Kernel 6.10 no Debian Bookworm e Patchs da Intel

Decidi continuar a discussão por aqui do tópico original para não sair muito do assunto daquele tópico. E respondendo o @Rimana21

Vi aqui, o Kernel 6.10 existe no repositório Backports do Debian, que é o “Pai” do Peppermint. Instalei o Debian 12 (que é a base do Peppermint) em uma VM para vermos isso. Inicialmente, o Debian 12 está com o Kernel 6.1.

Depois alterei a sources.list, adicionando essa linha

deb http://deb.debian.org/debian bookworm-backports main contrib non-free non-free-firmware

Com isso, dei um sudo apt update

Assim, o Kernel 6.10 já estava disponível para ser instalado.

E como já estava disponível, dei um sudo apt install linux-image-6.10.11+bpo-amd64para instalar o novo Kernel

Também aproveitei para ver os Headers instalariam, e eles instalaram com sucesso.

Reiniciei a máquina virtual, e já estava lá no Grub o Kernel 6.10.11

E voilà. Kernel 6.10.11 instalado.

Se funcionou para o Debian, provavelmente funcionará para o Peppermint.

Então, @aguamole se eu mudar para o Kernel Low Latence, eu terei uma melhora no uso de CPU e um Kernel mais otimizado para Intel?

E esse Kernel afeta o consumo de bateria do Notebook?

Como aplica esses Patchs? Ou e melhor ir naquela de “se está funcionando, melhor não mexer”?

2 curtidas

Instalou fora do tasksel?
Fontes tão diferentes do padrão

2 curtidas

Instalei usando o Debian Netinstall e já na instalação, selecionei o XFCE.

1 curtida

Não, o kernel low latence não é otimizado em relação a CPU mas sim a forma que ele trabalha com multiprocessos, o kernel padrão ele tem que ter uma boa distribuição de seu tempo entre os processos para que todos os processos não fiquem muito tempo congelado, mas como o desktop o usuário mexe em 1 ou no máximo 3 processos diferentes não faz sentido os processos em segundo plano consumirem tempo de processamento se eles não estão em utilização no momento, é esse o propósito do low latence aumentar o tempo em que os processos ficam congelados para que a CPU não perca tempo de processamento ocioso durante a troca de processo.
É que toda a vez que a CPU alterna de processo ele tem um pequeno atraso(fica parado sem fazer nada) esse atraso é processamento perdido(recurso) que poderia estar sendo utilizado em um processo útil, e adivinha onde essa otimização de evitar desperdiço de recurso é vantajoso, isso mesmo, em desktop.
Não é que os servidores não seja bom evitar de perder recurso, mas é que em servidores quanto mais próximo de em tempo real os processos serem processados melhor só que como o usuário de desktop só usa 1 programa por vez os outros processos em background não interessa.

3 curtidas

Obrigado rapaz.
Primeiramente vou instalar uma máquina virtual, fazer essas instalações no peppermint virtual antes de adicionar o kernel para o sistema físico. Puxa vida vai ser um baita presente de natal se o kernel 6.10 funcionar no peppermint.

3 curtidas

Uai, na verdade o low latence não vai mudar em nada o consumo de bateria, como eu expliquei ele só é modificado no tempo em que o CPU vai passar em todos os processos, tipo, se tem 5 processos na maquina e em cada processo o Linux generic passar 1 segundo e desperdiçar um total de 1 segundo de processamento parado sem fazer nada, já o low latence pode tipo passar 5 segundos em cada processo e não e não ficar parado sem fazer nada, percebe que mesmo que se tenha uma otimização de bateria será tão insignificante que não faz diferença.

2 curtidas

Se vc executar apt install -t bookworm-backports linux-image ele instala a versão atual, provavelmente a 6.12, mesa e outros pacotes estão tbm disponiveis no backport para update de versão

1 curtida

Deu pra entender melhor sobre o Low Latency. Acho que eu irei testar ele no Xubuntu que está no HDD para ver como isso se sai. Só teria que ver como instalar ele no Arch.

E tem alguma diferença do Low Latency para o Zen, que o Arch oferece?

Tinha ficado mais com essa dúvida, pois eu nunca fui muito além do Generic, que as distros oferecem.

Aparentemente o Rimana teve problemas com o Kernel 6.12. Por isso, fiz essa indicação de como instalar o 6.10.

É sempre bom dar uma testada numa VM antes de aplicar no seu sistema principal. Mas creio que ele vá funcionar no seu Hardware. Ou se você tiver um espaço sobrando no seu HD/SSD (ou um HDD/SSD e uma daquelas cases m.2/SATA para USB), você pode fazer outra instalação do Peppermint e testar em Hardware real.

1 curtida

Rapaz, eu farei o teste essa semana mesmo, Hds IDE/SATA e SSDs eu tenho de sobra.
Só não faço os testes agora porque estou assando uma carne com a família aqui na laje com o paredão de som e o peppermint tá sendo o DJ

2 curtidas

Na minha distro tenho 234 processos em segundo plano, destes 234… 137 estão desativados aguardando para serem ativados e olhe que estou com o vivaldi, audacious e pastas com músicas soando no meu equipamento de som e o peppermint fazendo a festa.

E a CPU quase nem se esforça tanto.

2 curtidas

Rapaz, eu não faço ideia.
Tem que ver os benchmarks.
Eu te expliquei tecnicamente sobre o low latence, mas teria que ver benchemark tmb.

1 curtida

Tem que ver se vc precisa de processo em background em tempo real, mas provavelmente vc é apenas mais um usuário comum, que só escuta musica e faz alguns trabalhos profissionais e é isso, os outros processos só faz gordura.

2 curtidas

Rapaz, eu achei o kernel no synaptic
Pode fazer a instalação por aqui ?

1 curtida

Sim. Fiz a instalação pelo APT, pois gosto de gerenciar os pacotes do Debian por linha de comando mesmo.

1 curtida

@Rimana21 Agora é a hora de saber se a equipe do Debian fez a compilação compatível com sua CPU, reinicia e vamos descobrir.

1 curtida

Boa noite rapaz.

Deu zebra aqui.
As informações do debian não bate com a do peppermint tanto na “sources.list” como no “Synaptic”

Outra coisa, o seu kernel 6.10 do debian não bate com kernel 6.10 do peppermint no synaptic

O kernel informado é o linux-image-6.10.11+bpo-amd64 enquanto que no meu é o linux-image-6.10.11+bpo-amd64-dbg

Depois fiz mais buscas detalhadas e finalmente consegui achar o kernel correspondente ao seu.

A pergunta é Pode instalar sem modificar o sources.list ?

1 curtida

Esse aí aparentemente tem algo a ver com Debug. Isso consta na própria descrição do pacote.
image

Se está disponível, instale sem modificar a sources.list. Falei do Backports, pois no site do Debian, mostra que ele existe no Backports.

Rapaz, eu vou instalar esse kernel agora.
Já fiz o backup dos meus dados, desejo sorte ao peppermint.

1 curtida

Não deu certo, o peppermint rejeitou o kernel 6.10 e fez o downgrade do kernel 6.10 para o 6.1 usando o xdaily no terminal, eu acho que é um sistema de defesa dele.

E automaticamente ele fez a remoção do kernel antigo.
Bom é isso.
Obrigado rapoelho a brincadeira foi divertida.

2 curtidas

Poxa, é uma pena que não tenha dado certo :confused: