Kdenlive e Gnome-Shell em conflito

Olá,
Ao (tentar) editar um vídeo no Kdenlive, sobre o Gnome-shell, o editor, depois de algum tempo, congela ou só certas áreas do programa é que apresentam funcionamento correto (p. exemplo: timeline congelada, mas preview no 2º monitor a funcionar normalmente).
A maior parte das vezes chega a, automaticamente, terminar sessão. Quando volto a iniciar sessão o reportador de bugs indica “Gnome-Shell saiu inesperadamente!”. Tento editar o projeto de novo, e em cerca de 5/10 minutos o mesmo acontece. Testei com todas as versões do kdenlive disponíveis no website oficial (flatpak e appimage) e o mesmo ocorreu.
Visto que o erro era do gnome, decidi instalar somente o desktop lxqt, para testar, e com esta interface ainda nunca me ocorreu tal problema.

É certo que não gosto do ambiente lxqt, e já são alguns anos habituado com o workflow do gnome, por isso, existe alguma solução/modificação que possa fazer para (voltar) a conseguir editar com o kdenlive no gnome?

Ultimamente, quando guardo um projeto e fecho o GIMP, o recuperador deste software aparece e diz que crashou (mas nunca percebi nenhum bug), quando uso o gnome-shell. No lxqt nunca apareceu esta mensagem. Terá alguma coisa a haver? Alguma falha em comum?

(Fedora 39 Workstation, todos os pacotes estão atualizados)

Estou a aprender e aos poucos a migrar para o Davinci Resolve, mas dada a urgência do projeto estou a editar no Kdenlive, porque conheço bem este software.

Alguma extensão no GNOME?

vc pode tentar o kdenlive via flatpak ou snap. experimente e veja se o problema n ocorre.

Algumas…

• Appindicator ans Kstatus
  • Bluetooth Quick Connect
  • Blur my Shell
  • Caffeine
  • Dash to Dock
  • GTK4 Desktop Icons NG (ding)