Kernel 6.17 poderá vir com nova GUI (Gconfig) para recompilação

A próxima versão do kernel, o Linux 6.17, pode vir com um novo configurador gráfico, o Gconfig, que utiliza a biblioteca GTK3. Isso representa uma modernização na forma como as opções de compilação do kernel são apresentadas e gerenciadas graficamente.

Atualmente, o kernel Linux oferece algumas interfaces gráficas para sua configuração, como o xconfig (baseado em Qt) e o gconfig (baseado em GTK2). No entanto, o original, que usava GTK2, está obsoleto e não é mais mantido, pois o GTK2 em si não é mais suportado.

A mudança traz uma série de benefícios, pois o GTK3, oferecendo uma interface moderna e alinhada com os novos padrões visuais, tornando a configuração do kernel mais agradável e intuitiva. Ambientes de desktop Linux modernos, como GNOME, XFCE e outros, são construídos com GTK3 (ou GTK4), o novo Gconfig deve funcionar de forma mais consistente.

Para desenvolvedores do kernel e pros que compilam seus kernels, o novo Gconfig oferecerá uma experiência aprimorada, ajudando a navegar nas opções de forma mais eficiente. Embora a maioria dos usuários não precise compilar o kernel, essa atualização é um exemplo do esforço contínuo da comunidade Linux em modernizar suas ferramentas e manter o ecossistema robusto e relevante.

5 curtidas

Nem me lembro quando foi a última vez que precisei compilar o kernel. :thinking:
Quado começaram a ser usadas as placas de rede WIFI para acesso à Internet, era necessário compilar o kernel para fazer com que as placas funcionassem no Linux. Faz tempo…

3 curtidas

Hoje em dia nem compensa mais compilar, a diferença, se existir, não vale a pena

2 curtidas

Eu concordo, realmente não vale mais compilar Kernel, é melhor ter um kernel como o Xanmod

1 curtida

minha última vez foi na época do slackware 10. rsrs

2 curtidas

Compilar kernel e interface gráfica são coisas que não combinam. Os malucos que gostam disso certamente continuarão no make menuconfig

4 curtidas

Mó porre ficar naquele menu dialog do make menuconfig tirando os componentes e colocado componentes, de tirar coisa errada o sistema nem liga mais ou fica um lixo o desempenho.

2 curtidas

eu utilizava uma interface em Qt, quando usava o kde versão 3.X. nunca usei o menuconfig

o problema principal é que o kernel oficial é tão patcheado que o vanila é praticamente imprestável sem eles.

Teve uma época que até utilizei o xconfig

1 curtida

No arch tem o linux-ck, mas sinceramente nem sei a difetença hoje em dia

esse aí. acho que podia ser em Qt ou gtk. não me lembro mais. a única coisa que me lmebro é que, depois que compilava kernel, via q n tinha utilidade nenhuma para minha necessidade de usuário “comum”. mas foi bom aprender, pelo conhecimento em si. d qqr forma, essa filosofia “faça você mesmo” foi-me útil na vida profissional, pois me acostumei a resolver por mim mesmo, ou seja, buscando informação de como resolver problemas na informática.

1 curtida

Eu particularmente já até tentei usar o xconfig e o gconfig, mas acho eles terríveis comparados ao bom e velho menuconfig, que além de ser extremamente leve, rápido, poderoso e simples.

2 curtidas