Kernel 5.8 é um dos maiores lançamentos da história


Linux Torvalds, criador do kernel Linux, afirma que a versão 5.8 será um dos maiores lançamentos de todos os tempos!

Ao apresentar o candidato a lançamento, Torvalds disse que ele estava lá em cima, vom a versão 4.9, que atualmente é o maior lançamento. O kernel 4.9 era “artificialmente grande” devido a fatores especiais, enquanto a versão 5.8 é “mais abrangente”.

Torvalds disse: "O desenvolvimento está realmente em todo o lugar: há toneladas de trabalhos e limpezas essenciais, mas também há muito trabalho no sistema de arquivos e, obviamente, todas as atualizações usuais de drivers também. Além disso, documentação e arquitetura funcionam. Modificamos cerca de 20% de todos os arquivos no repositório de código-fonte do kernel. Essa é realmente uma porcentagem bastante grande, e enquanto alguns deles são escritos em script, no geral é realmente o mesmo padrão: 5.8 simplesmente viu muito desenvolvimento "

Mesmo o código de kernel sendo gigante, apenas uma pequena parte dele acaba em algum sistema individual, pois o código do kernel tem conteúdo desde o primeiro chip e hardware que ele suporta. Greg Kroah-Hartman, mantenedor do kernel, disse que “um laptop comum usa cerca de 2 milhões de linhas de kernel de 5.000 arquivos para funcionar corretamente”. Na época, havia 25 milhões de linhas de código no kernel, enquanto agora existem mais de 28 milhões.

Você pode ver um o que há de vir no kernel 5.8 em um resumo das alterações feito por Michael Larabel, da Phoronix.

Segundo linus Torvalds o kernel 5.8 está entre os melhores, apesar de não ter nada de novo.

O que você acha desse lançamento? Deixe aí nos comentários, e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

Fonte:Bigger than big: Linux kernel colonel Torvalds claims 5.8 is 'one of our biggest releases of all time'

6 Curtidas

Geralmente mais mudanças significam mais bugs. Prevejo um lançamento bastante problemático para esse Kernel, mas que renderá muitos frutos mais pra frente.

3 Curtidas