Lançado BIG LINUX 19.04

“Comemorando os 15 anos de existência do projeto BigLinux estamos dando mais um passo na busca pelo sistema perfeito. Mais rápido, mais leve, mais completo, mais fácil. Sinta-se a vontade para utilizar o sistema e distribuir para seus amigos”. Bruno Gonçalves.

Destaques da versão:
Três opções de Desktop
KDE clássico, uma interface para quem já está acostumado com o BigLinux a muitos anos e não quer grandes mudanças.

KDE moderno, o mesmo desktop, mas configurado de forma mais amigável para quem está habituado a sistemas de smartphone.

LXQt, para quem prefere desempenho, mesmo que reduza um pouco os recursos do sistema. Boa alternativa para computadores mais antigos, com apenas 2 GB de memória RAM.

Menos uso de espaço em disco
Instale o BigLinux com a opção de sistema de arquivos BTRFS e economize espaço de armazenamento. Em nosso teste, o sistema instalado em partição EXT4, a padrão na maioria das distribuições, utilizou 6,08 GB, enquanto em BTRFS utilizou apenas 2,40 GB.

Mais rápido
Utilizando o sistema de arquivos BTRFS compactado obtivemos até 40% de ganho de velocidade para ligar o computador e 64% no tempo para abrir o navegador.

Computadores que utilizam SSD já são naturalmente rápidos e não demonstram ganho de velocidade significativo, apenas economia no uso de espaço.​

Pontos de restauração
Mais um recurso importante ao utilizar BTRFS. O sistema já vem configurado para criar pontos de restauração diários, por 7 dias, chamados também de snapshots ou backups.

Simplificando: Caso a instalação de programas, drivers, atualização do sistema ou algum problema de configuração comprometa o bom funcionamento do sistema, você pode restaurar como estava no dia anterior, ou como estava até 7 dias atrás.

  • Por padrão esse recurso funciona apenas para arquivos do sistema, não mantendo cópias dos arquivos da pasta do seu usuário, ou seja, a pasta /home, mas, se você preferir, pode alterar a opção em “Snapshots e backups”.

Baixo consumo de energia
Com o uso do programa TLP e configurações gerais do sistema a carga da bateria do seu notebook irá durar mais tempo.

Suíte Office
O sistema possui a suíte LibreOffice instalada, utilizando configuração aprimorada e a excelente extensão “LanguageTool”. Surpreenda-se com a qualidade da correção de textos que está presente em nosso editor de texto.

Também estão inclusos programas dedicados à criação de planilhas, apresentação de slides e desenhos vetoriais.

Extenso suporte a hardware
Antes de instalar o sistema, você pode escolher entre duas versões de kernel e verificar qual se adequa melhor ao hardware do seu computador.

Se com nenhuma das duas versões de kernel o computador funcionar adequadamente, na tela de boot existe uma série de opções que resolvem grande parte dos conflitos de hardware, basta selecionar e usar.

Mais de trinta web apps
Confira alguns web apps já inclusos no sistema: Whatsapp, Telegram, Netflix, Spotify, Deezer, Prime Vídeo, Google Maps, Youtube, Twitter, Skype, Waze, TuneIn, Messenger…

Não se preocupe com o espaço utilizado por tantas opções, o método que utilizamos é muito econômico. Ao somar o espaço de armazenamento utilizado por todos os mais de 30 web apps, não chega a 1 MB.

Loja de aplicativos
Além de trazer diversos programas já instalados e configurados, temos também uma loja de aplicativos com milhares de programas disponíveis. Basta selecionar o programa desejado e clicar em instalar, o download e instalação serão feitos automaticamente.

Nossa loja de aplicativos possui suporte a programas .deb, que possuem maior integração com o sistema e melhor desempenho, mas também já vem configurada para instalar programas complementares, vindos do flathub e do snap. Tudo para que você encontre o programa que precisa de forma simples e rápida.

Programas que não estão na loja
Alguns programas não podem estar na nossa loja e devem ser baixados em seus sites oficiais, porém, por sermos brasileiros, simplificamos a instalação de programas nacionais que são mais utilizados, já deixando instalado no sistema os requisitos de funcionamento para os mesmos.

Então basta fazer o download no site oficial, dar dois cliques e seguir com a instalação de forma simples e rápida.

Entre os programas que testamos estão: IRPF, PJe Office, Carnê Leão, Shodo e Warsaw (Este é o plugin de segurança utilizado por uma grande quantidade de bancos).

