A equipe por trás do Linux Mint lançou o ambiente de desktop Cinnamon 6.4, que será o padrão na próxima versão 22.1 (Xia), prevista para próximo do Natal. O tema apresenta elementos arredondados, caixas de diálogo modais redesenhadas, suporte para realces do painel e botões coloridos nas caixas de diálogo, além de espaçamento entre os applets e o painel.
Também apresenta estilo atualizado para o applet de calendário e o menu do applet de energia, estilo de chave atualizado para combinar com a nova cor de fundo e preenchimento horizontal reduzido nos botões de notificação. O tema reformulado será habilitado por padrão em todas as novas instalações do Linux Mint.
O Cinnamon 6.4 também vem com um recurso de Luz Noturna, integrado nas configurações de exibição, para ajudar a reduzir a fadiga ocular ao trabalhar à noite no computador, uma caixa de diálogo “Forçar Encerrar” reescrita em Clutter que aparecerá quando um aplicativo estiver congelado e não responder mais, e um novo applet de status.
Além disso, o Cinnamon 6.4 moderniza os botões de mídia e OSDs de espaço de trabalho, melhora as notificações, animações e o inicializador de aplicativos, renomeia a opção “Sair” para “Desligar” no menu principal e renomeia a opção “Sair da Sessão” e capitaliza a opção “Tela de Bloqueio” no menu principal.
Também adiciona opções de Perfil de Energia ao módulo de energia, junto com suporte para FreeDesktop.org PowerProfiles DBus, adiciona suporte para executar o applet NetworkManager (nm-applet) durante o fallback da sessão, adiciona uma opção para mostrar notificações em tela cheia e torna os estados de notificação imutáveis.
Por último, o Cinnamon 6.4 adiciona suporte para mais ícones de dispositivos de bateria, nas configurações de energia, melhora as visualizações para arquivos de imagem JXL (JPEG-XL), corrige o suporte HiDPI para ícones de dispositivos de som, se adapta à nova configuração de sobreamplificação e adiciona suporte para usar as setas do teclado numérico para navegar pelo menu principal.
O applet “Lista de Janelas Agrupadas” também foi atualizado com uma nova opção para listar janelas apenas no monitor atual. Além disso, o Cinnamon reproduzirá um som de alteração de volume após arrastar um controle deslizante e sempre mostrará o painel se um menu estiver aberto sobre ele.
A versão 6.4 será o ambiente de desktop padrão na próxima distribuição Linux Mint 22.1 (Xia), prevista para o próximo mês, mas você também poderá instalá-lo em outras distribuições GNU/Linux que oferecem a versão mais recente do Cinnamon (por exemplo, Arch Linux).
Fonte: link no texto