Kiro AI é um novo Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) com forte integração com inteligência artificial (IA), que promete “revolucionar” a forma como os desenvolvedores criam software, tornando o processo mais rápido e eficiente.
Ele age como um assistente inteligente que trabalha lado a lado com o programador. Baseado em descrições ou comandos, o Kiro pode escrever trechos de código para você, indo além da sugestão básica e prevendo o que você provavelmente vai digitar em seguida.
A IA pode analisar seu código e sugerir melhorias para torná-lo mais limpo, eficiente e legível. Ajuda a encontrar e corrigir erros de forma mais rápida. Se você está trabalhando com um código que não conhece bem, explicá-lo. Em vez de sair do IDE para pesquisar, faça perguntas ao Kiro e obtenha respostas relevantes.
A principal diferença em relação a outros IDEs é a profundidade da sua integração com a IA. Enquanto as outras oferecem recursos limitados nessa área, o Kiro nasceu tendo a IA como seu pilar central; a inteligência artificial é a parte fundamental de todas as suas funcionalidades.
Ele foi projetado para ser personalizável e extensível, permitindo que os desenvolvedores adaptem a ferramenta às suas necessidades específicas. A ideia é que o Kiro AI seja compatível com diversas linguagens de programação.
O Kiro AI busca atender desenvolvedores experientes, que querem otimizar seu fluxo de trabalho, quanto novatos, que podem se beneficiar da assistência inteligente para aprender e programar mais rapidamente.
Em essência, eles programam mais por “sentimento” ou “vibração”, confiando na capacidade da IA de gerar código funcional, sem se aprofundar no entendimento de como esse código funciona ou se ele segue as melhores práticas de engenharia de software.
Sua proposta é trazer estrutura e rigor para essa forma de codificação, permitindo que os protótipos gerados pela IA se tornem sistemas de produção viáveis, com documentação, testes e manutenção adequados.
Ele está disponível para Linux, Windows e macOS (tanto para processadores Intel quanto Apple Silicon) e pode-se baixá-lo no site oficial, sendo construído com base no Code OSS, que é a parte aberta do Visual Studio Code, o que contribui para sua ampla compatibilidade.
Se você é desenvolvedor, acha que um IDE com tanta integração de IA pode realmente mudar sua rotina de trabalho?
É uma discussão importante no mundo da programação atual: como usar a IA para acelerar o desenvolvimento sem comprometer a qualidade, o entendimento do código e a responsabilidade de quem o cria?