LACT 0.8.0 foi lançado

:link: Repositório no GitHub

Este aplicativo permite que você controle sua GPU AMD, Nvidia ou Intel em um sistema Linux.


:new_button: Principais mudanças

Gerenciamento de perfis mais avançado

Agora é possível definir múltiplas condições para ativar um perfil, como exigir que qualquer ou todos os processos de uma lista estejam em execução:

Também é possível exportar e importar perfis para arquivos JSON.


:eyes: Monitor de processos

Uma nova janela de monitor de processos está disponível (no menu suspenso no canto superior direito), mostrando a lista de processos que estão utilizando a GPU, junto com estatísticas de uso do motor e da VRAM:


:bar_chart: Novas métricas para Nvidia

As seguintes novas leituras agora estão disponíveis para GPUs Nvidia:

  • Voltagem da GPU
  • Temperatura do hotspot da GPU
  • Temperatura da VRAM (apenas GDDR6)

:gear: Integração com power-profiles-daemon

Anteriormente, ao executar o LACT junto com o power-profiles-daemon, o ppd sobrescrevia algumas configurações por possuir suas próprias funcionalidades para gerenciamento do amdgpu.

Agora, o LACT detecta se o power-profiles-daemon está presente no sistema e desativa automaticamente as funcionalidades conflitantes através da API dbus do ppd (sem afetar o restante que o ppd gerencia).

:bell: Nota: é necessário o power-profiles-daemon na versão 0.30 ou superior para essa funcionalidade funcionar.


:package: Melhorias no serviço Flatpak

O serviço na versão Flatpak do LACT foi atualizado para usar o flatbox. Isso garante um funcionamento mais consistente em diferentes configurações de sistema, evitando a necessidade de o serviço do sistema chamar o Flatpak como outro usuário.

:repeat_button: Nota: após a atualização, será necessário reconfigurar o serviço. Isso é normal e serve para atualizar a unidade do systemd para o novo formato.


:warning: Notas importantes

  • GPUs RDNA4 agora requerem o kernel 6.14 ou superior para que o overclock funcione. Versões anteriores do kernel tinham um comportamento quebrado no controle de clockspeed, o qual o LACT contornava — esse workaround foi removido. Veja mais no #599

  • Há um novo workaround para o problema de RDNA3 relatar constantemente thermal throttling — agora isso só será informado quando realmente afetar o desempenho.

  • Se múltiplos drivers Vulkan estiverem disponíveis (como RADV e AMDVLK), o LACT permitirá selecionar entre eles na página de software.


:sparkling_heart: Apoie o desenvolvimento do LACT

Se você gosta de usar o LACT, considere apoiar seu desenvolvimento:


2 curtidas