Kubuntu não mantém customização feita no painel

Saudações, galera!

Instalei o Kubuntu 20.04 LTS recentemente e como sempre fiz uma customização ao meu gosto no painel. Por alguma razão, quando reinicio o máquina, o painel assume uma configuração diferente da que eu deixei (antes de reiniciar).

Por exemplo, eu costumo deixar a área de notificações, controle de som, wifi, bateria e relógio no canto direito e no esquerdo eu deixo o título dos aplicativos e menu global. Quando reinicio, tudo o que está no canto direito vai para o canto esquerdo, ficando tudo lá. Ou seja, tenho que arrumar tudo de novo quando reinicio.

Tem alguma coisa que eu possa fazer pra manter tudo como está?

Se você estiver fazendo o uso do latte-dock e o layout ativo estiver protegido contra modificações. isso então irá acontecer.

Note que na imagem adiante, temos quatro layouts disponiveis. dois deles estão protegido contra modificação e por tanto, tudo o que eu alterar nele será perdido apos reiniciar o latte dock.

1 Curtida

Estou usando o painel do plasma mesmo, na verdade eu escolhi a opção “painel vazio”.

Entendo. estou usando o kubuntu 20.04 LTS e aqui esta tudo funcionando bem.
você pode tentar restarurar as configurações padrões do kde ou até mesmo apagar o cache.

a pasta com as configurações do plasma fica localizada em sua “home” com o nome “.kde”. é um diretório oculto e por tanto você deve usar a opção “mostrar arquivos ocultos” para assim ter acesso. Teclas de atalho: “Control+H”
Você pode excluir essa pasta ou então renomear para que assim não perca suas configurações, caso o mesmo não funcione.

em relação a pasta de cache, também fica localizada em sua “home” com o nome “.cache”. você pode experimentar deletar.

recomendo que você remova o painel com problema e então faça o processo acima.
reinicie sua maquina e então tente novamente fazer suas configurações.

em linhas de comando, isso pode resolver:
O que vai fazer basicamente é o que eu expliquei acima.
rm -rf ~/.cache
mv ~/.kde ./kde-old

1 Curtida

Também uso o Kubuntu 20.04 no qual eu modifiquei bastante o visual e não tive problemas, está funcionando normal. Portanto, só posso pensar que você fez alguma configuração estranha ou você instalou o Kubuntu com uma /home que fora usada por outra distro e isso bagunçou as coisas.

O que EU faria no seu lugar?

Eu deletaria todas as pastas e arquivos ocultos da sua pasta de usuário, incluindo aquelas que só podem ser deletadas com permissão do super usuário. Isso vai resetar todas as suas configurações (e até mesmo algo customizado por padrão pelo Kubuntu, o que tornaria mais interessante que você deletasse todas essas pastas e arquivos ocultos e reinstalasse o Kubuntu), o que espero que eliminaria essa configuração que não está lhe deixando manter o visual.

1 Curtida

@jcmljunior e @rasolar, eu agradeço muito pelos comentários de vocês. Eu fiz o que o @rasolar sugeriu porque em tese engloba o que o @jcmljunior sugeriu, achei que dessa forma mataria a dúvida de uma vez só. Apaguei todos os arquivos e pastas ocultas mas infelizmente as configurações que faço especificamente na barra não permanecem.

Quer dizer, o que eu coloco na barra fica, mas não fica na arrumação que eu deixo antes de reiniciar. Não sei o que isso pode ser.

Vou marcar o @ryu_ketsueki porque já te vi falando muito sobre KDE/Plasma aqui no fórum e talvez você possa ajudar, porque não sei mais o que fazer.

usei kde por pouco tempo, mas veja ~/.local/share/plasma/layout-templates

veja se renomeando funciona…

ou

Tente alterar as configurações em ‘Sessão da área de trabalho - login e logout’. Entre as duas sugestões, alguma combinação pode funcionar adequadamente para sua configuração.

1 Curtida

Eu “resolvi” o que parece ter sido na verdade uma noobada minha, estou até com vergonha agora kkkkkk

Mas enfim, o que fiz foi adicionar um espaçador dinâmico (não um widget, mas uma da opções próprias de edição do painel) e coloquei no meio do painel. Assim, ele se adapta quando k menu global aparece ou quando some, deixando o relógio e a área de notificações no canto da direita como eu queria.

Vivendo e aprendendo rs

1 Curtida