KDE Plasma vem ganhando cada vez mais espaço no ecossitema Linux

Olá a todos, atualmente uso o MINT CINNAMON, e faz tempo que gostaria de experimentar o KDE, será que dá para instalar no MINT?

Pergunto isso, pois gosto muito da estabilidade do MINT, e pretendia continuar com ele.

Ou pode dar algum pau?

Gostaria da opinião de vocês.

Acho que o KDE não é mais atualizado nos repositórios do Mint. Se você instalar, provavelmente vai ser uma versão antiga.

Sempre usei sistemas em gtk, mas instalei já algum tempo o kde e não me arrependo.

1 curtida

Salve, @RonaldoTH

Ano passado, eu instalei o KDE Plasma em um Mint Xfce – por ser mais fácil remover o Xfce. – Anotações: aqui.

Você vai ver, no subtítulo “Upgrade do Mint 22.1 Xia para 22.3 Zena”, que algumas coisas não são perfeitas – pois o Mint não testa “upgrade com KDE”.

Infelizmente, o KDE dos repositórios “Buntu 24.04 LTS” é o KDE 5.27 – e não existe previsão de quando o Mint lançará versão de base “Buntu 26.04 LTS”.

1 curtida

KDE é ótimo, muito bonito e rápido. Porém não consigo usar, fico preso no paradoxo da escolha. São tantas opções e etc. que, ou fico sem saber o que fazer, ou fico fuçando demais.
No final acabei ficando no gnome.

Ele parece muito o novo Launchpad do macOS :slight_smile:

1 curtida

eu e porque gosto muito do cinnamon mas foi porque foi a primeira interface que vi porque usei linux mint cinnamon porque meu notebook antigo e bem fraco

Não creio que quebra o sistema, mas vc terá problemas de coerência entre GTK vs Qt. E isso causa perda de consistência visual. Uma hora a janela de um app pode abrir de uma forma e de outro completamente distinta, com problemas de escala, zoom, sombreamento, posição e tamanho de botões… minha experiência não foi legal e não recomendo ao menos que vc queira testar como fica msm.

Não sei se alguem aqui atualizou para o plasma 6.7, mas no meu fedora pelo menos ficou bem quebrado. Spectacle não está funcionando.

Instalando logo no lançamento corre esse risco. Mais correto esperar alguns dias.

2 curtidas

Foi atualização automatica, que eu nem sabia que tinha ativado.
Vivendo e aprendendo

A próxima atualização, que não deve demorar, vai limpar muitos bugs.

2 curtidas

No meu sistema (Fedora também) ficou estável, mas notei que o widget de color picker do Plasma ficou pequeno, ou menor do que costumava ser.

Boa noite gente. Eu instalei o KDE Plasma para ver se me adaptava ao uso dele, todavia, ao usar quebrou completamente minha forma de trabalhar, assim como não consegui fazer as coisas com a mesma facilidade que faço no Gnome. Simplesmente detestei o KDE Plasma. A interface é muito poluída e muuuuuuuuuuito Rwindows like pro meu gosto! Me deu até ansiedade usar KDE Plasma! Argh :nauseated_face: :face_vomiting: !

2 curtidas

No meu pc do trabalho não aconteceram os mesmos problemas, deve ser algo no meu ambiente. Estou pensando em reinstalar o fedora.

Plasma bigscreen liberado no Arch.
pacman -Sy plasma-bigscreen
Só combinar com o vacumtube e pronto kde smart tv :laughing:

2 curtidas

Saiu o Plasma 6.7.1. :wink:

2 curtidas

Preciso fazer uma retratação aqui rs. Depois que fiz essa atualização, como meu sistema ficou quebrado não voltei mais pra ele, no meu PC de casa fui usando um Debian XFCE que instalei para matar minha curiosidade sobre o XFCE e não tive tempo de ficar investigando o que era e no meu PC do trabalho o Fedora estava normal então sabia que era algo do meu ambiente.
Ontem finalmente tive tempo de investigar e descobri que o buraco era bem mais embaixo e o coitado do Plasma não tinha culpa de nada.

O culpado, na verdade, fui eu e um fantasma da minha antiga GPU. Há um tempo eu fiz uma troca de placa de vídeo, saindo de uma NVIDIA para o vídeo integrado da Intel, e achei que tinha limpado tudo. Só que o Fedora manteve os repositórios e alguns pacotes proprietários ali guardados.

Quando rodou essa grande atualização, o sistema acabou trazendo os drivers da NVIDIA de volta à ativa. O resultado? O Wayland e o Mesa tentaram usar recursos de renderização em cima de um hardware Intel antigo que nem suporte a isso tem. Isso gerou um conflito no D-Bus e quebrou totalmente o sistema de portais do Wayland, o que travava ferramentas nativas como o Spectacle e deixava até a renderização da minha tela toda esquisita.

Depois de dar um sudo dnf remove \*nvidia\*, desabilitar o repo no DNF e limpar os caches de renderização, o sistema reconheceu o driver nativo, o monitor se alinhou perfeitamente e o Spectacle voltou a funcionar instantaneamente.

2 curtidas

a vida tem os seus preferidos. rs

O cinnamon é muito bom quando o wayland tiver 100% implementado vou testar novamente com certeza.

1 curtida