Recentemente, o Internet Archive recebeu algumas versões de distros brasileiras clássicas, postadas pelo usuário onipassos. Temos disponível o Kurumin, Famelix, Brlix, Kalango e Dizinha. Os brasileiros são há muito tempo entusiasmados com o Linux e essas distros representam uma época em que vários projetos nacionais estavam surgindo. Naquele tempo, o Kurumin chegou a ser a distro mais popular no Brasil!
Todas essas distros são antigas, seu kernel e seus módulos não comportam de maneira adequada computadores recentes, seus recursos de segurança estão ultrapassados e em alguns casos, pode ser difícil até mesmo funcionar corretamente em máquinas virtuais. Entretanto, você pode utilizá-las para ressuscitar algum computador antigo com um sistema de sua época, ou elaborar alguma experiência épica!
Além de não atenderem hardwares atuais e não serem seguras contra ataques mais novos, o grande problema que encontrei em 2016 com o kurumin-7.0r3 (o último do Morimoto) foi a impossibilidade de acessar o Blogger, por exemplo.
Eu pretendia fazer o relato a partir da própria sessão Live (um modo de ampliar o teste), mas isso inviabilizou. – Saí, comecei o relato, vi que faltavam alguns dados, tive de iniciar outra sessão Live. – Ao todo, executei 3 sessões Live, e depois desisti de aprofundar mais.
(Para isso, talvez pudesse usar uma VM, que permitisse o acesso por fora do Kurumin, mas na época meu PC não tinha capacidade).
Naturalmente, também foi impossível entrar no Twitter ou no Facebook – e acho que também no Gmail – o que permitiria, pelo menos, ir organizando o relato, com imagens etc., para depois transcrever para o Blogger.
Em suma, mesmo em 2016, boa parte dos sites, portais, redes sociais já exigiam recursos que não existiam no Kurumin de 2007.