KDE quer criar o KDE OS para computadores OEM e usuários avulsos

A Fundação que cuida do KDE vai criar uma janela popup, no desktop, para pedir doações para manter o serviço. E a novidade virá com a versão 6.2 do Plasma.

(Imagem original do autor do artigo)

Entre os objetivos de sempre: pagar salários, contratar pessoal especializado, pagar hospedagem etc, querem criar o KDE OS, para instalação OEM e todos que desejem mudar para o pinguim.

Já passou da hora dos usuários contribuírem com o que puderem. Não é mesmo? Eu já contribuí. Pode ser por paypal ou cartão de crédito.

Mais informações no artigo original e também no blog do KDE.

6 curtidas

Doações funcionam em países desenvolvidos para este tipo de projeto, mas aqui e em outros locais a melhor maneira de arrecadação é a venda de produtos licenciados; é mais fácil por exemplo um brasileiro dá 50, 100 ou 200 dólares ao projeto comprando algum produto que simplesmente doando ao mesmo. A Comunidade KDE Brasil poderia por exemplo importar produtos que hj são inviáveis de adquirirmos aqui, pelo valor da importação e/ou indisponibilidade de ser enviado ao país. Apesar que contribuiria sem problema algum por gostar do projeto e ser usuário KDE.

Doações mais vultuosas são feitas quando são dedutíveis no Imposto de Renda. As doações atuais pro KDE vão para uma fundação sediada na Alemanha, então os alemães conseguem essa benesse. Não sei se a legislação brasileira permite uma fundação sem fins lucrativos para software livre como aplicável para deduções, sei que instituições de caridade podem.

Seria bem interessante ter uma fundação brasileira do software livre funcionando com doações e empregando brasileiros para contribuições em projetos de grande envergadura! Ou talvez já tenha e eu não sei!

1 curtida

Se vocês tiverem uma conta avenue, lá vocês podem converter reais em euros, ai sim podem doar para o KDE.