Kubuntu 23.10 network lenta

Bom dia pessoal,

Eu instalei recentemente o Kubuntu 23.10 em meu notebook Avell Storm Go e estou sentindo um comportamento estranho na parte de rede dele.

Pois tenho um link de 200Mbps mas não consigo passar de 60Mbps.

Percebi que mesmo estando bem próximo do Access point o dina do Wifi etá bem baixo e quando coloco o cabo de rede a conexão fica do mesmo jeito. Na verdade no inicio até que fica rápido, mas depois de um tempo de uso, volta a ficar ruim.

Alguém aqui já pegou algo do tipo? Abaixo coloco a saída com as interfaces de rede.

cjj@cjj-avell:/tmp$ lspci | grep net
3a:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8125 2.5GbE Controller (rev 05)
cjj@cjj-avell:/tmp$ lshw -C network
WARNING: you should run this program as super-user.
  *-network                 
       description: Wireless interface
       product: Intel Corporation
       vendor: Intel Corporation
       physical id: 14.3
       bus info: pci@0000:00:14.3
       logical name: wlo1
       version: 11
       serial: 00:d7:6d:a4:dd:e6
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: bus_master cap_list ethernet physical wireless
       configuration: broadcast=yes driver=iwlwifi driverversion=6.5.0-13-generic firmware=81.31fc9ae6.0 so-a0-hr-b0-81.uc ip=192.168.67.49 latency=0 link=yes multicast=yes wireless=IEEE 802.11
       resources: iomemory:620-61f irq:18 memory:6234144000-6234147fff
  *-network
       description: Ethernet interface
       product: RTL8125 2.5GbE Controller
       vendor: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:3a:00.0
       logical name: enp58s0
       version: 05
       serial: b0:25:aa:5b:e8:28
       size: 1Gbit/s
       capacity: 1Gbit/s
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: bus_master cap_list ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd 1000bt-fd autonegotiation
       configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=r8169 driverversion=6.5.0-13-generic duplex=full firmware=rtl8125b-2_0.0.2 07/13/20 latency=0 link=yes multicast=yes port=twisted pair speed=1Gbit/s
       resources: irq:19 ioport:3000(size=256) memory:84400000-8440ffff memory:84410000-84413fff
  *-network
       description: Ethernet interface
       physical id: 16
       bus info: usb@4:1.4.1
       logical name: enx0c379692c283
       serial: 0c:37:96:92:c2:83
       size: 1Gbit/s
       capabilities: ethernet physical
       configuration: autonegotiation=off broadcast=yes driver=cdc_ncm driverversion=6.5.0-13-generic duplex=half firmware=CDC NCM (SEND ZLP) link=no multicast=yes port=twisted pair speed=1Gbit/s
WARNING: output may be incomplete or inaccurate, you should run this program as super-user.
cjj@cjj-avell:/tmp$

Olá.

Essa parte me chamou atenção:

… uhn… :thinking:
Esse roteador está adequadamente configurado?

Já deu uma olhada nesse tópico:
Não deixe de configurar seu roteador após a instalação!

Mais especificamente nesse ponto: Vincular os dispositivos mais usados na rede - através dos endereços MAC - à IPs fixos na LAN.

Com essa oscilação no cabo de tempo bom, tempo ruim, talvez isso melhore.
Em se tratando de wi-fi dê atenção ao item 4: fixe os canais e as larguras de banda em todas as frequências suportadas pelo seu roteador (2,4GHz, 5,2GHz, 5,8GHz, 6GHZ…)… Na de 2,4, principalmente, analise qual o canal mais desocupado.

Lembrando:

Outra questão: é só nesse dispositivo que há essa limitação?
E em outros dispositivos, como é?

Lembre-se de que: Ao utilizar a transmissão de dados via Wi-Fi em 2,4 GHz, não é possível ultrapassar a barreira dos 100 Mbps, chegando na maioria das vezes a 60 Mbps (Por Vitor Valeri em 25/07/2023 11:04).

Materiais para consulta

Wi-Fi: Diferenças entre 2.4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Qual é melhor?

5:11 6 GHz! O que é Wi-Fi 6E? Muito melhor que o Wi-Fi 6? (Max Dicas)

Entendi,

Sim eu já vi estes itens.

O mais estranho é que estava usando o Pop_OS nesta máquina antes e não tinha estes problemas. Tinha outros problemas que me levaram a voltar para o Kubuntu, depois de mais de dois anos sem usar ele.

1 curtida

(para fornecer informações que podem ajudar pessoas que poderão solucionar essa questão, eis:)

E estes problemas são:

. Há um link contratado de 200Mbps, mas não consegue passar de 60Mbps via Wi-Fi - mesmo com um dispositivo Dual Band 2.4GHz, 5GHz (160MHz) próximo do acess point.
Isso acontece usando o Kubuntu 23.10 nesse dispositivo. Com o Pop!_OS 22.04 funcionava que era uma maravilha.

. Quando se conecta ao roteador via cabo - mesmo com um dispositivo 10/100/1000/2500 (mesmo link do wi-fi aí de cima), a conexão não melhora muito. Melhora por um tempo. No início, ao conectar/ligar o dispositivo… Depois volta a ficar insatisfatório.
Isso acontece usando o Kubuntu 23.10 nesse dispositivo. Com o Pop!_OS 22.04 funcionava que era uma maravilha.

O Pop!_OS 22.04 foi substituído porque haviam outros problemas com esse Sistema.

Acho que tentar o Kubuntu 22.04 não é uma opção, por causa do não-tão-bom (ou inexistente?) suporte a processadores intel de 13ª geração pelo kernel dessa versão do sistema.

Testou em 5GHz próximo do roteador, tanto no Pop!_OS como no Kubuntu?
Qual a velocidade alcançada com o Pop!_OS?

Que velocidade é instisfatória via cabo? (Se bem que tem a questão da oscilação também…)

Acho que mais um pra conta que não consigo contribuir pra solução :sweat_smile:

Boa sorte na resolução da sua questão! :wave:

sudo nm-connection-editor

procura banda, ao inves de automatico, coloca 5ghz, reinicia o pc e me fala se melhorou

No Pop_OS a velocidade de download era de 200Mbps tanto no wifi, quanto no Cabo.

Eu acabei tirando ele, pois começou a dar problemas com o bluetooth, que depois de um tempo sem uso ele desconectava. E também, pois sempre fui muito fão do KDE e deixei ele de lado, quando comprei um Monitor 4k e no Kubuntu acho que 19.10 não rolava bem, ai vim para o Pop_OS, mas agora quero ficar no Kubunbuntu.

Vou tentar isso e te falo Dr.
Acredito até que na versão 24.04 do kubuntu, muitos problemas destes estarão resolvidos.

Pessoal, acredito que depois de algumas atualizações o problema foi resolvido.

Pois não tive mais lentidão.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.