Percebi hoje, ao reinstalar o Solus, que o mesmo já se encontra no kernel Linux 5.10.1-162.
Vergonha, Arch, vergonha, ainda está no 5.9.14!
E por que será, hein? Estou querendo ver se esse kernel faz alguma diferença pra minha máquina.
Provavelmente porque não tem nada de segurança muito crítico nele. O único kernel que eu não vi ficar um tempão de molho no testing foi o 5.9 (porque ele corrigia aquela grande vulnerabilidade no Bluetooth). Falando em testing, o repo Testing do Arch já tem o 5.10.2.
No Garuda já está no 5.10 e ele é Arch
Aqui, ó:
É que o Garuda tem um repo/“PPA” próprio (e o kernel deles tem umas modificações do TkG). Nos repos do Arch tá ainda no 5.9.14.
Esse 5.10 veio com melhorias bem legais no driver da AMD, aqui no arch (artix, mais especificamente), estou usando o 5.10-TKG do chaotic-aur.
Eu tenho esse repo e nem sabia que eles compilavam. E muito menos sabia que eles tinham pacotes específicos para cada arquitetura.
Gentoo de baixo custo (de tempo), aí vou eu!
O chaotic-AUR anda tendo uns problemas, segundo o Garuda Forum:
Sim, mas os pacotes voltarão ao repositório em breve
Pelo aviso ali, bem devagar e talvez não todos (esperemos que não)
Estou no Garuda neste momento escrevendo esta resposta e segurando os updates pelo reparo no Chaotic-AUR…
Bah, eu configurei e compilei o 5.10 anteontem daí descobri que não compilava o ZFS da versão estável nele, só no 5.9… Daí configurei tudo pro 5.9 e vou aguardar até o zfs 0.8.6 compilar nele.
— edit
gentoo aqui.