Lags, slowdowns aleatórios e bugs diversos no Ubuntu 24.04.3 LTS (Usuário novo de Linux)

Bom dia, pessoal? Tudo bem?

Faço parte dessa onda de pessoas que tá migrando do Windows para o Linux recentemente, mas estou tendo um pouco de dificuldade pra me adaptar e, principalmente, resolver alguns problemas que aparecem aqui e ali nele e acho que o principal problema tá sendo SABER PESQUISAR o meu problema (kkkk). Porque já pesquisei alguns e não achei solução sobre…

Instalei o Ubuntu 24.04.3 LTS junto do Windows em dual boot porque era o que eu mais ouvia falar (já usei uns linux antes, mas nunca de forma tão intensa quanto estou tentando agora)

Vou deixar a configuração do meu PC aqui no final do post e deixar claro que nenhum dos problemas que vou descrever aqui, aconteciam no Windows, então não acho que seja culpa de hardware “falhando” ou coisa do tipo.

Bom, vamos lá. Vou tentar separar aqui as minhas dificuldades. Se vocês conseguirem me dar uma luz, ficaria muito grata.

1. Steam Big Picture e jogos no geral - Assim que instalei a Steam, botei testei o modo Big Picture e ele tava beeem lagado, parecendo estar a uns 10 fps. Consegui achar uma forma de resolver, que foi indo nos settings, na parte de interface e habilitando a aceleração de GPU e a de hardware video encoding. Isso fez ela ficar mais fluida, mas ainda lagada. Eu sinto como se no Windows ela rodasse a 60 fps e no Linux à 30-40. É utilizável? SIM, mas eu tava esperando pelo menos uma experiência similar.
    Porém, quando eu abro os jogos por meio do Big Picture, eles ficam ultra lagados, no nível de que o Elden Ring Nightreign, por exemplo, roda a 50-60 fps no alto sem o Big Picture aberto, mas quando ele está, fica 20-30.
    Eu vou deixar aqui o link para um vídeo que gravei enquanto jogava com o overlay de monitor de FPS da steam aberto. O jogo estava no médio, mas vocês vão ver que em nenhum momento o PC chega a 100% de nada, e mesmo assim fica com FPS baixo. Foi eu sair do jogo, fechar o Big Picture e abrir ele novamente que o jogo passou a ficar nos seus 50-60 de sempre.
    https://www.youtube.com/watch?v=GKsqaMEZ33E

2. Slowdowns aleatórios - Tenho notado que, as vezes, sem motivo aparente, começa a ficar por alguns segundos lento. Notei isso enquanto passeava pela steam pra comprar um jogo e rolar pela página ficou lento e o vídeo que passava de trailer do jogo também ficou lento. Não tinha nada além de discord e a própria steam aberta nos momentos que notei isso, no monitor do sistema não tinha nada com 100% de uso, então tô achando estranho. Sempre que dá isso, basta eu reiniciar o PC que volta ao normal.

3. Eu tentei fazer o famoso “arroz” (rice) e modificar um pouquinho minha interface do Linux. Falhei miseravelmente. Não soube instalar os temas ou elas só instalavam em partes do sistema. No fim desisti, mudei os temas para os padrões e desinstalei, mas um problema passou a aparecer: Quando passa aquele tempo de inatividade e o monitor desliga e você volta a tela de login, após algum tempo nela, se eu logar novamente, a dock some permanentemente. Aí eu tenho 2 opções: reinicio o PC ou vou lá no menu onde configura o comportamento da dock, mando ele esconder e depois mando ele aparecer.
    OBS: Eu já me acostumei agora à usar sem a dock, mas é um mistério que eu queria solucionar.

4. Tecla Windows/Super + TAB e Alt + TAB com delay - As vezes eu aperto as telas para navegar entre os programas e elas simplesmente não funcionam de primeira. Eu aperto, espero uns 3 segundos, aí aperto novamente e vai.
    Tentei instalar uma extensão que vi na internet, pra ver se tirava esse delay, mas dizia “não suportado”. Alt-Tab Switcher Popup Delay Removal - GNOME Shell Extensions

5. Meio bobo esse, mas incomoda. Sempre que eu digito rápido demais, o sistema meio que tem um delay pra interpretar que eu cliquei no CAPSLOCK e geralmente a segunda letra sai maiúscula também.
    Exemplo: Quando eu escrevi “Meio bobo”, ali em cima, saiu “MEio bobo”. Pensei que poderia ser só eu tendo delay mental apertando as teclas, mas isso só tem acontecido aqui no Linux e numa recorrência muito alta.

6. Outro estranho. Quando eu clico na barra preta superior, onde fica data, hora, e os outros ícones do system tray (não é na dock), ele traz um aplicativo que esteja em maximizado pra frente.
    É só… bizarro. EU clico na parte preta, sem ícone e ele traz o que tiver maximizado primeiro pra frente kkkk

Sendo bem sinceros, vocês me recomendariam trocar de distro pra outra? Eu comecei no Ubuntu mas já testei outras antes como o Mint e o Manjaro, mas me mantive nele agora porque era o Linux que eu mais ouvia falar antigamente, achei o design bonitinho, me parecia fácil e tudo mais.

O que eu pretendo fazer nesse PC: Jogar jogos da Steam e da Epic (já sei das limitações de alguns deles), usar Discord e fazer livestreams (faço lives como VTuber, aqueles bonequinhos animados 3D de menina de anime). Também pretendo desenhar usando um programa chamado Clip Studio, mas pelo que vi ele não está nativamente aqui, então vou ter que me virar. Nada de mirabolante, mas tô gastando uma energia desnecessariamente alta e tempo livre que é escasso, só tentando descobrir o que raios ta acontecendo e só saindo com mais perguntas.

OBS: Eu andei pesquisando, e já vi muita gente reclamar dos Drivers da NVIDIA no Linux. Será que é isso, pelo menos nos lags e slowdowns? Porque eu basicamente instalei a Distro e ele já puxou um Driver proprietário deles.

Meu PC:

CPU: AMD Ryzen 5 5600X
Placa Mãe: Asus TUF GAMING X570-PLUS
RAM: 4x 8 GB DDR4 3200MHZ Corsair Vengeance RGB RS CMG8X4M1E3200C16
GPU: NVIDIA GeForce RTX 4060 Ti Asus 8 GB
Fonte: Fonte EVGA 500W 80 Plus White 100-W1-0500-KR
Armazenamento 1: 1TB SSD KINGSTON SA400S37960G
Armazenamento 3: 1TB NVME WALRAM

Obrigada desde já!

Será? Coloca um print do driver manager aqui p ver qual driver VC ta usando.

1 curtida

O driver esta correto então o problema é outra coisa.
Talvez um bug do steam snap.
Se for testar outra distro recomendo o cachyOS otimizado para jogos boa sorte e bem vindo ao linux.

2 curtidas

Confere se as bibliotecas Mesa estão corretamente instaladas.

libgl1-mesa-glx
libgl1-mesa-dri
mesa-vdpau-drivers
mesa-utils

Para testar e conseguir algumas informações:

$ glxinfo | grep “OpenGL version”

1 curtida

Vou dar uma pesquisada sobre esse. Brigada :slight_smile:

Tomei uma surra pra conseguir conferir, mas pelo que vi aqui, o único que não tem é o “libgl1-mesa-glx”

Aqui deu: OpenGL version string: 4.6.0 NVIDIA 580.95.05

Não entendo nada de jogo, mas no wiki do arch pode ter informação