Kernel 5.10 no Solus

Percebi hoje, ao reinstalar o Solus, que o mesmo já se encontra no kernel Linux 5.10.1-162.

(feliz natal)
4 curtidas

Vergonha, Arch, vergonha, ainda está no 5.9.14!

4 curtidas

E por que será, hein? Estou querendo ver se esse kernel faz alguma diferença pra minha máquina.

2 curtidas

Provavelmente porque não tem nada de segurança muito crítico nele. O único kernel que eu não vi ficar um tempão de molho no testing foi o 5.9 (porque ele corrigia aquela grande vulnerabilidade no Bluetooth). Falando em testing, o repo Testing do Arch já tem o 5.10.2.

2 curtidas

No Garuda já está no 5.10 e ele é Arch
Aqui, ó:

É que o Garuda tem um repo/“PPA” próprio (e o kernel deles tem umas modificações do TkG). Nos repos do Arch tá ainda no 5.9.14.

3 curtidas

Esse 5.10 veio com melhorias bem legais no driver da AMD, aqui no arch (artix, mais especificamente), estou usando o 5.10-TKG do chaotic-aur.

2 curtidas

Eu tenho esse repo e nem sabia que eles compilavam. E muito menos sabia que eles tinham pacotes específicos para cada arquitetura.

Gentoo de baixo custo (de tempo), aí vou eu!

1 curtida

O chaotic-AUR anda tendo uns problemas, segundo o Garuda Forum:

1 curtida

Sim, mas os pacotes voltarão ao repositório em breve

1 curtida

Pelo aviso ali, bem devagar e talvez não todos (esperemos que não)
Estou no Garuda neste momento escrevendo esta resposta e segurando os updates pelo reparo no Chaotic-AUR…

Bah, eu configurei e compilei o 5.10 anteontem daí descobri que não compilava o ZFS da versão estável nele, só no 5.9… Daí configurei tudo pro 5.9 e vou aguardar até o zfs 0.8.6 compilar nele.

— edit
gentoo aqui.

1 curtida