Lançado fedora 30, aconselho testar o silverblue!
Hj talvez saia Review dele no canal oficina do tux
https://getfedora.org/pt_BR/workstation/download/
Há previsão para a .iso do Fedora Deepin?
Na sessão dos spins não vi nada ainda. E no repostório (das .iso) tbm não achei.
Acho difícil, pode ser incluído nos repos oficiais, facilitando a instalação e uso, mas criar um spin tem várias outras questões relacionadas. Se por acaso houver um empacotador q se interesse, pode ser q surja, caso contrário complica.
Estou usando o fedora 30 xfce beta desde o começo do mês, acho que dia 4, de fato inicia com um consumo maior que o Xubuntu. Mas é fluído e não tive nenhum problema de estabilidade nem de desempenho. Já está atualizado para a versão estável e funcionando bem.
deepin ja esta nos repo fedora, pode instalar via netinstall selecionando a DE…spin ainda não tem, nem sei se vai ter…
é o fedora xfce deve ter mais serviços iniciando junto com o sistema, selinux, abrt…coisas que não tem no xubuntu, mas pode deixar tão leve ou mais, desabilitando os mesmos…
muito estranho…uso xfce a anos…ja testei em todas distros e não vejo diferença…
já está nos repos oficiais, só não tem spin…
gnome feelings…rsrs
To em dúvida se vou pra ele ou para o Manjaro. Socorro!! rsrs
Manjaro é mais interessante
Por ser rolling release?
Não apenas isso, o Manjaro não é preso ao ostree, se você busca instalar programas fora de repositórios oficiais sem dor de cabeça o Manjaro é melhor
Essa versão em específico que o FastOS recomenda usa OSTree:
Contra o Fedora a vantagem do Manjaro é o AUR que tecnicamente é do Arch
Uma sugestão: uma das coisas que buga a cabeça nessa review é que enquanto você fala de uma característica, você mostra outra, por exemplo:
No começo da review você mostra os aplicativos instalados por padrão em 0:26-0:32 enquanto fala sobre o OSTree no entanto você só fala sobre os aplicativos em 1:10-1:18 enquanto mostra a Gnome Software procurando atualizações
O ideal seria mostrar o que você está falando até porque o tempo bate, fora esse detalhe ficou muito boa a review
Baseado então nas outras respostas que cê deu, vou tentar o Manjaro então
O AUR facilita a inserção de novos projetos “indies” no sistema aumentando o leque, programas e bibliotecas com patchs que adicionam recursos ou os modificam como o icon/thumb view do GTK, interfaces e ambientes desktop, softwares proprietários e etc…
Ainda sim são mais limitados o AUR é mais completo por assim dizer,porque você simplesmente tem tudo isso em um único lugar.
Não é exatamente essa a questão, mas tranquilo
Tenho uma curiosidade com relação ao Fedora: instalar drivers nvidia é complicado? Já vi alguns reviews mostrando um tanto de comandos, enquanto antigamente era só instalar um repositório e um script que fazia tudo pela interface gráfica. O problema maior que acho é a questão do driver noveau, pois tem que colocar em uma blacklist e etc. Acho tudo isso um saco, uma vez que, mesmo utilizando só a interface texto, era mais fácil. Bastava iniciar no modo texto e rodar o script de instalação da própria nvidia. Grande abraço à todos!