Kernels antigos podem ser melhores para hardware antigo?

Boa noite
Eu estava buscando alguma forma de melhorar o meu desempenho do meu hardware, ele infelizmente é bem limitado. Eu creio que dê pra fazer alguma mudança mesmo que seja um pouco insignificante, mas pode melhorar um pouco

Bem. Eu estava pesquisando no ChatGPT (Sei que não é bom lugar para buscar fontes primárias, pois nem tudo é acurado com exatidão), e ele me aconselhou a usar kernel 5.15, pois muitos dos pacotes da Nvidia foram abandonados por falta de suporte pela Nvidia nestes kernels novos

Ai eu não sei até qual ponto isso realmente é verdade, se um kernel antigo realmente fará diferença. É claro que um kernel antigo é bastante perigoso pela falta de segurança, mas eu pretendendo utilizar apenas para jogar no caso, e deixar isolado também

Estou aceitando ideais para trocar de disto, fazer alguma configuração, ou usar o ArchLinux com interface X e driver Y, ou o que dê na telha
Tenho um pouco de experiência com Arch, então não será problema pra mim. Espero ter uma resposta, já que hardware NVidia é muito problemático no Linux

Observação: A minha CPU não tem vídeo integrado, e o que está sendo exibido de GPU é o chipset gráfico da placa mãe. É uma situação bem complicada rs

1 curtida

Pode-se dizer que sim e não, resultado e só testando pra ver mas essas NForce são tristeza, já vi gente usando o manjaro xfce e tirando bons resultados mas e algo variável.

Já chegou a testar com o driver Nouveau, ele dá suporte a placas antigas, mas, apenas para tarefas básicas, pra jogos nem pensar rsrs. Ah não ser que seja jogos bem leves? Mas, seria interessante você postar o modelo exato da sua placa de vídeo.

Sim. Já cheguei a trocar o driver para Nouveau, deu uma melhorada no desktop, antes estava muito mais pior

Ah não ser que seja jogos bem leves?

Bom. Alguns jogos em 2D funconam bem até, alguns precisam diminuir bastante a resolução para ficar jogáveis, mas ainda instáveis
Jogos 3D mesmo que seja antigos, ainda é um pesadelo. Parece que ela não consegue lidar bem com nada 3D na verdade

00:0d.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation C61 [GeForce 7025 / nForce 630a] (rev a2)

Pelo o que eu tava olhando aqui, a melhor opção de driver pra essa sua placa é o Nouveau mesmo. Pois de driver proprietário, o último mais recente é a versão 309.X

1 curtida

Complicado, mas obrigado pelo empenho

No geral não; kernels novos também incorporam melhorias para hardware antigo.

Porém, isso acontece se os drivers forem de código aberto, e estamos falando de uma placa Nvidia antiga com driver fechado; nesse caso, infelizmente as opções são aceitar o Nouveau, ficar num kernel ou distribuição antigos, ou acompanhar o trabalho dos guerreiros do AUR que fazem gambiarras (infelizmente eles já desistiram do driver da sua placa).

2 curtidas

1000239796

Não é bem assim. O fato do kernel ser antigo não necessariamente significa que é perigoso. Se é um kernel antigo, mas ainda tem suporte, isto é, recebe correções de segurança, não há problema. O kernel 5.15, por exemplo, foi lançado em 2021, e terá suporte dos mantenedores do Linux até o final de 2026, pois se trata de um kernel longterm, isso se tratando dos mantenedores oficiais como você pode verificar em https://www.kernel.org/category/releases.html.

As distribuições LTS, com Debian, Ubuntu, RHEL, openSUSE também mantém o suporte dos seus kernels longterm, às vezes mesmo que esse kernel não seja mais suportado pela equipe do Linux, as distros se encarregam de aplicar os patches de segurança necessários. O kernel 5.15, que está presente no Ubuntu 22.04, por exemplo, deve ser suportado pela Canonical até abril de 2027 pelo menos, fim do ciclo de vida padrão do Ubuntu 22.04. O problema vai ser se continuar usando esse kernel depois disso.

1 curtida

Baixa o drive do site da NVIDIA, mas antes da uma pesquisada como é o procedimento, tem que instalar kernel headers gcc essas coisas… tipo o driver será compilado. É só executar o arquivo ele faz tudo sozinho.Eu tinha melhores resultados fazendo dessa forma quando tinha uma placa dessas.

outra coisa que influencia e o libmesa estar instalado corretamente. Caso esteja rodando jogos do steam experimente outras versões do próton. Também tem o Gamemode que ajuda bastante.

Se mesmo assim resolver instalar o drive do site da nvidia… tenha o backup dia seus arquivos pois pode acontecer de você rebootar e ficar apenas uma tela preta 0o.

Placas da família NV30/NV40 possuem um suporte muito ruim desde o início e não tem muito o que pode ser feito.

Postagem de 2012, porém não mudou muito desde então (pelo menos desde a última vez que utilizei).

Algumas coisas que você pode fazer para deixar minimalmente usável e desativar a aceleração de hardware, deixando a carga toda para a CPU (Software), o que é bem lento, ou utilizar o driver oficial que não recebe atualização desde 2017 com alguns patches e gambiarras para funcionar em pleno 2025.

Eu particularmente recomendo que você faça o upgrade do seu hardware, porém, se não for possível, pegue uma placa de vídeo usada baratinha da AMD com a arquitetura Terascale 2 pelo menos.

Para desativar a aceleração de hardware basta adicionar esse parâmetro do kernel manualmente ou acrescentar no bootloader

nouveau.noaccel=1

Caso queira deixar permanente segue o link abaixo

Se quiser tentar o driver oficial com alguns patches segue o link abaixo

Tem o meu tópico também porem os passos podem estar desatualizados

animation.gif

1 curtida

Fala aí rapaz, tudo jóia ?
Seu processador é o mesmo que o meu.
Kernel 5.15 ao 6.1 é uma máquina boa para esses hardware mas nada os impede para os kernels mais novos. No caso de seu vídeo onboard em breve você terá que colocar um offboard
Repare que a minha CPU é a mesma que a sua com uma GPU offboard

1 curtida

Querendo ou não vou ter que usar uma placa offboard mesmo. Infelizmente não há muitas opções quando se usa NVidia

1 curtida

Engano seu rapaz, tem muita gente aqui que usam RTX, GTX e GT sem nenhum problema.

Eu estava falando sobre hardware muito antigo, no qual não existe outras alternativas além de usar driver datado. Drivers OpenSource podem dá uma revivida na máquina quando a empresa não quer oferecer suporte. E no caso da minha gpu, eu não tenho escolha, preciso comprar uma offboard para deixar ele mais utilizável

1 curtida