Kernel Panic ao Reiniciar/Desligar Linux Mint

Sim, tentei pegar bem os horários que deu erro.

Então, hoje mesmo eu tentei abrir o virtualbox pra ver se causava este erro, mas não aconteceu. Mas mesmo quando não uso acontece. Eu to começando a achar que pode ter algo a ver com o “Bloqueio de Tela”. É um app do sistema que eu desabilitei porque estava causando tela preta após retornar de uma suspensão. Esses kernel panics começaram não muito depois disso. Só acho meio bizarro, se for o caso, é claro, pq não é como se fosse um aplicativo necessário, e também os kernel panics não acontecem sempre.

Pedro.

Tem umas mensagens reclamando da temperatura da cpu. Não que isso seja um problema, mas vamos ficar atentos.

Tem também um problema de pouca memória.

O Out Of Memory Killer foi acionado e nem conseguiu “descongelar” todo mundo.

Eu desconfio um pouco desse troço da temperatura. Como é um problema intermitente, Pooooooode ser que, estando ela quente demais, o shutdown dê o erro.

Vou matutar aqui alguma coisa que a gente possa fazer para identificar o problema.

1 Curtida

Na linha 718 do log do kernel diz:

Jan 18 19:30:57 pedro-Aspire-E1-431 kernel: [   16.833299] EXT4-fs (sda2): re-mounted. Opts: errors=remount-ro

O kernel teve dificuldade ou não conseguiu montar o filesystem Ext4 em (sda2) que deve ser a partição raiz já que a (sda1) deve ser a partição de boot.
Na primeira tentativa ele não conseguiu montar e como no fstab esta habilitado a opção “errors=remount-ro” ele tento montar novamente como RO (read only).

@chimpa_theist Eu suspeito que o filesystem quebro.
Explica como fazer o fsck.

No meu log do kernel nem tem a palavra

re-mounted

Isso é anormal.

1 Curtida

Isso é normal no caso dele porque a lista de parâmetros do kernel manda montar o rootfs como read-only (linha 4 do log). Mais pra frente ele remonta e passa pro init-system. Tudo ok.

Eu tenho um palpite que é coisa do swapfile… Tenta desativar o swap antes de desligar o computador

sudo swapoff --all

Espera uns segundos e daí desliga.

@Deleterium vou testar isso para os próximos desligamentos e te dou um retorno. Vou deixar aqui mais uma foto do erro que deu hoje, já tendo trocado pro kernel mais atual que está instalado. Apesar de também ser um kernel panic, ele é ligeiramente diferente do que aparece na foto que mandei anteriormente, quando estava usando o kernel antigo.

Na verdade o sistema passou por maus bocados em relação a memória. O OOM Killer entrou em ação e sabe-se lá o que ele pode ter matado.

O erro pode ser descrito exatamente assim.

• O procedimento de shutdown deu um KILL nos processos ativos.
  • Um dos processos ativos era o init, que recusa o KILL e dá erro no shutdown

A questão é que o init não deveria estar ativo.

O sistema pode ter ficado bugado por conta dos processos que o OOM Killer matou.

Nessa segunda foto, o problema foi com uma biblioteca. Mas não sei se os próximos problemas serão com os mesmos componentes.

Quanto de memória tem aí, Pedro ?
E quanto de swap ?

Esse tipo de kernel panic no desligamento geralmente acontece por ter arquivo aberto ou processo rodando mesmo depois do kernel ter tentado matar tudo. Pode ser um processo que está em estado de espera infinita pelo retorno do próprio kernel, o temível “D state”…

Faça o teste também, depois de ter demontado o swap, confira se tem algum processo no modo de espera infinita, ou imatável:

ps ax | grep " D"

Mais info: Processes in an Uninterruptible Sleep (D) State | Support | SUSE

A é verdade o kernel esta com parâmetro de montar RO o que foi diferente é ter dado re-monted mais isso não deve ter causado o problema.

4 GB de RAM e 2 GB de swap.

O terminal retornou isso:

203757 pts/1    S+     0:00 grep --color=auto  D

Então nao tem nenhum nesse momento. Se aparecer outro comando ali é porque está travado. Vai aparecer o D na coluna STAT, onde nesse que vc passou está escrito “S+”

1 Curtida

Ainda assim, com essa configuração de swap e memória, o sistema foi obrigado a matar processos indiscriminadamente.

Isso, porque faltou memória e ele não tinha mais o que fazer.

Esse processo é crítico pro sistema e o OOM Killer do Linux tem a fama de não ser muito bom.

Você considera a hipótese de monitorar tua swap ?
E se for o caso de estar sendo muito utilizada, aumentar ?

2 Curtidas

Qual foi o app ?
Vou dar uma olhada no Mint, por aqui.

Bom, posso tentar dobrar o swap pra ver se já dá uma ajuda. O app é o Light Locker.

Sabe crair swapfile?
É mais fácil criar swapfile do que redimensionar partição.
Eu to desanimado de escrever comando mais se você não sabe eu posso ver se eu escrevo um comando para esse poste.

Sim, na verdade eu peguei um tutorial aqui e consegui mudar o swap de 2GB pra 4GB.

Coloca o link do tutorial então para ajudar quem tiver o mesmo kernel panic que você.

1 Curtida

Hoje eu desliguei o computador algumas vezes, sempre desmontando o swap e rodando este teste antes, e por enquanto parece que está desligando normal. O teste também tem retornado a mesma coisa que mostrei antes. Vou continuar fazendo isso ao longo do dia pra ver se o kernel panic não volta a acontecer, mas parece que isso está dando certo.