Lançado Beta do 1Password para Linux

Um dos mais populares geradores de códigos aleatórios, para que você possa usar em 2FA (Autenticação de 2 fatores), agora está disponível para Linux de forma oficial em versão Beta. Estamos falando do 1Password.

Uma explicação breve sobre autenticação em dois fatores (ou 2FA em inglês) é altamente recomendado para proteger as suas contas onlines, dificultando assim a vida de quem quer invadir uma conta sua. Temos alguns bem conhecidos como Authy, Google Authenticator, Microsoft Authenticator, além dos gerenciadores de senha famosos como 1Password, Dashlane, Bitwarden e dentre outros.

Muitos gostam do 1Password, por ele ser simples e fácil de gerenciar as suas senhas, e quando a galera migrava para o Linux, sentia falta do app rodando nativamente. A “angústia” acabou.

Em seu blog oficial, o Fundador e CEO Dave Teare, fez o anuncio da chegada do 1Password para Linux, na versão Beta, com a seguinte mensagem:

“Aperte o cinto de segurança dos usuários do Linux Desktop! Acabamos de abrir um passeio incrível que adoraríamos que você se juntasse a nós. :roller_coaster: :raised_hands:t3:

Estou muito animado para anunciar nosso primeiro lançamento beta do 1Password para Linux. Isso mesmo - agora temos um aplicativo de desktop completo para Linux que você pode usar para localizar, editar e organizar seus itens rapidamente! E está lindo também! :heart_eyes:

Lançamento oficial planejado para o início do próximo ano, mal podíamos esperar para compartilhar as novidades com você, então hoje estamos lançando uma versão beta para que você possa se divertir.”

Ainda no comunicado, ele reforça que o app está em fase Beta e por isso não deve ser usado em “produção” ou em empresas, para que não os usuários não tenham problemas posteriores.

Instalando o 1Password Beta no Linux

Temos três maneiras de instalar o 1Password no Linux, sendo em Snap, AppImage e via repositórios.

Para instalar a versão Snap, primeiro você precisa ver se a sua distro já tem ele instalado. Geralmente as flavours oficiais e alguns projetos (como o Zorin OS) já vem habilitado, mas se não tiver, basta seguir o manual para cada distro no site do Snap.

Depois de instalado, você pode procurar na sua loja de app pelo 1Password e instalar por ela, ou digitar ou copiar/colar o comando a seguir e assim instalar o programa:

sudo snap install 1password --edge

Se você não quiser usar o Snap, tem a versão em AppImage, que você pode baixar através deste link, salvar em alguma pasta que você tenha acesso e executar localmente mesmo (lembrando de conferir se o AppImage está com permissão para executar).

Se você não quiser nenhuma dessas opções, você pode adicionar os repositórios via terminal e instalar também.

Para Debian e Ubuntu:

Primeiro vamos adicionar a key do repositório.

sudo apt-key --keyring /usr/share/keyrings/1password.gpg adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 3FEF9748469ADBE15DA7CA80AC2D62742012EA22

Depois vamos adicionar de fato o repositório.

echo 'deb [arch=amd64 signed-by=/usr/share/keyrings/1password.gpg] https://downloads.1password.com/linux/debian edge main' | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/1password.list

Por ultimo vamos instalar de fato.

sudo apt update && sudo apt install 1password -y

CentOS, Fedora, ou Red Hat Enterprise Linux

Primeiro vamos adicionar a key do repositório.

sudo rpm --import https://downloads.1password.com/linux/keys/1password.asc

Depois vamos adicionar de fato o repositório.

sudo sh -c 'echo -e "[1password]\nname=1Password\nbaseurl=https://downloads.1password.com/linux/rpm\nenabled=1\ngpgcheck=1\nrepo_gpgcheck=1\ngpgkey=https://downloads.1password.com/linux/keys/1password.asc" > /etc/yum.repos.d/1password.repo'

Por ultimo vamos instalar de fato.

sudo dnf install 1password

Lembrando que o 1Password é pago e você pode usá-lo por 30 dias e depois precisará escolher um plano. O mais barato sai por US$2,99/mês, e para mais planos você por conferir aqui.

Feito esses procedimentos, é só esperar a instalação ser concluída e usufruir do 1Password Beta. Muito bom ver esses apps famosos vindo para Linux, isso mostra que a plataforma tá ficando madura e confiável para os devs trazerem os seus produtos para o Pinguim.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS