Kernel 5.14 ganha candidato de lançamento

Enquanto algumas distribuições Linux estão correndo atrás de atualizar seu kernel para a versão 5.13, o lançamento estável mais recente até o momento, Linus Torvalds, criador e um dos desenvolvedores do Kernel, anunciou a primeira release candidate da versão 5.14.

Liberado para teste público, o kernel Linux 5.14 RC1 conta com cerca de 13 mil commits de aproximadamente 1650 desenvolvedores. Assim como em suas versões anteriores, existem grandes mudanças para melhorar ainda mais a experiência de usuários com hardware AMD (principalmente GPUs).

A nova versão do kernel também conta com drivers atualizados, oferecendo suporte a hardwares modernos, sistemas de arquivos aprimorados, melhorias de rede, agendamento e VMs. Por último, mas não menos importante, também temos atualizações de documentação e ferramentas.

A versão final do kernel deverá chegar no final de agosto ou começo de setembro, dependendo de quantas releases candidates forem lançadas. Caso você queira, é possível baixar esta versão através do site kernel.org, mas lembrese de que esta é uma versão de pré-lançamento e NÃO deve ser utilizada em uma máquina de produção.

Confira o lançamento oficial do Kernel por aqui:

http://lkml.iu.edu/hypermail/linux/kernel/2107.1/02943.html

4 curtidas

Essa versão do kernel vai ser bem interessante devido as melhorias presentes para sistemas de arquivos ext4, xfs, btrfs, f2fs, jfs (principalmente ext4 e xfs).

Eliminaram suporte aos IDEs.

3 curtidas