Lançado o Deepin 15.10

Será que as mudanças surtirão efeito positivo ou negativo? Agora voltando a base estável do Debian qual o futuro que vocês acreditam para o Linux Deepin daqui pra frente?

https://www.deepin.org/en/2019/04/28/deepin15-10/

3 curtidas

Atualizei ontem a noite e visivelmente está muito mais leve. :+1:t2:

6 curtidas

E os app’s como estão? Teve downgrade de versão, como está? Qual a versão que tem de app’s como LibreOffice?

Uso o Deepin mas grande parte dos programas que tenho são versões instaladas à parte.
No entanto, pelo que vi até agora, o sistema está muito rápido, fluido e responsivo.

3 curtidas

Estou fazendo o download da ISO, estou curioso novamente hehe.

2 curtidas

Se voltou para a base estável provavelmente não atualizou o kernel. Isso para mim não dá, uma vez que utilizo um periférico que tem suporte somente no novo kernel, o 5.0. De qualquer maneira, vou tentar instalá-lo em uma máquina virtual para ver como ficou.

1 curtida

Deepin official promo. :astonished:

4 curtidas

Kernel ainda continua sendo o 4.15.0-29 deepin-generic

3 curtidas

Eles tiraram o Mutter (GTK) - projeto virou embrolho - em pról do KWin (Qt)… Pelo “free -m”, meu sistema iniciou com 450-460mb.

O Mesa Driver foi atualizado para o 18.1.9 (sei que não é a versão mais recente, mas já foi um progresso).

4 curtidas

Pelo visto o DDE vai ser full-Qt, se foi o que eu entendi.

2 curtidas

Pelo visto o foco do projeto é estabilidade e usabilidade (para o usuário comum); somado, obviamente, ao visual.

Mais uma vez a máxima se mantem:
“O Deepin só fica pronto quando o Debian está pronto.” :sunglasses: :+1:t2:

2 curtidas

Fiz o upgrade hoje pela manhã. Está estável e rápido. Nenhum problema até agora.
Os programas de terceiros mantiveram as versões instaladas, claro. Nenhuma inconsistência.
Os programas Deepin foram atualizados.
Nada impede você de instalar a versão que quiser dos principais programas (Chrome, Firefox, LibreOffice, WPS, etc.). Além disso, a equipe Deepin afirmaou que manterá os principais programas atualizados (esperar prá ver).
O Debian 10 tá na porta prá sair (apesar de não ter data definida), o que pode trazer mais novidades pro Deepin.
Depois de mais de 10 anos usando Mint, migrei pro Deepin há +/- 6 meses e não consigo sair! tá cada dia melhor! :upside_down_face:

6 curtidas

Sim, esse é o objetivo: dropar completamente o gtk

1 curtida

Assim que o Deepin atualizar o kernel, muito provavelmente será a minha distro de produção. Só por causa do adaptador wifi…

1 curtida

Pro bem de todos nós hehe.

Nunca usei mas estou com uma grande vontade de testar heheheee, acho que deve rolar em uma VM :slight_smile:

1 curtida

Terça tá sendo lançado o Fedora 30… E acho que sai junto as Spins (que agora terá o Fedora Deepin).

Pelo .iso alpha que testei, a DDE estava redondida sobre o Fedora (Kernel 5… Não consegui ver a versão do Mesa). Não tinha identificado nenhuma rebarba (já no Manjaro Deepin sem comentários :rofl: :rofl: :rofl:).

Acredito que o Deepin só vai mexer com isso, quando o Debian Buster entrar para o canal estável - espero que não demore.

2 curtidas

Eu ainda tenho fé de uma flavors oficial do Ubuntu com a DDE. Acho que vai ficar muito bom se eles derem atenção e suporte da mesma forma.
Mas é inegável que o Gnome é o foco do mundo linux!

1 curtida

Estranho que o meu permaneceu no Mutter ao invés de ir para o KWin ao atualizar para o 15.10, não sei qual foi o problema…

Há 2 versões 15.10… A instável e a estável.

Quem está na versão 15.9.3 (e anteriores) será atualizado para o 15.10 instável. Não sei dizer se o KWin veio na atualização - a princípio eu acho q sim, mas posso verificar.

A 15.10 instável terá atualizações até Julho. Até lá, a galera precisa formatar.

Quem testou a versão 15.9.2 Beta (versão de testes para a estável), recebeu atualização para o 15.10 estável. Quem baixar a .iso, tbm estará nessa estável.

2 curtidas