KVM Vga Passthrough Ubuntu 20.04

Olá, alguém já testou a fazer vga passthrough?

Atualmente faço doutorando em Biotecnologia e trabalho muito com bioinformática, especialmente com Python/Biopython, portanto trabalho muito com Linux e Windows ao mesmo (infelizmente algum programas funciona neste ambiente), para criar ambiente aonde consigo trabalhar ambos sistemas, estou usando Vga Passthrough com Windows (necessito da placa vídeo).

Então, eu estou passando um pouco da experiência, como consegui fazer uma máquina virtual com acesso a placa vídeo com NVIDIA 1650 super. Primeiramente, para funcionar, terá que escolher bem hardware, uma placa mãe teria quer ter dois Slot Pci-e, e bios permite acesso Vt-d ou IOMMU. O problema uma placa mãe com slots extras está caro, mas fiz a320 e atualmente estou com a520, ambos para processadores AMD. Na intel, eu vi mais fácil ainda. Então preferi fazer com placa integrada, com o Processador é Ryzen 3 4350g. Aqui uma Vega 6, equipara uma Vega 8 da segunda geração Ryzens.

Lembrando que pode rodar muitos jogos com Vega usando o Linux.

Minha configuração ficou assim:

Ryzen 3 3450g
Nvidia 1650 4gb super
24 gb de Ram
480 gb ssd
1 tb HD
500 HD

Após da escolha, um bom tutorial para seguir, acredite tem muitos, mas é este aqui, foi melhor que funcionou é processo bem simples: Beginner friendly guide to GPU passthrough on Ubuntu 18.04

Observa há duas formas de fazer, eu preferi editar somente grub, isolando a placa NVIDIA. O resto bem simples, usando Virt-Manager e qemu.

O detalhe irá precisar um monitor extra ou plug Dmmy (bastante usado na mineração, falso monitor, é bem barato, ou preferir uma placa de captura).

Para rodar games, para aqueles tem placa NVIDIA, pode usar o Moonlight, deste configure a rede interna no Virt-Manager, ou meu caso, como tinha adaptador usb wifi 5gz, consegui rodar no notebook.

Valeu a experiência, para mim valeu a pena, pois tenho que programar em dois ambientes, e além disso, elimino o dual boot. Para quer testar, não complicado de fazer, basta ter hardware adequado.

5 curtidas

3 curtidas

Tentei fazer mas acho q a minha bios não suporta :roll_eyes:

Vai de acordo com fabricante, na intel só achar o Vt-d “enable”, se não estiver já era. Na Amd pouco mais complicado, só pelo youtube. Demorei para achar quais intens deviam ser modificados. Enable virtualization SVM Mode on Window 10 Pro AMD Ryzen MSI click BIOS S - YouTube

1 curtida

A minha placa mae é uma Asus M5A78L-m lx/br com um FX-6100 nem ryzen é :sweat_smile:.

Acredito que poderá funcionar, se tiver na bios este caminho:

Advanced → CPU Configuration → SVM Enable.

Mais o problema vai ter bastante memoria, o mímimo é 12, tem que deixar 2 a 4 gb para Linux. Senão vai travar.

1 curtida

Para funcionar vc tem que ter no mínimo uma VGA off-board, ou seja, não funciona se vc tiver um notebook com video integrado e um dedicado.