Kdenlive, movit e aceleração de hardware Ubuntu 25.10

Pessoal, existe alguma solução para a falta de aceleração de GPU no Kdenlive? Vi que é algum problema com a movit library. busquei algumas formas para solucionar, e mesmo com o kdenlive reconhecendo minha GPU (RTX 3050 laptop) ela nunca é usada. Nem no playback nem no render.
Até mesmo para recodificar os videos com taxa de atualização variável pelo método que tem o Nvidea o uso não passou dos 6%.

Talvez vc tenha esquecido de instalar os drivers proprietários dele, pq infelizmente a Nvidia n fornece o código fonte dos seus drivers…
Para instalar faça o seguinte:

1 - Abra o menu de aplicativos e pesquise por “Software e Atualizações” (Software & Updates);

2 - Na aba “Drivers Adicionais” (pode demorar um pouquinho pra abrir) instale o driver de maior número e proprietário.

3 - Reinicie.

O suporte a aceleração por hardware ainda é experimental no KDEnlive, nas configurações em “Padrões de projeto” você vai encontrar opções para usar os recursos de GPU na linha de edição.

Se você clicar no menu Configurações e depois em “Executar Assistente de configuração”, KDEnlive vai tentar detectar os recursos do seu computador e ajustar a configuração da forma mais adequada.

Agora falando especificamente de laptops com gráficos híbridos, provavelmente você vai precisar configurar o KDEnlive, forçando que ele utilize a 3050 ao invés do gráfico integrado.

Qual distro você está usando?

:vulcan_salute:

Eu tenho a mesma placa (RTX 3050) no meu caso estava utilizava USB-C DisplayPort 1.2 para meu monitor 144hz e a Nvidia nunca passa de 0%…

Troquei o cabo para o HDMI 2.0 e Nvidia começo a se usada entre 25% - 55%.

Ubuntu 25.10