Kernel Power 41 constante, o que pode ser?

Salve pessoal, tudo bem?

Poucos devem me conhecer, mas sou o Will, editor do Diolinux, prazer compartilhar meu primeiro post aqui no fórum! :grinning_face_with_smiling_eyes:

Infelizmente, não é com uma notícia boa, mas espero contar com vocês nessa!

Então, antes de irmos aos fatos, um pouco de contexto:
Meu computador está me deixando completamente maluco (e pobre também).

Tem algum tempo que meu sistema vem demonstrando instabilidade com operações combinadas de CPU + GPU por longos períodos de tempo.

Uso Windows 11 para trabalhar, pois infelizmente ainda dependo da Adobe para realizar 100% do trabalho de edição, e uma migração para o Davinci simplesmente não é viável no momento, demandaria um investimento absurdo de tempo e dinheiro para recriar os mais de 40GB de modelos que são utilizados atualmente.

Agora os fatos:
O que acontece?
Em execuções combinadas que demandam muito poder do computador (CPU + GPU + RAM em alta carga), o computador tem a tendência em reiniciar após 30 à 40 minutos de operação, o log de eventos do Windows sempre informa “Kernel-Power 41”.

Isso acontece sempre nesses casos combinados, porém nunca de forma isolada.

Problema não está na temperatura, processador gelado, 75 graus é o limite que atinge em 100% de uso.

Hardware antes de realizar soluções já feitas (que explico logo mais):

Processador: Ryzen 7 5800x

Memória Ram: 48GB DDR4 3000Mhz (2x8 GSkill; 2x16 Killsre).
Placa de vídeo: RX 7700XT Asrock
Fonte: 700w Redragon Full Modular
Placa-mãe: Biostar B450GT3

O que eu já fiz:
Bom, não sou mais o técnico que era no passado, e sinceramente nunca havia me deparado com um erro persistente tão irritante, mas fui tentando arrumar os possíveis problemas que teriam correlação com isso, sendo assim, conversando com algumas pessoas mais conhecidas do assunto me informaram alguns problemas.

Primeiro: Poderia ser algo relacionado a minha placa-mãe, que não estaria segurando o tranco do meu processador, me recomendaram a troca para uma linha mais robusta, então troquei a B450 da Biostar por uma B550M Asus TUF.
Resultado: Problema persistiu.

Após me informaram que poderia ser um problema com o armazenamento onde o Windows estaria instalado, um SSD Sata de qualidade duvidosa. Substitui por um Samsung PRO de 1TB, com instalação totalmente limpa do Windows e programas.
Resultado: Problema persistiu.

Após isso, falaram ser algo da placa de vídeo, pois um comportamento que acontecia também, era de que após duas ou três vezes que acontecia esse evento de Kernel-Power, os drivers da AMD simplesmente quebravam, e precisava ser feito DDU e instalação limpa dos mesmos.

Nesse caso, peguei minha antiga RTX 2080 e fiz a substituição, novamente, troca limpa, DDU em modo de segurança, instalação dos drivers também em modo segurança.

Resultado: Problema sumiu por um tempo, mas voltou.

Então me informaram ser problema da fonte, que o fato de ter sumido por um tempo seria possivelmente que a RTX 2080 consome menos recursos que a RX7700XT, mas em picos pode subir bastante o consumo, fazendo com que as linhas da fonte Redragon não aguentassem. Conferi os sensores e realmente os picos das voltagens eram muito irregulares, na linha 12V poderia ter variação de 0.7V entre a mínima e a máxima. Então fiz a troca para uma fonte Mach1 de 1000W 80Plus Platinum, produto da Teclab, de alta qualidade. Tensões 100% estáveis agora, maaaaas, problema persiste.

Honestamente eu não sei mais o que fazer, já troquei placa-mãe, armazenamento, placa de vídeo, fonte, e o problema persiste.

O pior, não é um desligamento do sistema, o Windows sequer dá tela azul, é um reinício total, instantâneo e que não demora nada para bootar.

Memtest já passado em todos os pentes de RAM e nenhum apareceu erros.

Testes isolados com alta carga em CPU e GPU não apresentam o mesmo comportamento.

Honestamente já até pensei ser até mesmo um problema da elétrica da casa, mas não sei se seria o caso.

Enfim, agradeço se puderem dar uma força pro seu editor aqui, e quem sabe uma luz, nem que seja rezando uma missa pra esse computador parar de me assombrar :sweat_smile:

Abraços!

Eu não parei para investigar exatamente o que acontece, mas tende a ser o mesmo sintoma que eu tenho. Simplesmente em um momento aleatório, o movimento da tela é travado e a máquina reinicia. Não importa se estou em jogo ou simplesmente assistindo uma live, um filme ou mesmo a máquina em stand-by por um tempo. Não sei se pode ocorrer com você, mas as minhas fans vão a 100% por uns segundos e fica parecendo que a máquina irá levantar voo….

Para monitorar em jogos, eu instalei o MSI Afterburner para tentar identificar se o problema era o processador esquentando além do esperado (o máximo que atingi nesse monitoramento foi 66º), mas não repliquei até então – é muito estranho. O plot twist é que PAROU de acontecer depois que instalei o Afterburner.

Meu setup é um Ryzen 5 5600G, 16GB, RX580 de 8GB e uma fonte KCAS de 600w (a qualidade não é das melhores, o que me acende um alerta de sobrecarga). Ah, estou no Windows 11 25H2 (Compilação 26200.8246).

Vou acompanhar a thread.

Por aqui essa situação das fans não acontece, aqui ocorre somente em situações de alta demanda computacional mesmo, o que me faz pensar que se mesmo tendo feito todas as trocas, o problema persiste, talvez seja algo da rede elétrica. Mas também aguardo alguém com maior conhecimento técnico pra talvez levantar possíveis hipóteses (fora as já descartadas).

Já tentou usar aqueles medidores de consumo na tomada que o PC está ligado? Se for algo relacionado a isso provavelmente é em um momento de alto consumo que isso acontece. (O que faz sentido pelo seu relato)

Ainda não, na verdade essa parte elétrica eu não possuo muito domínio. Teria um destes aparelhos para recomendar?