Boa noite. Assim ó, eu tenho um problema com o Pop!_OS e com o Ubuntu. Nos vídeos, geralmente quando vejo pelo navegador, seja Netflix, Prime Video e YouTube, acontece de, de vez em quando dar um lag nos vídeos. A imagem para e o som continua. Mas é coisa de uns 3 ou 4 segundos, mas incomoda bastante. Eu já usei o Linux Mint, o KDE Neon e o Fedora e isso não acontece. Eu gosto bastante do Pop!_OS, acho uma distro simples, bonita e direto ao ponto. Como eu não tenho smart TV, uso o PC pra ver filmes e séries, daí sou obrigado a achar uma distro que não tenha esse problema. Enfim. Eu mudei pra um SSD e o problema continuou. Pelo que eu entendi, acontece com o Gnome na base Ubuntu, porque é a única coisa em comum entre o Pop!_OS e o Ubuntu. Só a base não é, pois o Linux Mint e o KDE Neon são da mesma base e isso não acontece. Eu só queria saber se alguém sabe o porque que isso acontece, se já aconteceu com alguém e se alguém tem a solução. Meu PC é bem modesto, um i5 de segunda, uma GT 710, e 10gb de RAM. Obrigado
Boa noite! Primeiramente vamos esclarecer uns pontos: Esse problema nada tem haver com usar Gnome, ou HD/SSD. Agr q já estabelecemos isto, nos informe qual navegador vc está utilizando e em qual versão.
Eu uso o Chrome, não sei a versão. É a última
Certo! Abra seu Google Chrome e digite isso na barra de endereços: chrome:gpu e poste um print dessa tela aqui por gentileza.
Só vou poder fazer isso amanhã, não estou na frente do PC no momento. Assim que der eu posto aqui.
Tranquilo, quando puder posta aqui pra gnt tentar te ajudar.
Acredita que o problema seja específico do Pop pois vc é o segundo usuário que abre um tópico a respeito de engasgamento de som e vídeo no Pop.
O problema pode ser o kernel ou talvez seja um problema de driver, o Pop tem essa política de manter o kernel e os drivers atualizados, já que o problema ocorre somente no Pop não há a possibilidade de ser um problema de hardware, é um problema específico do Pop que não está sendo replicado em nenhuma outra distro.
Se vc puder nos dê informações detalhadas sobre o seu sistema, segue as instruções do link abaixo:
Ele disse que o problema não ocorre apenas no Pop:
Acho que tem a ver com o navegador e o questionamento do colega acima foi bem certeiro.
Ta na mão, desculpe a demora. Tem bastante coisa nessa página, mas acho que essas informações que eu printei já bastam.
Eu fiz esse questionamento por aqui tem uns 2 anos já, então deve ter sido eu a outra pessoa. Acontece também no Ubuntu, não sei porque.
Eu nunca tentei mas não sei se é o caso de trocar de navegador
Certo. Agr digite na barra de endereços: chrome:flags e vai abrir a pagina de flags do Chrome com um campo de busca. No campo de buscas digite gpu e print aqui pra mim novamente.
Blz. Agr colocar as flags “Override software…” e “GPU rasterizarion” em enable e reinicia o Chrome. Ai tu digita de novo chrome:gpu e printa aqui como ficou a tela.
Blz agr testa se o lag em video continua.
Bom, vi um episódio de uma série de 40 minutos e não deu lag nenhum. Acho que funcionou sim. Muito obrigado, valeu mesmo!
Por nda! Se quiser saber o q foi feito, apenas ativamos a aceleração de camadas renderizadas por GPU no seu Chrome.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.