A próxima versão do kernel, o Linux 6.17, pode vir com um novo configurador gráfico, o Gconfig, que utiliza a biblioteca GTK3. Isso representa uma modernização na forma como as opções de compilação do kernel são apresentadas e gerenciadas graficamente.
Atualmente, o kernel Linux oferece algumas interfaces gráficas para sua configuração, como o xconfig (baseado em Qt) e o gconfig (baseado em GTK2). No entanto, o original, que usava GTK2, está obsoleto e não é mais mantido, pois o GTK2 em si não é mais suportado.
A mudança traz uma série de benefícios, pois o GTK3, oferecendo uma interface moderna e alinhada com os novos padrões visuais, tornando a configuração do kernel mais agradável e intuitiva. Ambientes de desktop Linux modernos, como GNOME, XFCE e outros, são construídos com GTK3 (ou GTK4), o novo Gconfig deve funcionar de forma mais consistente.
Para desenvolvedores do kernel e pros que compilam seus kernels, o novo Gconfig oferecerá uma experiência aprimorada, ajudando a navegar nas opções de forma mais eficiente. Embora a maioria dos usuários não precise compilar o kernel, essa atualização é um exemplo do esforço contínuo da comunidade Linux em modernizar suas ferramentas e manter o ecossistema robusto e relevante.
Nem me lembro quando foi a última vez que precisei compilar o kernel.
Quado começaram a ser usadas as placas de rede WIFI para acesso à Internet, era necessário compilar o kernel para fazer com que as placas funcionassem no Linux. Faz tempo…
Mó porre ficar naquele menu dialog do make menuconfig tirando os componentes e colocado componentes, de tirar coisa errada o sistema nem liga mais ou fica um lixo o desempenho.
esse aí. acho que podia ser em Qt ou gtk. não me lembro mais. a única coisa que me lmebro é que, depois que compilava kernel, via q n tinha utilidade nenhuma para minha necessidade de usuário “comum”. mas foi bom aprender, pelo conhecimento em si. d qqr forma, essa filosofia “faça você mesmo” foi-me útil na vida profissional, pois me acostumei a resolver por mim mesmo, ou seja, buscando informação de como resolver problemas na informática.
Eu particularmente já até tentei usar o xconfig e o gconfig, mas acho eles terríveis comparados ao bom e velho menuconfig, que além de ser extremamente leve, rápido, poderoso e simples.