Kubuntu, Mint, Ubuntu ou Zorin?

Olá outra vez.
Estou outra vez com o mesmo problema:
Tenho o Mint 19.2 (ainda não atualizei) mas está-me a apetecer mudar de distro. Gosto muito do Kubuntu apesar de o achar um pouco mal traduzido (para pt-PT) e às vezes um pouco difícil de usar, mas é muito lindo. Também gosto muito do Ubuntu, parece cada vez melhor q cada atualização. O Mint já estou cansado daquela interface, parece um pouco antiga mas estou preso ao Mint porque foi a primeira que usei e porque é muito fácil de usar. O Zorin, estou cada vez mais interessado por ele, tenho o Lite num HP que tenho e gosto muito.
Já fiz muitos testes e não consigo decidir.
Podem ajudar-me?

Obrigado :grinning:

2 Curtidas

Difícil responder, é algo extremamente pessoal. A interface do Mint é bem maleável, vc já tentou customizar ela ao invés de trocar?

4 Curtidas

Rapaz… é dificil lhe ajudar nessa. Geralmente as pessoas que fazem perguntas como “distro x distro x distro” especificam alguma coisa como “melhor pra desempenho”, “para meu hardware”, etc… pelo que eu vi no seu caso é só questão de gosto.
Aquela dica de sempre, recomendo que teste essas distros em teu computador e veja se não há problemas com compatibilidade, desempenho e uso pra ver qual você e seu computador se saem melhor.

1 Curtida

Obrigado Dio.
O tema que uso atualmente é o Mint Y Dark que é o que me parece melhor. Mas continuo a achar um pouco “cansativo”. Podia fazer um tutorial de como fez o seu Mint.

1 Curtida

E também tenho reparado que o Mint tem estado mais lento do que o normal apenas com navegador e a copiar ficheiros :disappointed:

Se for sair do Mint, provavelmente só volto se o Mint 20 for espetacular e ter uma mudança de visual

1 Curtida

Bom dia @Xinux26, no caso de lentidão no sistema e nos navegadores te recomendo utilizar o aplicativo bleachbit, utilizo ele para limpeza e manutenção do meu mint 19.2.
Ele é o equivalente ao ccleaner do windows.

https://www.bleachbit.org/

1 Curtida

Acho o Stacer um pouco mais completo e mais seguro.
Já vi casos de quebra do sistema com o bleachbit. Dá uma testada no Stacer. Acho que vale a pena. :wink:

1 Curtida

Stacer é muito bom, recomendo também.

1 Curtida

Então existe N temas GTK na internet para você personalizar o sistema, um dos meus preferidos é o Adapta: https://www.diolinux.com.br/2016/11/adapta-tema-gtk-material-design-ubuntu-linux.html

1 Curtida

Mas entre as distros qual é que recomendam (exceto o Mint)?

Bom. Eu estou mirando em não-gnome pelo seguinte motivo: travam com flutter. Digo, quando eu rodo uma aplicação flutter num avd, o gnome fica lento e travoso, sendo que isso não acontece no kde e cinnamon se bem me lembro.

Cinnamon não acho tão personalizável, então também não curto. Pode ter vários temas, mas ainda parece datado.

Então eu te recomendaria Kubuntu.

1 Curtida

Já deu uma olhada nestas postagens do tópico Apresente o seu desktop e mostre o quanto o Linux é bonito?
Às vezes pode ser que te traga alguma inspiração para você customizar o seu desk sem ter a necessidade de trocar de distro…

3 Curtidas

Também gosto do Adapta, mas não gosto de ter a barra na parte superior (não sei se só está disponível dessa forma ou se foi só para as imagens).

O que tem de bom no mundo Linux, é a facilidade de testar as distros, interfaces, etc… Nos dias de hoje, pedir para alguém decidir qualquer coisa para você, que não é um iniciante, fica complicado. Sendo que um simples detalhe pode levar o usuário a usar ou não aquela distro e sua interface. O Mint da para virar do avesso na questão do visual. Quanto a distro, aconselho a ir testando.

3 Curtidas

A barra superior ou não é opcional.

1 Curtida

Vou manter o Mint e ver o que consigo fazer para ele ficar mais bonito. Se mesmo assim não gostar, talvez Kubuntu ou Ubuntu.

1 Curtida

Gostaria de sugerir uma nova opção: tente o Biglinux. Baseado em Ubuntu, traz o Plasma (KDE) e está super leve e responsivo. Tem o LXQT também, mas o Plasma está tão otimizado que não vale a pena utilizar outra DE. Isso na minha opinião. E olha que utilizo um netbook Acer Aspire One com processador C-60. Por aí você tem uma idéia. Eu mesmo sou um que adora trocar de distro, quase toda semana. Mas não consigo largar o Big. Caiu como uma luva para mim. Além de ser bonito e muito customizável. Além de uns visuais pré-configurados, que você pode escolher na instalação ou depois dela. Grande abraço!

2 Curtidas

Não sei qual é seu hardware, vi que você cogita o Zorin, realmente uma UI muito bonita, teste o Zorin Lite, ele possui DE XFCE que é bem leve e fluida.

1 Curtida

O KDE é de fato muito bonito e tem se tornado cada vez mais leve, mas apesar de eu ter tentado (e muito) torna-lo o meu ambiente gráfico preferido, não deu. Porque simplesmente sinto que o mesmo é bem suscetível a bugs/problemas, talvez seja uma sensação exclusivamente minha, mas é o que rola.

1 Curtida