Kubuntu versão LTS ou versão de curto prazo?

Olá pessoal,

Faz um tempo que venho utilizando o Kubuntu 20.04 lts e não tive nenhum problema relevante com ele. Mas com o plasma 5.21 resolvi sair da lts e atualizar para a versão 21.04, que estou utilizando fazem uns 15 dias. Fiz a atualização direta, sem formatar o pc e me surpreendi que até o momento nada quebrou, realmente estou bem satisfeito com as novidades do plasma, apesar de nada surpreendente.

Aí me surgiu uma dúvida que imagino ser comum aos usuários mais iniciantes como eu:
Vale mais a pena voltar para versão LTS do Kubuntu, ou posso ficar tranquilo atualizando para as versões intermediárias, sem medo de quebrar o sistema?

PS. Não encontrei um tópico semelhante, mas caso exista peço aos admins que removam este tópico que criei.

2 curtidas

Rapaz… Quanto a base Ubuntu, eu sou sempre a favor, para os iniciantes, de se usar a versão LTS. Estabilidade a cima de tudo. O melhor dos cenários é usar o KDE neon, pois você terá a base LTS e os recursos mais novos do Plasma em um só lugar.

2 curtidas

Obrigado pela sugestão, acho o KDE Neon uma opção bem interessante, até ensaiei uns meses atrás para instalá-lo mas acabei ficando com preguiça de formatar o pc hahaha. A minha dúvida é bem em termos de estabilidade das versões intermediárias mesmo, se eles são estáveis a ponto de poderem ser utilizadas no dia-a-dia. Como eu uso este pc como minha máquina de produção é interessante sempre ter o sistema funcionando bem.

1 curtida

É meio que uma roleta russa, digamos assim. Eu usei versões do Ubuntu de forma alternada desde o 12.04. Saia a versão 13.x, eu formatava, saia a 14.x, eu formatava, assim sucessivamente até o 20.04. Minha única dor de cabeça foi com a versão 17.10, pois o Gnome 3 era extremamente pesado e o Wayland ainda era bem imaturo aquela altura. Minha sugestão é, especilamente para gente nova, usar a versão LTS da base Ubuntu ou, caso prefira um esquema RR, o Manjaro KDE ou o Solus Plasma.

3 curtidas

Entendi, foi o que imaginei, ficar na LTS me parece bem mais tranquilo.

No momento acho que prefiro ficar na base Ubuntu, ainda tenho um pé atrás com RR, mas pode ser besteira minha, pelo que vi do Manjaro até agora me parece uma distro bem estável, o Solus já ouvi falar mas sei muito pouco.

1 curtida

Eu usei o Solus durantes alguns meses, até eu retornar ao openSUSE Tumbleweed. Minha experiência foi incrível. Updates semanais e condensados (~300Mb), para efeito de comparação, o openSUSE TW teve uma atualização de 1.1Gb dia desses (isso porque atualizo todo dia, sim, dedinho nervoso). A comunidade, apesar de pequena, é extremamente prestativa e amigável, tanto que vez ou outra ainda apareço no r/solus para ajudar o povo por lá e trocar uma ideia). Meu único “problema” com a distro foi a necessidade de usar o Debugger de C#, que infelizmente só funciona na versão do Visual Studio Code M$ em si, visto que o Solus usa por padrão o Code-OSS. Recomendo a leitura do tópico criado pelo @ewertonuriasSolus otimizado para hardwares Intel

Obs: caso os moderadores prefiram, movam esta mensagem para o tópico indicado a cima.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.