Olá outra vez.
Estou outra vez com o mesmo problema:
Tenho o Mint 19.2 (ainda não atualizei) mas está-me a apetecer mudar de distro. Gosto muito do Kubuntu apesar de o achar um pouco mal traduzido (para pt-PT) e às vezes um pouco difícil de usar, mas é muito lindo. Também gosto muito do Ubuntu, parece cada vez melhor q cada atualização. O Mint já estou cansado daquela interface, parece um pouco antiga mas estou preso ao Mint porque foi a primeira que usei e porque é muito fácil de usar. O Zorin, estou cada vez mais interessado por ele, tenho o Lite num HP que tenho e gosto muito.
Já fiz muitos testes e não consigo decidir.
Podem ajudar-me?
Rapaz… é dificil lhe ajudar nessa. Geralmente as pessoas que fazem perguntas como “distro x distro x distro” especificam alguma coisa como “melhor pra desempenho”, “para meu hardware”, etc… pelo que eu vi no seu caso é só questão de gosto.
Aquela dica de sempre, recomendo que teste essas distros em teu computador e veja se não há problemas com compatibilidade, desempenho e uso pra ver qual você e seu computador se saem melhor.
Obrigado Dio.
O tema que uso atualmente é o Mint Y Dark que é o que me parece melhor. Mas continuo a achar um pouco “cansativo”. Podia fazer um tutorial de como fez o seu Mint.
Bom dia @Xinux26, no caso de lentidão no sistema e nos navegadores te recomendo utilizar o aplicativo bleachbit, utilizo ele para limpeza e manutenção do meu mint 19.2.
Ele é o equivalente ao ccleaner do windows.
Bom. Eu estou mirando em não-gnome pelo seguinte motivo: travam com flutter. Digo, quando eu rodo uma aplicação flutter num avd, o gnome fica lento e travoso, sendo que isso não acontece no kde e cinnamon se bem me lembro.
Cinnamon não acho tão personalizável, então também não curto. Pode ter vários temas, mas ainda parece datado.
Já deu uma olhada nestas postagens do tópico Apresente o seu desktop e mostre o quanto o Linux é bonito?
Às vezes pode ser que te traga alguma inspiração para você customizar o seu desk sem ter a necessidade de trocar de distro…
O que tem de bom no mundo Linux, é a facilidade de testar as distros, interfaces, etc… Nos dias de hoje, pedir para alguém decidir qualquer coisa para você, que não é um iniciante, fica complicado. Sendo que um simples detalhe pode levar o usuário a usar ou não aquela distro e sua interface. O Mint da para virar do avesso na questão do visual. Quanto a distro, aconselho a ir testando.
Gostaria de sugerir uma nova opção: tente o Biglinux. Baseado em Ubuntu, traz o Plasma (KDE) e está super leve e responsivo. Tem o LXQT também, mas o Plasma está tão otimizado que não vale a pena utilizar outra DE. Isso na minha opinião. E olha que utilizo um netbook Acer Aspire One com processador C-60. Por aí você tem uma idéia. Eu mesmo sou um que adora trocar de distro, quase toda semana. Mas não consigo largar o Big. Caiu como uma luva para mim. Além de ser bonito e muito customizável. Além de uns visuais pré-configurados, que você pode escolher na instalação ou depois dela. Grande abraço!
Não sei qual é seu hardware, vi que você cogita o Zorin, realmente uma UI muito bonita, teste o Zorin Lite, ele possui DE XFCE que é bem leve e fluida.
O KDE é de fato muito bonito e tem se tornado cada vez mais leve, mas apesar de eu ter tentado (e muito) torna-lo o meu ambiente gráfico preferido, não deu. Porque simplesmente sinto que o mesmo é bem suscetível a bugs/problemas, talvez seja uma sensação exclusivamente minha, mas é o que rola.