Quem tem um laptop e migra para o Linux, sempre pergunta como é o multi touch no sistema em comparação ao Windows e macOS. Na grande maioria das vezes, o que é oferecido pelas interfaces gráficas já atende o pessoal, mas tem uma “galerinha que pede mais”.
Pensando nisso, o dev José Expósito fez em 2011 o Multi-Touch Gesture Recognizer Touchégg, que rodando em segundo plano transformava gestos no touchpad em ações na área de trabalho.
Desde o lançamento em 2011, várias mudanças ocorreram nas distros e nas DEs, o que poderia acarretar em uma incompatibilidade com o aplicativo. Com isso em mente, José reescreveu do ZERO o Touchégg e assim incorporando essas novas tecnologias. O anuncio foi feito no seu twitter pessoal, e ele também fez um vídeo curto (35s) mostrando as novidades que ele implementou.
As novidades desta versão são:
-
Adicionado suporte a libinput;
-
Adicionado animações 1:1 para que os gestos não pareçam apenas um “shortcut” (atalho);
-
Dependências do Qt abandonadas para melhorar a compatibilidade.
Gestos disponíveis:
-
SWIPE ;
-
PINCH (“pinça”).
Ações disponíveis:
-
Maximizar ou restaurar uma janela (MAXIMIZE_RESTORE_WINDOW);
-
Minimizar uma janela (MINIMIZE_WINDOW);
-
Tile / snap a widow (TILE_WINDOW);
-
Fechar uma janela (CLOSE_WINDOW);
-
Alternar desktops / espaços de trabalho (CHANGE_DESKTOP);
-
Mostrar área de trabalho (SHOW_DESKTOP);
-
Atalho de teclado (SEND_KEYS);
-
Executar um comando (RUN_COMMAND).
Para baixar é muito simples, visto que o Touchégg está nos formatos .deb e .rpm. Então basta baixa-los e dar dois cliques neles e esperar o processo de instalação da sua distro, e assim que finalizar, aproveitar do novo app. O link de download se encontra aqui.
Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS