Vamos conhecer o kubuntu 23.04 e seus aplicativos que fazem dessa distro Linux a melhor distro com KDE plasma em 2023!
Parabéns pelo enfoque inicial – de mostrar que o KDE Plasma vai muito além de um “ambiente de área de trabalho” – pois seus aplicativos (Kate / KWrite, Konsole, KDE Connect, por exemplo) são ferramentas poderosas, muito superiores (em recursos) aos aplicativos equivalentes, oferecidos por outros DEs.
Fala-se tanto que o KDE Plasma “é o mais configurável” – e reclama-se tanto, que “oferece tantas configurações, que fica confuso demais” – que muitas vezes acabamos esquecendo que oferece (talvez) o mais amplo conjunto de aplicativos, e ainda por cima, os mais poderosos aplicativos.
Sei que produzir um vĂdeo como este nĂŁo Ă© brincadeira (eu, nem tento!), por isso entendo que Ă© normal nĂŁo conseguir mostrar tudo. – SĂł para fazer 4 capturas, gastei alguns minutos, com direito a errar várias vezes, e tentar de novo atĂ© conseguir o que queria (rs):
(e isto, só sobre alguns detalhes do Kate – que mantenho aberto com vários arquivos, o tempo todo. – Para outros arquivos, eventuais, configurei o “click” para abrir no KWrite).
Quanto ao uso de Memória RAM, concordo que o KDE Plasma é (ou pode ser!) muito mais leve, do que a maioria das pessoas imaginam. – Mas, embora o KDE seja meu DE favorito, preciso observar que essa “leveza” depende muito de cada distro – e das opções de cada usuário.
Antigamente (usei o Kubuntu de 2009 até 2019), o “script de instalação” oferecia menos opções. – Só de alguns anos para cá, o “Instalador-padrão” passou a oferecer opções que deixam seu KDE bem mais leve – mas isso não fica muito claro para a maioria dos usuários iniciantes em Linux / Kubuntu.
Você pode optar pelo KDE “completo” – e logo que você começa a usar aplicativos relacionados ao PIM (Personal Information Manager), o uso inicial de Memória RAM torna-se bem maior. – Caso opte por um KDE mais “enxuto” (sem o PIM), o uso inicial de Memória RAM será bem menor.
Isso poderia ser mostrado com mais clareza, para o usuário iniciante, pelo “Instalador” padrão (ainda não conheço o “novo”). – O PIM oferece recursos fantásticos (que eu não uso), e o uso maior de RAM é plenamente compensado, pelos recursos que se ganham. – Se o usuário entende que não precisa do PIM, o uso de RAM será bem menor, e isso pode ser vantajoso, quando se tem um hardware mais antigo e mais “fraco”.
(Hoje, me questionei: – Por que não desabilito logo as “Atividades”, que nunca usei, desde 2009!)
Não quero dizer… “usa XYZ de RAM”… porque o Conky, o free
/ top
, o Neofetch, o htop
, o inxi
e o Screenfetch (por exemplo) usam “parâmetros” muito diferentes – e não dá para dizer que “usa XYZ de RAM”… a menos que se declare qual dessas ferramentas foi usada para medir:
Acima, uma amostra do “uso inicial” de Memória RAM do KDE Neon (base: Kubuntu LTS 22.04 “Jammy” – com o KDE Plasma mais recente) – hoje de manhã… antes da minha “atualização semanal”.
Além disso, cada uma dessas ferramentas pode usar “parâmetros” diferentes, conforme a versão mais “recente” ou mais “antiga” – e o Kubuntu LTS “Jammy” usa versões mais “antigas”. – No Arch, no Void etc., usam-se versões mais “novas” dessas ferramentas, e cada uma delas pode usar “parâmetros” diferentes.
Ao capturar a imagem (acima), as versões dessas ferramentas eram:
conky 1.12.2 compiled 2022-02-23 for Linux x86_64
free from procps-ng 3.3.17
procps-ng 3.3.17
Neofetch 7.1.0
htop 3.0.5
inxi 3.3.13-00 (2022-02-22)
screenFetch - Version 3.9.1
Em outras distros – com versões mais novas dessas ferramentas – os “critérios” já seriam diferentes, e o resultado já seria outro.
Ou seja: – Não da para dizer que uma distro “usa XYZ de Memória RAM”… sem dizer qual ferramenta foi usada para monitorar o uso de RAM – e qual “versão” dessa ferramenta foi usada (pois até isso faz diferença).
Em resumo:
-
Se eu usar o
(na versĂŁo do KDE Neon base: Buntu 22.04 LTS), eu poderia alardear que ele usa menos de 600 MiB RAM ao iniciar. -
Se eu usar o Neofetch (na versĂŁo do KDE Neon base: Buntu 22.04 LTS), eu poderia alardear que ele usa 800 MiB RAM ao iniciar.
