Ktorrent, um cliente torrent do KDE

A tecnologia torrent é bastante utilizada por várias pessoas ao redor do mundo, para acelerar downloads de arquivos grandes como ISOs de sistemas operacionais. Existem inúmeros clientes que podem realizar trasferências deste tipo de arquivo como o uTorrent e o qBittorrent.

Hoje vamos falar sobre um outro cliente que talvez não seja tão conhecido como esses citados acima, mas é tão poderoso quanto, estou falando do Ktorrent.

Mais um projeto KDE

O KDE é bem mais que sua interface gráfica Plasma e traz a seus usuários os mais diversos programas para que você tenha uma boa experiência, como por exemplo o editor de vídeos Kdenlive e o poderoso aplicativo de desenho Krita.

O gerenciador de torrents Ktorrent, assim como todos os outros aplicativos do KDE é cheio de funções e configurações, dentre elas temos:

  • Adicionar downloads a uma fila;
  • Controlar limites de velocidade por download;
  • Visualização de arquivos de vídeo e áudio;
  • Priorização de Downloads;
  • Suporte a scripts;
  • E muito mais.

Além dos recursos citados acima, sua capacidade de personalização também é bastante alta, permitindo ao usuário até emsmo alterar as cores que serão exibidas nos downloads.

Disponível para Linux

Bem, assim como a maior parte dos aplicativos KDE, o Ktorrent está disponível para todas as distribuições linux através do repositório oficial ou formatos como Flatpak e Snap.

Você já conhecia o Ktorrent? O que acha desse software? Deixe pra gente nos comentários e até o próximo artigo!

14 curtidas

Conhecia pela proposta de utilizar um app dentro de seu ecossistema, o que acho fantástico (além do KDE vejo apenas Gnome com essa projeção).

Confesso que utilizo pouco a ferramenta, gerenciador de downloads voltados a torrent, mais quando vou baixar uma iso de uma distro para testar e posso baixar preferivelmente via torrent. Fora da família KDE uso mais o qBittorrent mesmo.

4 curtidas

Eu já conhecia e acho muito bom.
Quando tô em uma Distro com KDE uso ele, mas quando tô em uma Distro com Gnome uso o transmission mesmo, que é outra aplicação ótima para torrent

1 curtida

Conheço ele desde 2018, quando experimentei pela primeira vez o KDE neon.

1 curtida

Ele é antigo. Provavelmente há várias pessoas recém chegadas que desconhecem e é sempre bom dar uma lembrada. É uma aplicação muito boa e cumpre muito bem o seu propósito. Normalmente está no repositório oficial da distribuição. No Arch Linux basta aplicar um # pacman -S ktorrent e isso será o suficiente para instalá-lo.

O mais bacana e algo que deve ser considerado é que os projetos KDE e GNOME possuem várias aplicações diferentes para diversos fins e várias dessas aplicações não são tão populares quanto o shell.

Um outro exemplo é o GNOME Twitch que é um player capaz de se conectar a conta pessoal do serviço e assim também acompanhar as transmissões ao vivo, mas, pelo que fiquei sabendo ele infelizmente foi descontinuado. Particularmente acho que ele poderia melhorar ainda mais como um cliente desktop. Ainda é possível instalá-lo via Flatpak e também através do código-fonte.

1 curtida

Eu acabo quase sempre utilizando o qBittorrent, por ser multi plataforma (já que grande parte do meu workflow é baseado no Windows, mas de fato o Ktorrent é um software interessante pra quando eu estiver em alguma distro Linux.

1 curtida

De fato, essas aplicações simples que são desenvolvidas para serem utilizadas com a interface me agradam, mesmo que nem sempre eu as utilize no dia a dia, como é o caso do transmission/Ktorrent.

2 curtidas

É verdade. O qBittorrent é outra ótima opção. Uma coisa que eu curto muito é o Stremio que lida com esse tipo de arquivo na maior tranquilidade…

1 curtida

Acho o KDE Plasma uma interface incrível, pela quantidade de apps que eles disponibilizam para tudo! Desde desenvolvimento até Torrents.
Uso o Plasma atualmente e tento usar tudo que já vem nativo na interface ou que foi feito para ela, e o KTorrent é um deles.

2 curtidas