Lançado a versão 2.0.0 do Multi-Touch Gesture Recognizer Touchégg

Quem tem um laptop e migra para o Linux, sempre pergunta como é o multi touch no sistema em comparação ao Windows e macOS. Na grande maioria das vezes, o que é oferecido pelas interfaces gráficas já atende o pessoal, mas tem uma “galerinha que pede mais”.

Pensando nisso, o dev José Expósito fez em 2011 o Multi-Touch Gesture Recognizer Touchégg, que rodando em segundo plano transformava gestos no touchpad em ações na área de trabalho.

Desde o lançamento em 2011, várias mudanças ocorreram nas distros e nas DEs, o que poderia acarretar em uma incompatibilidade com o aplicativo. Com isso em mente, José reescreveu do ZERO o Touchégg e assim incorporando essas novas tecnologias. O anuncio foi feito no seu twitter pessoal, e ele também fez um vídeo curto (35s) mostrando as novidades que ele implementou.

As novidades desta versão são:

  • Adicionado suporte a libinput;

  • Adicionado animações 1:1 para que os gestos não pareçam apenas um “shortcut” (atalho);

  • Dependências do Qt abandonadas para melhorar a compatibilidade.

Gestos disponíveis:

  • SWIPE ;

  • PINCH (“pinça”).

Ações disponíveis:

  • Maximizar ou restaurar uma janela (MAXIMIZE_RESTORE_WINDOW);

  • Minimizar uma janela (MINIMIZE_WINDOW);

  • Tile / snap a widow (TILE_WINDOW);

  • Fechar uma janela (CLOSE_WINDOW);

  • Alternar desktops / espaços de trabalho (CHANGE_DESKTOP);

  • Mostrar área de trabalho (SHOW_DESKTOP);

  • Atalho de teclado (SEND_KEYS);

  • Executar um comando (RUN_COMMAND).

Para baixar é muito simples, visto que o Touchégg está nos formatos .deb e .rpm. Então basta baixa-los e dar dois cliques neles e esperar o processo de instalação da sua distro, e assim que finalizar, aproveitar do novo app. O link de download se encontra aqui.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

1 curtida

Eu estou usando libinput-gestures há um bom tempo já para fazer esse tipo de coisa aqui há um tempinho já.

O fato de ter animações ao minimizar as janelas já é um plus interessante (apesar de não me beneficiar pessoalmente, já que uso o atalho Super+PageDown no Plasma)