Olá pessoal
Gosto de usar o Kdenlive mas percebi que ele não usa a gpu para renderizar, eu tenho uma RTX 3060
Em configurações tem a opção de renderizar por hardware (Processamento do GPU (biblioteca Movit)) mas não está selecionável, não sei o que é essa biblioteca movit mas sei que posso instalar, só não sei como
tentei usar o Davinci Resolve, que parece ser bem melhor, mas quando eu tento adicionar os arquivos eles não aparecem. Tentei usar o Shotcut e tambem não usa GPU
Estou usando Manjaro
Se alguém puder me ajudar agradeço desde já
Salve @smfarias, tudo bem contigo?
Para usar a aceleração de hardware além do driver proprietário você também precisa instalar o CUDA. Que eu me recorde o comando abaixo instala o básico, mas você pode consultar a Arch Wiki para ver como instalar todos os pacotes necessários.
sudo pacman -S cuda

1 curtida
Instalei o Movit pelo Pamac e o CUDA com o comando que você me passou mas não adiantou, a opção continua não selecionável e a renderização continua sendo feita pelo processador, um video FHD renderizando a 30 fps
Mas vou procurar no Arch wiki como você recomendou
Obrigado
Olá!
Observe que o Movit é uma biblioteca pra tentar usar aceleração gráfica via GPU para processamento em tempo real sobre efeitos e playback na timeline. Algo que vai precisar ser bem melhor acoplado e aperfeiçoado no Kdenlive.
Quanto a renderização para exportação o que vocẽ precisa ter é além do CUDA, driver nvidia ter o ffmpeg (backend do mlt) compilado ou já os binários com o suporte ao nvenc. O que atualmente acredito todas distros recentes já usam o ffmpeg assim.
Dito isto, na hora de exportar você precisa selecionar o profile que de fato vai utilizar o nvenc, tipo o h264 prra nvenc. Caso contrário vai ser sempre via soft. E importante observar que mesmo utilizando o nvenc, dependendo do tipo e qualidade de efeitos o processo de renderização não conseguirá ser totalmente acelerado, mas ainda sim terá apoio da GPU.
3 curtidas
No Kdenlive acesse Configurações - Executar o assistente de configuração. Nessa opção você poderá verificar se o Kdenlive consegue acessar a GPU.
Como o @aarProTech informou, no momento de renderizar o projeto você precisa selecionar as opções em Hardware Accelerated.
Usando o nvtop é possível acompanhar se o encode pela GPU está funcionando.
Não tenho o pacote cuda instalado no sistema, possuo somente o drive proprietário da Nvidia (nvidia-open - uso o pacote para o kernel stable) e efetuei as configurações recomendadas na wiki.
Instalo o Kdenlive com os seguintes pacotes:
kdenlive, ladspa, opencv, qt6-imageformats, ffmpeg, movit e rtaudio.
Uso um notebook com integrada Intel e dedicada Nvidia 3050. O sitema é o Arch Linux com Gnome (wayland).
O driver Nvidia está instalado e atualizado 550.107.02
Cuda também instalado
Uso um dessas opções para renderizar

Ele mostra que está ativado
E desses só não estava instalado o rtaudio

Vou tentar de novo
Tentei novamente inclusive com a opção NVENC H264 VBR, mas continua a 32fps e a GPU em 5%
Acho que se eu quiser renderizar pela GPU cou precisar trocar por uma AMD, na verdade eu quase ia comprar uma RX 6600 mas preferi a RTX 3060 por causa dos 12GB, do NVENC (que ironia), e pra usar o Stable Diffusion que só tem suporte a Nvidia
Ainda não tentei editar videos no Windows, tenho ele instalado mas quase não uso, talvez seja uma solução, só vou precisar ter paciencia com os travamentos 
Obrigado a todos, se alguém tiver mais alguma sugestão será bem vindo
Salve @smfarias, tudo bem contigo?
Para usar aceleração por hardware Nvidia é muito mais negócio do que GPUs da AMD, minha sugestão é que você teste outros programas para edição antes de trocar de hardware.
Antes de começar a usar o Davinci Resolve usei o Shortcut por um bom tempo, ele era o único que oferecia bom suporte a decodificação acelerada por hardware. Ele é meio espartano em algumas coisas, mas é bastante funcional também.

Já testei o Shotcut antes e deu no mesmo, mas testei pouco. Depois vou tentar de novo, talvez dê certo, valeu 
Estou no Garuda no momento, mas como a base é parecida eu resolvi testar o KDEnlive. Ele detectou minha GPU sem problemas (3060 ti). Testando com um vídeo qualquer aqui, dá para ver que ele começou a usar a GPU assim que mandei renderizar, então, possivelmente alguma coisa na sua instalação não está legal.

1 curtida
Eu acabei de reler o post inteiro para tentar entender o que poderia estar ocorrendo, e me parece que está rolando uma confusão. Você precisa selecionar as opções marcadas como “aceleradas por hardware” na opção de Renderização para que o KDEnlive use sua GPU corretamente.
Qualquer outra opção, não vai utilizar a aceleração de hardware - não importa qual codec você selecione.
–
Outro ponto, a tela em Preferências / Reprodução é relacionada com o áudio e não usa aceleração por hardware. Você pode verificar se o KDEnlive está enxergando corretamente os codecs acelerados na aba “Preferências / Padrão do Projeto” - na opção “perfil de visualização da linha de tempo”. Depois dá uma conferida aí.

1 curtida
Verifiquei essas opções, está tudo nos conformes
Testei combinações diferentes dessas opções e nada
Talvez o prblema esteja no Manjaro, não sei. Usei o Garuda por um tempo e gostei mas não lembro de ter editado vídeos nele, vou testar em uma nova instalação dele e depois volto aqui 
Pelo visto o problema é com o Manjaro mesmo, instalei o Garuda e testei, nem precisei configurar nada, ele renderizou a 200 fps com os mesmos parâmetros de antes. Visto que agora eu vou precisar sempre editar vídeos acho que vai ser melhor voltar a usar o Garuda
Obrigado Eddie e todos que comentaram
4 curtidas
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.