wayland.

• Controle de Áudio no Task Manager: Agora você pode alterar o volume de aplicativos individuais apenas usando o scroll do mouse sobre o ícone do app na barra de tarefas.

O lançamento é dedicado à memória de Björn Balazs, um defensor de longa data da privacidade e UX no ecossistema KDE.

A atualização já chegou em algumas distribuições rolling release (como Opensuse Tumbleweed e Fedora).

Saiba mais no anúncio oficial: https://kde.org/pt-br/announcements/plasma/6/6.6.0/

8 curtidas

Atualizado e tudo funcionando aqui no Arch.

2 curtidas

Ocr é interessante

1 curtida

Acabei de atualizar e ja removi o sddm para o novo plasma login
não vi bug ainda :grin:

2 curtidas

Alguma diferença?

Configuração, velocidade e características

1 curtida

A unica diferença que vejo é que agora o lugar onde digito a senha para logar aparece somente em um monitor no sddm aparcia nos dois a aparência e velocidade continuam iguais.

1 curtida

Ainda não me animei a fazer isso.

1 curtida

Acho que ainda esta em beta mas não demora estabilizar fiz umas mudanças aqui p logar automatico depois voltei para pedir a senha e o loging ficou sem wallpaper e os walpapers dinamicos não acompanham o tema escuro da DE não sei se isso é um bug mas ainda não esta 100%.

2 curtidas

Qual o nome do novo sddm?

1 curtida

sudo systemctl disable --now sddm
sudo systemctl enable --now plasmalogin

se tudo funcionar e quiser remover o sddm
sudo pacman -Rs sddm sddm-kcm

2 curtidas

Pelo que eu estou vendo ainda não está disponível no Opensuse, assim como no Fedora.

1 curtida

Domingo faço a atualizaçao.

Vamos ver as mudanças.

Ocr podia ser para PDF também

2 curtidas

Estou aqui no KDE Linux, é opção demais kkk.

Não me recordo desta sessão de auto login.

3 curtidas

Realmente, kde tem muita configuração , e muitas delas escondidas.

2 curtidas

Gosto do KDE mas demorei pra achar a tela que nosso colega printou, porque ao entrar na sessão tela de login, o que aparece são as configurações de usuário e sessão, enquanto pra acessar as configurações de aparência, que era o que eu realmente queria visualizar, preciso ir no canto superior e entrar em uma outra tela kk. Tanto o UI quanto UX precisam melhorar no KDE urgentemente.

2 curtidas

Também acho, muita gente vê isso como positivo, mas não concordo.

Acho que podiam centralizar as configurações.

2 curtidas

Sem passar o mouse não tem como saber que essas áreas são botões e clicáveis… alguém precisa corrigir isso.

Quanto ao KDE ter muita configuração, eu gosto, melhor tê-las que não ter; mas poderia ser mais organizado e intuitivo.

2 curtidas

Por exemplo.

No gnome com um clique você configura calendário do google .

Já kde

2 curtidas

Nós perdemos… Foi-se a época que um botão deveria se parecer com um botão…

3 curtidas

O erro de designe mais irritante do kde plasma é o botão de menu na barra de tarefa que não parece um botão clicável. O primeiro contato do usuário com kde plasma sempre vai apanhar pra clicar no menu