Programas portáteis. Appimage.
Para Linux também existem programas portáteis, ou seja, programas que vem em um arquivo único e não necessitam de instalação, basta executá-lo.

Entretanto, alguns usuários se confundem com a necessidade de dar permissão de execução para esse tipo de programa, no BigLinux basta dar 2 cliques e o sistema irá perguntar se deseja realmente dar permissão de execução, então basta confirmar e o programa irá abrir.

Três opções de tema
Como é de se esperar, você pode personalizar o sistema com uma infinidade de configurações de temas, porém, não é algo que muitas pessoas gostam de configurar. Optamos por disponibilizar três opções de temas já bem configurados, que podem ser selecionados a qualquer momento com apenas um clique. Confira mais sobre os temas nas sessões de fotos e vídeos.

Desenvolvimento WEB
Muitos usuários do BigLinux trabalham com criação e manutenção de sites ou estudam esse tema. Para facilitar, temos um painel de configurações específico, que simplifica a instalação e configuração do servidor WEB Apache com suporte a PHP, Python e Perl, o banco de dados Mysql e o Phpmyadmin.

Esse painel também disponibiliza a opção de fazer o download e instalar automaticamente qualquer um desses programas: Atom, Bluefish, VSCodium, VSCode e Sublime Text.

O melhor editor de imagens
O editor de imagens Gimp é considerado por muitos o melhor programa desta categoria, mas no BigLinux ele está ainda melhor, com os plugins GMIC e a personalização PhotoGIMP, criada pelo Diolinux.

Os detalhes
É uma tradição do BigLinux o apego aos detalhes, grande parte dos programas inclusos possuem configurações otimizadas: O gerenciador de arquivos, o editor de textos, o reprodutor de vídeos, o de músicas, a calculadora, o programa de exibir fotos, o editor de imagem, o visualizador de PDF…

É feito um trabalho minucioso para escolher a tipografia mais agradável, tamanhos de letras e ícones que não ocupem espaço demais na tela, mas que também não dificultem a visualização. A escolha do contraste, para evitar que seja necessário forçar a visão. É um sistema pronto para o uso, que você não vai ter que passar horas configurando.

Link para download: Faça o download da distribuição BigLinux, clique aqui e baixe agora!

8 Curtidas

Novo BigLinux é lançado, com base Ubuntu 19.04

Distro Linux brasileira tradicional, chega aos seus 15 anos com uma reformulação digna da sua história.

2 Curtidas
2 Curtidas

Só achei complicado trazer os 30 WebApps por padrão kkkk

Sou tão velho que lembro do lançamento do Big Linux em algum evento aqui em BSB (bons tempos. Naquela época, conseguir fazer rodar o glxgears era uma baita vitória).
Parabens ao envolvidos!

2 Curtidas

Também não curti muito os 30 webapps por padrão, e a fonte do sistema é horrível! haha
Mas tem umas coisas bem interessantes, ainda estou testando, com exceção do que mencionei acima to gostando bastante.

Gostei bastante do tema, wallpapers, seleção de interface, tema e Kernel durante a instalação. Resta eu fazer uns testes para ver se o Xanmod realmente faz alguma diferença.

Volto a postar quanto tiver testado melhor.

3 Curtidas

Foi a minha segunda distro, comecei na versão 3, quando saiu a 4, me empolguei mais ainda e usei por muitos anos, tendo inclusive dado aulas com essa versão.

2 Curtidas

Tão antigo e ainda jovem…

1 Curtida

Quando vi sua imagem de perfil me veio na mente o Metamorphose Linux.

Eu achei o logo do Big “quadrado”, e algumas coisas no tema, ruins; mas acho que no geral o Big voltando as origens vai dá tudo certo. Big era o que me vinha a mente quando se falava em KDE, voltando a usar o KDE “Plasma 5” o BIG volta a ser BIG!

Para mim a versão definitiva do BigLinux é a LXqt. Está show de bola!

Não indo pro lado GTK da vida, vale hehe.

Nem me lembrava do Metamorphose, pensei q tinha morrido.

1 Curtida

Eu creio que está descontinuado, ou praticamente morto.

Site ainda está no ar.

Mas está a muito tempo sem atualizações.

Adorei.

Tem como facilitar a instalação do PJeCalc da justiça do trabalho? Nem por reza brava consigo emular via wine.
Instalando o PJeCalc no linux consigo migrar 100% para o linux.

1 Curtida

Sobre a versão com LXQT
Ela tem o mesmo app pra compartilhar arquivos do samba?

1 Curtida