(Vou logo avisando: eu não uso Krita!)
O Krita pode não querer que as pessoas olhem para ele como se fosse o Photoshop, mas ele faz bem o trabalho.
Mesmo assim, descobri que ele é, em última análise, um substituto quase completo do Photoshop para minhas necessidades, que são em grande parte baseadas em filtros e animação baseada em quadros. A interface pode ser reformulada para se aproximar do Photoshop com alguns movimentos de painel e, embora a interface seja diferente dos editores de fotos tradicionais em alguns aspectos importantes, é menos comprometida como ferramenta de edição de fotos do que a Fundação Krita gostaria que você acreditasse .
Para ser claro, o elemento de animação foi o que me impediu de usar qualquer ferramenta semelhante. Muitos dos maiores concorrentes do Photoshop, como Affinity ou Pixelmator, recusaram especificamente a edição de GIFs animados baseados em quadros, aparentemente decidindo que esse não era um caso de uso comum. Mas o Krita trata-o como um vídeo. Você pode importar um GIF como um vídeo, definir a velocidade dos frames e até filtrá-lo.
O Krita faria muitos favores à comunidade de design do Linux se se promovesse como um substituto do Photoshop mais uma vez. Está claramente no ponto em que seria uma ótima escolha.
Fonte: