Kernel Panic depois de atualizar Ubuntu 19.04 para 19.1

Sexta feira atualizei meu notebook com Ubuntu 19.04 mexi, reiniciei mexi mais um pouco e depois enquanto ele estava ligado, percebi que não fazia o que pedia. Não abria nenhum programa nem nada, ao reiniciar, tudo que obtive foi o seguinte:

Tentei iniciar em recovery mode no kernel anterior mas da exatamente o mesmo problema, fiz algumas pesquisas mas nenhuma parece apontar uma resolução. Não é problema de hardware pois o W10 em dual boot continua iniciando e funcionando normalmente.

O que diz aí é “attempt to kill init”, ou um mal funcionamento no módulo de inicialização.

Suspeito que o problema pode ser resolvido, se ainda tiver a mídia de instalação, com um chroot (siga todas as etapas). Quando estiver no seu sistema, faça apt install --reinstall systemd. Recomendo também que complete quaisquer outras atualizações mal sucedidas com apt update && apt upgrade.

Muito interessante, uma dúvida que eu fiquei é, preciso ter um live USB da versão que quero reparar? Digo isso porque, eu fiz a atualização do Ubuntu 19.04 e o live USB que tenho é dele, mas o sistema a ser reparado é o Ubuntu 19.1.

Qualquer live CD serve para fazer esse reparo. Se fosse de outra distro, também serviria.

Entendi, entrei aqui no / do sistema quebrado e abri no terminal, quando uso o sudo chroot . a resposta é Segmentation fault, o que faço?

Segmentation fault… isso é um nível inédito de quebradeira de sistema para mim, até o componente que interpreta comandos está quebrado.

Tente ainda

sudo chroot . /usr/bin/apt install --reinstall bash && sudo chroot . /bin/bash

E siga os comandos com apt que eu dei na resposta anterior.

Se isso ainda não for, capaz de reinstalar ser a única solução viável.

Pelo sim pelo não, verifica o sistema de arquivos com fsck. Pode haver badblocks causando segmentation fault!

1 curtida

Tentei e ambas as coisas e continua com Segmentation fault, será que por ter o /home separado esteja bugando alguma parte do processo :thinking:

Não. Eu também tenho home separada e já fiz chroot para esse tipo de coisa e não tive problemas.

se tem home separada, vc tem que informar qual partição da home