Kubuntu 22.04 não cria swap automaticamente

Pessoal, tô com problema estranho aqui, estava com uma instalação do Linux mint 21 no meu notebook, ele tem 8gb de ram.
A instalação do mint criou um arquivo de swap de 2GB pra essa máquina. Tudo rodando belezinha.
No fim de semana resolvi instalar o Kubuntu 22.04 porém ele não criou arquivo de swap de forma automática. Descobri isso por usar o navegador com várias abas abertas e do nada o navegador fechou, fui olhar a memória tava em 100% sem uso de swap.
Coloquei o Kubuntu tbm em um notebook parado que tenho aqui, ele tem 4GB de ram. E o mesmo aconteceu não foi criado o swap.
Vocês sabem se o ubuntu ou kubuntu tomou iniciativa de não habilitar o swap de forma automática? Ou ainda eu esqueci de marcar algo no momento da instalação? Ou seria um bug que devo reportar?

Vlw galera.

Na verdade o Ubuntu cria o arquivo de troca “swapfile” já na instalação, talvez no Kubuntu isso não seja padrão, mas, você pode criar o arquivo de troca manualmente.

Esse tutorial serve para qualquer distro.

Que bom, vou adicionar aqui.
Mas queria saber se é padrão do Kubuntu ou um bug. Procurei na internet aqui e não achei nada relacionado.

Fiz outro teste aqui, tenho uma ISO do Kubuntu 18.04, instalei, na máquina de 8gb de ram e foi criado 2gb de arquivo de swap.

Agora, será que é BUG?

Se não tem swapfile, é bug sim. O Kubuntu, assim como o Ubuntu padrão, usa swapfile por padrão.

Provavelmente é um bug. Maioria das instalações automáticas é criado o swap de pelo menos 2G.

Já estou achando que é.

Fiz um teste com uma iso antiga minha aqui do 18.04, após instalação limpa, particionamento manual porém só criando espaço pro /. No /etc/fstab é criado o SWAP FILES dá uma olhada.

$ cat /etc/fstab

# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>
# / was on /dev/sda7 during installation
UUID=b28c932e-bb9e-4d64-8eef-3837490dff87 / ext4 errors=remount-ro 0 1
# /boot/efi was on /dev/sda2 during installation
UUID=EE8E-1053 /boot/efi vfat umask=0077 0 1
/swapfile none swap sw 0 0

E fazendo o mesmo , porém no kubuntu 22.04 o /etc/fstab está dessa maneira, sem o swapfile.

$ cat /etc/fstab

#
#
# <file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>
# / was on /dev/sda5 during installation
UUID=06ce5c0c-f1a9-4ab3-a847-ff5204829f65 / ext4 errors=remount-ro 0 1

Já estou testando o 20.04 pra ver se cria e depois eu atualizo diretamente para 22.04 pra ver se a configuração se mantem, se der certo, vou tentar reportar isso como bug.

O Kubuntu 20.04 criou o swap normalmente.

Fiz a atualização do sistema para 22.04 pelo atualizador de pacotes e o swap se manteve configurado.

Entendo que é um bug quando se instala diretamente via ISO.

Vou tentar reportar isso nos repositorios de bug do ubuntu, e vida que segue.

Segue o FSTAB do 20.04 e com a posterior atualização se manteve intacto.

#
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
# / was on /dev/sda5 during installation
UUID=95ec21bd-c4ef-4998-96fb-77c1b9a8a6d6 /               ext4    errors=remount-ro 0       1
/swapfile                                 none            swap    sw              0       0

Atualização - O BUG já foi reportado e de acordo com o bug, aparentemente não vai ser criado o swapfiles quando selecionar “particionamento manual”.

Até faz sentido, visto que o particionamento manual é justamente pra que o usuário configure todas as partições como desejar. N faria sentido criar qualquer partição automática nesse modo.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.