Lançado Fedora 30!

fedora

Lançado fedora 30, aconselho testar o silverblue!
Hj talvez saia Review dele no canal oficina do tux

9 Likes

Há previsão para a .iso do Fedora Deepin?

Na sessão dos spins não vi nada ainda. E no repostório (das .iso) tbm não achei.

Eu só não migro de uma vez para o fedora por causa de um consumo execessivo de memória ram com Xfce,Mate coisa que não acontece com o Debian e Ubuntu ou Opensuse isso é bem estranho :neutral_face:

Não tive uma boa experiência com a atualização, diversos problemas surgiram.

• Erro no boot: error: ../../grub-core/fs/fat/c:447:not a FAT filesystem
  • Os atalhos do Dash to Dock despareceram
  • A extensão Alternate Tab despareceu
  • O Geary está levando um longo tempo para iniciar
  • O Gnome 3.32 está forçando o uso dos ícones padrão, o meu tema de ícones (Papirus) não está sendo respeitado

Provavelmente irei retornar para o Plasma, ainda não decidi a distro.

Acho difícil, pode ser incluído nos repos oficiais, facilitando a instalação e uso, mas criar um spin tem várias outras questões relacionadas. Se por acaso houver um empacotador q se interesse, pode ser q surja, caso contrário complica.

Estou usando o fedora 30 xfce beta desde o começo do mês, acho que dia 4, de fato inicia com um consumo maior que o Xubuntu. Mas é fluído e não tive nenhum problema de estabilidade nem de desempenho. Já está atualizado para a versão estável e funcionando bem.

deepin ja esta nos repo fedora, pode instalar via netinstall selecionando a DE…spin ainda não tem, nem sei se vai ter…

1 Like

é o fedora xfce deve ter mais serviços iniciando junto com o sistema, selinux, abrt…coisas que não tem no xubuntu, mas pode deixar tão leve ou mais, desabilitando os mesmos…

3 Likes

muito estranho…uso xfce a anos…ja testei em todas distros e não vejo diferença…

já está nos repos oficiais, só não tem spin…

1 Like

gnome feelings…rsrs

To em dúvida se vou pra ele ou para o Manjaro. Socorro!! rsrs

Manjaro é mais interessante

Por ser rolling release?

1 Like

Não apenas isso, o Manjaro não é preso ao ostree, se você busca instalar programas fora de repositórios oficiais sem dor de cabeça o Manjaro é melhor

1 Like

Não confunda fedora com fedora silverblue, o fedora não é preso a ostree, silverblue sim são diferentes.

3 Likes

Essa versão em específico que o FastOS recomenda usa OSTree:

Contra o Fedora a vantagem do Manjaro é o AUR que tecnicamente é do Arch

AUR seria uma vantagem? Gostaria que você me explicasse o por quê? Se for possível gostaria que você deixasse bem claro essa real vantagem, pois se for o caso de pacotes mais recentes o Fedora fornece opções para isso, aliás a maioria das distros fornecem com empacotamento oficial.

Uma sugestão: uma das coisas que buga a cabeça nessa review é que enquanto você fala de uma característica, você mostra outra, por exemplo:

No começo da review você mostra os aplicativos instalados por padrão em 0:26-0:32 enquanto fala sobre o OSTree no entanto você só fala sobre os aplicativos em 1:10-1:18 enquanto mostra a Gnome Software procurando atualizações

O ideal seria mostrar o que você está falando até porque o tempo bate, fora esse detalhe ficou muito boa a review