KERNEL: qual seria o melhor kernel para desempenho?

alguma dica de qual kernel escolher para despenho ou jogos

meu sistema:
sistema: mx_linux
cpu: intel core i5 6200U Skylake 2,3 GHz
gpu: intel hd graphics 520
kernel: 4.19.0-16-amd64
drivers: ssd 250 gb
informaçoes: asus tp301ua

2 curtidas

O generic mesmo e atualiza seu driver de vídeo

2 curtidas

vale a pena atualizar o generic e tambem outra coisa como faço para atualizar os drivers do intel hd graphics

1 curtida

Rapaz, não acredito que exista algo que transformará água em vinho só de mudar de Kernel (no caso do generic para um zen). Eu recomendo não iventar moda, a não ser que você queira fazer isso para fins educativos…

4 curtidas

nao valeria a pena eu atualizar o generic para mais recente? ou instalar o xanmod talvel?

1 curtida

Atualizar o kernel para o mais recente é interessante sim, ainda mais que existe um programa que faz isso de forma gráfica. O Dio já até falou sobre https://www.youtube.com/watch?v=9MfQ0L34pw8

Porém eu não sei se funcionaria no seu caso, visto que o Mx Linux é baseado no Debian, não no Ubuntu.

Se você quiser saber um pouco mais sobre as variações do Kernel Linux, recomendo a seguinte leitura: kernel | Guia Linux

tl;dr →

image

6 curtidas

tu saberia se nao existe um programa para isso mudar de kernel? em algum lugar por exemplo github

1 curtida

O q vale a pena é não usar essa ReFiSeFuQui do MX, que toda hora vejo alguém reclamando e ele deu problema.

Não tem especificação de memória Ram, mas vc pode optar pelo RegataOS, ou então o Lubuntu.

2 curtidas

@Natanael.755 missão para ti, meu compatriota. Tu tem mais propriedade intelectual do que eu sobre esse assunto. Vê consegue dar um mão ao pinguim

1 curtida

cara muinto obrigado pelas dicas vlw

1 curtida

Se a sua intenção é usar um kernel sempre mais recente, “fresco”, recomendo dar uma chance a distribuições do genero rolling release, tais como: openSUSE Tumbleweed, Solus e Manjaro

1 curtida

o problema e que nao consigo me apetar aos comandos do openSuse , manjaro , garuda , essa que nao tem o APT

1 curtida

Para o uso básico, não acho que a curva de aprendizado seja difícil, por exemplo no openSUSE Tumbleweed, que usa o zypper:

  • Atualizar o sistema: sudo zypper dup (equivalente ao sudo apt update e sudo apt upgrade
  • Na distro do camaleão você raramente usará o terminal, visto que existe o YaST, que é o santo grau desta distro;

Nas Arch Based eu deixo a cargo do mago @Rodrigo_Chile, pois ele que usa horrores Manjaro

Mas em fim, se você prefere Ubuntu based, recomendo dar uma olhada então no Pop!_OS, Mint, Ubuntu (preferencialmente LTS) e seus flavours…
Se não me falha a memória, esses que eu citei estão usando o Kernel 5.8x

1 curtida

Esses kernels alternativos só fazem diferença para produção multimídia e outros casos específicos


Tem, eu recomendo fortemente largar o MX Linux pra um Ubuntu like como o Xubuntu, tem algo estranho nessa distro e não é a barra, mas de toda forma, você pode usar o “mainline” esse é um utilitário que permite gerenciar os kernels instalados:

Como usa o MX Linux, você vai ter que recompilar:

3 curtidas

Já que fui citado, falo. Tanto no Manjaro quanto no Garuda uso o 5.10 Xanmod compilado para minha CPU. No Garuda dá trabalho manter, pois é o do AUR, e a cada atualização tem que compilar tudo de novo. Já o do Manjaro é o mantido pelo Manjariando, aí a atualização é pontual, o que economiza sim tempo. O que tive de fazer foi compilar (no meu lap, demorou umas 6 ou 8 horas) e adicionar os repos Manjariando-Xanmod.

Sim, houve um belo ganho de desempenho, especialmente em tarefas pesadas, que puxam o processamento, como renderizar vídeos (já que o chip gráfico é integrado à CPU). Mas compilar kernel depende do processador - CPU fracas tendem a demorar um horror - e do estado geral da máquina, pois o bicho esquenta enquanto compila. Se não estiver tudo limpinho aí, complica…

3 curtidas

Talvez te ajude:

Mas o conselho principal é: caia fora desse MX.

3 curtidas

versão oficial do MX Linux com kernel mais recente, 5.10, sinalizada como “ahs” (Advanced Hardware Suport).

Mas, se usasse regularmente o meu computador para jogar, eu optaria pelo Pop!OS, ou Manjaro, ou Regata OS.

1 curtida

Olá @soulwach tudo bem contigo?

Existem alguns kerneis customizados que podem apresentar benefícios sobre os pacotes das distros que tendem a ser mais generalistas para manter a compatibilidade com uma grande gama de equipamentos.

Eu gosto de utilizar o kernel Liquorix - que me entrega ótima performance em atividades gerais e também em jogos. Além desse, posso citar o XanMod, que é outro kernel customizado mais focado em performance.

Mudar o kernel da distro em geral é seguro, mas, faça um backup dos seus dados antes.

P.s.: somente testando será possível afirmar se haverá ganho no seu hardware.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.