Kernel do Linux Mint tem pacotes bacanas para jogos? E também sobre suporte Vulkan

Distro Linux Mint 20.2 Cinnamon

Sendo direto… O Linux Mint é uma boa distro para rodar jogos? não falo de compatibilidade como questões com Lutris e Wine… mas falo de comparação.

Se eu pego um pc com Pop_Os e outro com Linux Mint (nas versões mais estáveis) que tem o mesmo hardware e as mesmas ferramentas de compatibilidade, algum se sairia melhor ou seriam equivalentes?

Meu voto vai para o Pop!_OS por causa do Kernel mais recente e uma loja melhor em relação ao Mint, o que tem uma diferença interessante ao usar gráficos Amd/Intel.

2 curtidas

O Mint e o Pop tem a mesma base, então não questão de pacotes é praticamente igual, o que mais vai influenciar é a Interface da distro, optar por alguma mais leve como XFCE, LXDE e LXQT pode ajudar.
Mas recomendo que teste o Manjaro, para jogos é a melhor que já usei.

3 curtidas

Apesar do tópico ter sido dado como solucionado, penso que é importante destacar alguns pontos:

  • O Linux Mint é baseado no Ubuntu LTS e conta com algumas customizações, enquanto o Pop mesmo na versão LTS introduz diversos pacotes mais modernos customizados pela System76. Então, se pegarmos as versões LTS de ambos, o Pop provavelmente teria algumas vantagens por trazer softwares mais atualizados como os drivers de vídeo e kernel que costumam ser atualizados mais rapidamente do que no Mint “equivalente” e quando falamos de jogos, isso pode ser um grande diferencial.

Se para você não for um problema esperar mais para receber algumas atualizações, utilizar distros LTS para jogar certamente é uma opção viável.

:vulcan_salute:

6 curtidas

Bom para mim não é problema dependendo do tempo…

Geralmente em quanto tempo o Mint atualiza os pacotes em relação ao Pop_Os?

As duas distros não possuem uma janela 100% exata de lançamentos, por exemplo, o Pop!_OS 20.04 foi lançado alguns dias após o Ubuntu LTS e vem recebendo atualizações desde então. Já o Mint lançou ao menos 3 “versões” do seu sistema operacional no mesmo período.

É meio complicado tentar fazer uma paridade direta entre as duas distros.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Vulgo o “rebrand” que eles dão para os point releases do Ubuntu LTS?

1 curtida

Acho que entendi, os dois estão numa linha constante sendo que há uma diferença;
PopOs:
---------------------------------------------------------------
Linux Mint:
--------------------------------------------------
A diferença entre elas não seria tão discrepante para jogos acredito certo?

(Perdão se faço perguntas desnecessárias ksks, estou mais estudando mesmo)

Tem vários depende, como o ponto que eu já citei antes. Mas minha sugestão é que você faça alguns testes em VMs ou no seu hardware real. Somente assim conseguirá formar uma opinião e entender em quais cenários estas distros conseguem ou não te atender.

É apenas a mecânica que eles escolheram para diferenciar seus lançamentos, na prática, não faz diferença.

:vulcan_salute:

1 curtida

Não. Particulamente eu gosto mais do fluxo de atualizações do Pop!_OS, por trazer um Kernel mais atualizado em relação ao Mint que, se não me falha a memória, ainda vem de fábrica com o 5.4. Se buscas por um sistema com, na teoria, diferença na hora de jogar, o jeito é adotar rolling release, especialmente se sua gráfica for uma Radeon ou Intel.

1 curtida

Ta aí, vou parar de ficar especulando e testar logo, vou tomar coragem pra estudar partições, vlw…

Hum, pra falar a verdade prefiro mais um sistema em que eu possa jogar com menor probabilidade de erros ou dificuldade (mesmo que as vezes sejam inevitáveis, claro), provável que eu fique com a Lts do PopOs, pois tem um ótimo suporte e pelo que vi é boa pra jogar em questão de atualizações.

Não que a rolling release tenha erros, é mais que eu prefiro a lts mesmo…

1 curtida

Temos várias discussões sobre isso aqui no fórum, é só dar uma pesquisada.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Sou fã do Linux Mint, mas vejo o Pop!_OS em vantagem para jogos, exatamente porque seus desenvolvedores dão mais ênfase às atualizações e oferecem ISO customizada dependendo do componente gráfico.

Vulkan não é fornecido pelo Kernel Linux a implementação do Vulkan depende do fabricante.
Para Intel e AMD e Nouveau o Vulkan é implementado pelo Mesa3D.
Já a Nvidia com com seu driver proprietário é implementado pelo driver em si.
A Nvidia é a única que é diferente no driver.

Linus Torvalds ama a Nvidia, a melhor empresa que existe para o mundo Linux. :joy:

Perdão não resisti a este comentário bobo… :sweat_smile:

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.