KDE Plasma vem ganhando cada vez mais espaço no ecossitema Linux

Eu achei a configuração mas olha quanta opção tem. Achei meio confuso mas deu achar o que eu precisava. Esse monte de opção que acho meio poluído.

1 curtida

A versatilidade cobra um preço.

1 curtida

Mta gente reclama do “excesso” de opções e personalizações como se fosse obrigatório vc instalar e alterar uma centena de coisas.
O Plasma stock já vem pronto para uso. Muda uma cor aqui, uma fonte detalhe ali, algum outro detalhe acolá, não precisa reinventar a interface inteira. Pelo menos pra mim nos últimos 4 anos de Plasma tem sido assim.

7 curtidas

O inverso é verdadeiro sim!
Seria o mesmo que dizer que o xfce* não faz o que o kde faz.

O problema aqui é a abordagem, enquanto o plasma aposta numa pilha de configurações. O gnome-shell aposta em suas extensões para o mesmo fim.

A diferença é que tem um monte de usuário iniciante sendo empurrando pra um ecossistema novo.

E a adoção do KDE acaba sendo um deles.

Plenamente explicável dada a migração acentuada de gente do Windows para o Linux. O KDE Plasma tem uma lógica tradicional que reduz a curva de aprendizado para quem vem do Windows. Algo similar eventualmente poderia ocorrer com o DDE do Deepin caso houvesse uma grande migração de MacOS para Linux.

2 curtidas

Eu usei o gnome muito tempo como principal com somente uma extenção o appindicator e no arch por ser rolling isso sempre quebrava é até razoavelmente facil resolver mas fica chato com o tempo, dai veio o plasma 6 experimentei e só saio no dia q o gnome vier com appindicator por padrão😁.

1 curtida

Do tempo que uso GNOME nunca consegui quebrar ele com Arch.

O que exatamente “Quebrou”?

Foi o erro de numero de versão pela atualização das extençoēs serem atrazados.

Mas então a extensão quebrou, o GNOME quebrou ou o Arch quebrou por causa da extensão?

2 curtidas

Também uso ele aqui. Muito legal!

1 curtida

@Cleverson , achei legal seu relato, pois eu estava muito chateado pelo fato de o KDE que não estava funcionando após eu trocar a gpu nvidia por uma AMD (isso msm! louco neh). E usei o Ubuntu por um mês enquanto não conseguia resolver. Tive uma experiência com o GNOME do tipo “eu não me importo o que está lá, só funciona”. Para a minha surpresa, depois que consegui resolver e voltar para o Kubuntu (que já usava a mais de 1 ano), desinstalei e coloquei o Ubuntu novamente. Senti falta desse “não mexo em nada e não preciso”. Ainda não sei se só quero tentar algo novo, ou se vou ficar mais tempo no GNOME. O tempo vai dizer. Mas me identifiquei com sua forma de explicar o que é o GNOME.

Continuo achando o KDE fantástico, mas senti essa vontade de ficar mais um pouco no GNOME… e sempre “desgostei” dele rsrsrs.

Mas não faz

Extensões funcionam de forma diferente não tem o mesmo fim, por acaso Arc Menu funciona com dash-to-panel então é uma diferença de natureza de funcionamento e não só de abordagem

1 curtida

Já passei por Gnome, Plasma e Openbox e hoje estou no XFCE. E ele é exatamente isso: um simples bem feito.

Em comparação com o KDE, qualquer coisas é pouco configurável xD

Desses, é o XFCE quem oferece mais opções de configuração. Por exemplo: uma das opções do XFCE e que não consegui encontrar no Mate são as margens do espaço de trabalho.

Isso só tem no LXDE/LXQt porque o gerenciador de janelas dele é o Openbox.

Só que a diferença é que, o Gnome atualiza e as suas extensões quebram porque não são compatíveis com a nova versão.

Usei o Gnome por um ano e passei por quatro versões: 42 (Ubuntu 22.04), 45 (Ubuntu 23.10), 46 (Ubuntu 24.04 e Crystal Linux) e 47 (Crystal Linux). Em todas essas atualizações, extensões quebraram.

Já o Plasma, a despeito de ter um ritmo mais rápido de atualizações, ele é muito mais previsível do que o Gnome.

Passei pela versão 6.3 em Fev/25 e pela 6.4 em Jun/25. Nenhuma extensões que instalei quebraram.

2 curtidas

Eu ando em um WM-hopping brabo

1 curtida

Bom se o gnome vem sem appindicator e extensões de terceiros quebram nos updates eu diria que o gnome é quebrado por padrão.

Hands Gesture GIF

3 curtidas

Acho que tá certo.

Emperors New Groove Got A Point GIF

é uma questão de ponto de vista e uso, o “GNOME” em si não é quebrado, e sim um recurso “Extensão” que o usuário precisa que pode quebrar com um GNOME mais atual.

O mesmo vale para o KDE!

Mas não a cada atualização, como é no Gnome.

O problema do gnome é que as extensões são atreladas ao número da versão do gnome. Por isso quebra fácil.

Isso acontecia muito com o Firefox antigo por exemplo. As extensões eram atreladas ao número da versão do Firefox, e facilmente quebrava após atualizar o navegador. No Chrome, as extensões não tem isso, funcionavam por muito tempo, até ficarem datadas demais para funcionar.

1 curtida

Opa cara e realmente a interface do kde plasma está ganhando mais fama mas eu nunca gostei muito dessa interface gosto mais da interface cinnamon e gnome mas estou tentando me acostumar com a interface do kde plasma