alguma dica de qual kernel escolher para despenho ou jogos
meu sistema:
sistema: mx_linux
cpu: intel core i5 6200U Skylake 2,3 GHz
gpu: intel hd graphics 520
kernel: 4.19.0-16-amd64
drivers: ssd 250 gb
informaçoes: asus tp301ua
alguma dica de qual kernel escolher para despenho ou jogos
meu sistema:
sistema: mx_linux
cpu: intel core i5 6200U Skylake 2,3 GHz
gpu: intel hd graphics 520
kernel: 4.19.0-16-amd64
drivers: ssd 250 gb
informaçoes: asus tp301ua
O generic mesmo e atualiza seu driver de vídeo
vale a pena atualizar o generic e tambem outra coisa como faço para atualizar os drivers do intel hd graphics
Rapaz, não acredito que exista algo que transformará água em vinho só de mudar de Kernel (no caso do generic para um zen). Eu recomendo não iventar moda, a não ser que você queira fazer isso para fins educativos…
nao valeria a pena eu atualizar o generic para mais recente? ou instalar o xanmod talvel?
Atualizar o kernel para o mais recente é interessante sim, ainda mais que existe um programa que faz isso de forma gráfica. O Dio já até falou sobre https://www.youtube.com/watch?v=9MfQ0L34pw8
Porém eu não sei se funcionaria no seu caso, visto que o Mx Linux é baseado no Debian, não no Ubuntu.
Se você quiser saber um pouco mais sobre as variações do Kernel Linux, recomendo a seguinte leitura: kernel | Guia Linux
tl;dr →
tu saberia se nao existe um programa para isso mudar de kernel? em algum lugar por exemplo github
O q vale a pena é não usar essa ReFiSeFuQui do MX, que toda hora vejo alguém reclamando e ele deu problema.
Não tem especificação de memória Ram, mas vc pode optar pelo RegataOS, ou então o Lubuntu.
@Natanael.755 missão para ti, meu compatriota. Tu tem mais propriedade intelectual do que eu sobre esse assunto. Vê consegue dar um mão ao pinguim
cara muinto obrigado pelas dicas vlw
Se a sua intenção é usar um kernel sempre mais recente, “fresco”, recomendo dar uma chance a distribuições do genero rolling release, tais como: openSUSE Tumbleweed, Solus e Manjaro
o problema e que nao consigo me apetar aos comandos do openSuse , manjaro , garuda , essa que nao tem o APT
Para o uso básico, não acho que a curva de aprendizado seja difícil, por exemplo no openSUSE Tumbleweed, que usa o zypper:
sudo zypper dup
(equivalente ao sudo apt update
e sudo apt upgrade
Nas Arch Based eu deixo a cargo do mago @Rodrigo_Chile, pois ele que usa horrores Manjaro
Mas em fim, se você prefere Ubuntu based, recomendo dar uma olhada então no Pop!_OS, Mint, Ubuntu (preferencialmente LTS) e seus flavours…
Se não me falha a memória, esses que eu citei estão usando o Kernel 5.8x
Esses kernels alternativos só fazem diferença para produção multimídia e outros casos específicos
Tem, eu recomendo fortemente largar o MX Linux pra um Ubuntu like como o Xubuntu, tem algo estranho nessa distro e não é a barra, mas de toda forma, você pode usar o “mainline” esse é um utilitário que permite gerenciar os kernels instalados:
Como usa o MX Linux, você vai ter que recompilar:
Já que fui citado, falo. Tanto no Manjaro quanto no Garuda uso o 5.10 Xanmod compilado para minha CPU. No Garuda dá trabalho manter, pois é o do AUR, e a cada atualização tem que compilar tudo de novo. Já o do Manjaro é o mantido pelo Manjariando, aí a atualização é pontual, o que economiza sim tempo. O que tive de fazer foi compilar (no meu lap, demorou umas 6 ou 8 horas) e adicionar os repos Manjariando-Xanmod.
Sim, houve um belo ganho de desempenho, especialmente em tarefas pesadas, que puxam o processamento, como renderizar vídeos (já que o chip gráfico é integrado à CPU). Mas compilar kernel depende do processador - CPU fracas tendem a demorar um horror - e do estado geral da máquina, pois o bicho esquenta enquanto compila. Se não estiver tudo limpinho aí, complica…
Talvez te ajude:
Mas o conselho principal é: caia fora desse MX.
Há versão oficial do MX Linux com kernel mais recente, 5.10, sinalizada como “ahs” (Advanced Hardware Suport).
Mas, se usasse regularmente o meu computador para jogar, eu optaria pelo Pop!OS, ou Manjaro, ou Regata OS.
Olá @soulwach tudo bem contigo?
Existem alguns kerneis customizados que podem apresentar benefícios sobre os pacotes das distros que tendem a ser mais generalistas para manter a compatibilidade com uma grande gama de equipamentos.
Eu gosto de utilizar o kernel Liquorix - que me entrega ótima performance em atividades gerais e também em jogos. Além desse, posso citar o XanMod, que é outro kernel customizado mais focado em performance.
Mudar o kernel da distro em geral é seguro, mas, faça um backup dos seus dados antes.
P.s.: somente testando será possível afirmar se haverá ganho no seu hardware.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.