Para usar um “critério unificado”, “igual” em todas as distros, eu prefiro subtrair “RAM Total - RAM Available” – usando os dados fornecidos pelo Kernel em /proc/meminfo
– um critĂ©rio “unificado” por Linus Torvalds desde 2014 (e que sĂł a partir de 2020 algumas dessas ferramentas começaram a adotar, graças ao esforço invisĂvel de um dev que evita “aparecer”, para evitar melindres).
Ou seja, o KDE Neon (Buntu 22.04 LTS) começa usando cerca de 1.080 MiB RAM – o mesmo critério oferecido pelas versões do Conky, do inxi e do Screenfetch (nas versões usadas pelo Buntu LTS).
Isso é praticamente o mesmo uso inicial de RAM do Arch Linux (1.067 MiB) – uma distro bastante “leve”, pois só carrega aquilo que você mesmo instalou – e não, uma penca de aplicativos e serviços definidos pela equipe de cada distro.
O motivo Ă© que o KDE Neon faz uma instalação muito “enxuta” (por padrĂŁo) – o que pode ser obtido no Kubuntu, se o usuário optar pelo “KDE mĂnimo” (nĂŁo lembro se o nome Ă© esse).
Além de não instalar o PIM, eu também desabilito a “Busca de arquivos” (Filesearch); removo o Plasma Discover (nada de procurar “atualizações” durante o Boot!); e removo “Unattended-upgrades” (nada de instalar “atualizações de segurança”: eu faço isso quando eu quiser!).
Em condições absolutamente iguais (sem PIM, Discover e o resto), o openSUSE inicia usando 1.254 a 1.328 MiB RAM. – O Debian inicia usando 1.235 MiB RAM. – O Fedora inicia usando 1.166 MiB RAM. – O Mageia inicia usando 1.078 MiB RAM. –
O PCLinuxOS começa usando apenas 887 MiB RAM. – O Void inicia usando apenas 956 MiB RAM. – O MX Linux inicia usando 981 MiB RAM. – (Mas não vejo vantagem em tentar reduzir 100 ou 200 MiB no uso inicial do KDE Neon / Kubuntu. – Seria mais simples usar outra distro, e não ter esse trabalho todo).
Todos, com KDE Plasma, configurado “quase igual” (diferenças mĂnimas, afinal nĂŁo gasto horas e horas procurando a “igualdade perfeita”).
Infelizmente, hoje eu já nĂŁo tenho um Kubuntu LTS 22.04 instalado, para fazer a comparação exata – mas o KDE Neon Ă© um Ăłtimo parâmetro para o mĂnimo que eu poderia obter com o Kubuntu LTS, usando as mesmas configurações “mais leves”. – Fiz muitas comparações entre essas 2 distros, ao longo de uns 3 anos (2016-2019), e sei que o Kubuntu pode ser configurado para igualar o uso de RAM do KDE Neon, afinal, sĂŁo a mesma distro, mudando sĂł a versĂŁo do KDE.
Dei sĂł alguns exemplos do Kate, mas confirmo tudo que vocĂŞ disse sobre o Konsole e o KDE Connect (por exemplo).
E achei que vocĂŞ poderia fazer um vĂdeo ainda melhor, comparando o KDE Plasma – nĂŁo o Kubuntu, em particular – com outros ambientes desktop.
Bom… é claro que eu sou um fâ “fanático” do KDE. – Acho que já deu para perceber (rs).
Que satisfatório ver um usuário avançado elogiando o Kubuntu rs!
Eu pulei muitas distros no Ăşltimos 10 anos. Nenhuma foi tĂŁo completa quanto o Kubuntu 20.04 e agora o 22.04.
Eu não estudioso de S.O.s, não tenho por que querer aquele me dê mais trabalho para configurar rs Uso um SO como usaria um carro, não quero adquirir um carro que eu mesmo tenha que montá-lo. No máximo, colocar um sistema de som melhor rsrs Preciso de algo que funcione liso e seja produtivo. E nisso, como você bem pontuou, o Kubuntu faz com maestria, seus apps nativos, como o Kate, são excelentes. Acho o Kate até uma alternativa boa ao VSCode.
Sem falar nos atalhos e várias outras comodidades que já vêm habilitadas e tal. Até tentei usar outra distro, mas voltei ao Kubuntu correndo rsrs
E ainda por cima, na instalação mĂnima, como vocĂŞ falou, consome pouquĂssima RAM pela beleza e velocidade que entrega rs Enfim, Ă© pra mim a melhor distro, sem dĂşvida. Estou ansioso pela versĂŁo 24.04 LTS
Pra mim, Fedora KDE. Estou dizendo, pra mim.