KVM ou virtualbox

Alguém sabe me dizer se vale mais a pena usar o kvm que o virtualbox no Ubuntu para emular outros sistemas?

Vejo muitos tutoriais do virtualbox e muito menos sobre o kvm em português.

KVM é um recurso do kernel para ser usado por maquina virtual.
KVM não é maquina virtual.
KVM suporta uma serie de OS.
Use KVM para LinuxOS nas maquina virtuais.
Já para Windows em maquinas virtuais você pode escolher entre Hiper-V ou KVM.
O Hiper-V é desenvolvido pela Microsoft e o KVM é integrado no kernel Linux.

Nesta imagem onde você seleciona KVM no VirtualBox

2 curtidas

Eu estou usando o Ubuntu e tentando virtualizar o W10. Estava falando na verdade do virt-manager/.

Mas se eu usar o virtualbox dentro do Ubuntu para virtualizar o W10, devo usar essa opção de kvm?

Cara se você vai usar KVM ou Hiper-V é uma escolha pessoal é que nem escolher distro Linux para usar.
A minha escolha pessoal é usar KVM para LinuxOS e usar Hiper-V para Windows mais eu não tenho nenhum motivo tecnico para essa escolha eu não sei qual é melhor.

1 curtida

Usei o padrão para tentar virtualizar o w10 no ubuntu. Mas trava direto.]

Você sabe que o requisito do Win10 para rodar bem é alto né.
Coloca recurso nessa maquina virtual ai ou roda Wxp.
Marca a opção APIC que esta em sistema > placa mãe > recurso estendido e coloca “memoria base” ate chegar no vermelho escuro.
Vai em processador disponibiliza o máximo de CPU para a VM ate chegar no vermelho mais não passa para o vermelho e marca a opção VT-x/AMD-V
Vai em aceleração e marca “paginação aninhada”
Em monitor > tela > “controladora gráfica” coloca “VMSVGA” e marca “habilitar aceleração 3D” olha a “memoria de video” e deixa no verde.
Em geral > básico > “tipo” escolhe “Windows” em “versão” escolhe “Windows 10”
No Windows 10 instala os driver da maquina virtual com os adicionais de convidado.

4 curtidas

Recurso não falta. eu tenho 16GB de ram i7 8 geração.

Coloquei 7 GB para o w10 e 5 núcleos

Só não fiz isso. O resto ta feito. E trava assim que eu abro o powerpoint por exemplo.

Instala os driver da maquina virtual.
E outra coisa virtualização não é tão rápido quanto o hardware real.
O W10 tem alguns bug retardado como HD 100% de uso.

1 curtida

Aproveitando o tópico. Primeiro me desculpem a ignorância da pergunta. Eu sei que no Mac o Parallels consegue emular um aplicativo do Windows quase como se fosse nativo.

Ele cria um atalho do aplicativo e quando você clica nele ele abre a máquina virtual, mas diretamente naquele programa em específico e no modo janela. O resultado é que você não percebe que está rodando uma máquina virtual para aquele programa.

Existe algo parecido com isso no Linux?

Já tinha instalado tbm.

Acredito que o mais próximo disso que vc fala deve ser o wine. Porém seria legal esperar uma melhor resposta de alguém mais experiente

a não ser que vc queira desempenho de máquina real ou queira fazer gpu passthrough ou vai fazer uma estrutura gigantesca de aluguel de máquina igual a da google, não vejo muito motivo pra usar o kvm não

ele é 1000x melhor que o virtualbox em teoria, por ser um paravirtualizador, ao invés de só virtualizador, porém não tem recursos que provavelmente vc quer, aceleração 3D por exemplo, além de ser muito dificinho de configurar

1 curtida

A única ferramenta que não consigo me livrar da microsoft é o office por causa do meu trabalho. Arquivos que eu e um grupo temos que fazer em conjunto. Porém, lá eu sou o ponto fora da curva com o Linux. E a escrita Matemática vem sempre desconfigurada.

Não ligo para efeitos 3d. quero só usar o office quando necessário sem ter que sair do windows e entrar em um dualboot com o w10.

1 curtida

A VM vai funcionar tranquilamente para rodar Office. Apenas siga os paços corretos do VirtualBox para rodar o W10 e tudo vai funcionar normal. Se o seu objetivo é mais visualizar do que editar você pode usar a versão online.

Aqui também todos usam Office menos eu, geralmente uso programas de suite de escritório apenas para visualização, pessoalmente acho as suites de escritório “lentas”. Mas vai depender da sua necessidade, se você precisa realmente compartilhar o processo de análise vai ser um pouco inevitável mesmo.

1 curtida

Tentei usar o virtualbox e não rolou. Trava muito. Mas ontem consegui instalar uma kvm. Ta rodando liso até agora.

Uma opção legal ao virtualbox pra mim é o gnome-boxes. Por baixo dos panos usa Virt-Manager, KVM e etc.

Simples e eficiente, mas só você testando pra saber.

1 curtida

Que bom que encontrou uma solução funcional, eu costumo preferir o VirtualBox pois funciona perfeitamente aqui e é bem descomplicado para compartilhar área de contexto, pastas, etc.

1 curtida