KDE Plasma utiliza JavaScript em diversos lugares da interface

https://diolinux.com.br/noticias/javascript-no-kde-plasma.html

Desenvolvedor do KDE comenta sobre a importância do JavaScript no desenvolvimento do Plasma e até mesmo do GNOME.

5 curtidas

n sou desenvolvedor. para mim, basta o botão funcionar e fazer oqé preciso fazer, quando eu o aperto.

Caramba, não sabia que o QML era baseado em Javascript.

Quais seriam os problemas em JavaScript que os desenvolvedores falam tanto?

Pelo texto parece que há um consenso…

JavaScript foi uma linguagem projetada em pouco menos de duas semanas, e nesse processo tomaram-se algumas decisões apressadas e/ou arriscadas que não agradaram todos os programadores ou que não são adequadas a todos os ambientes (essa última parte é especialmente relevante já que JavaScript foi bem além do seu nicho original de mero “tempero” para páginas da internet).

As palestras The Birth & Death of JavaScript e Wat (que, antecipo, são bastante exageradas e alguns argumentos tem réplicas bem-fundadas de programadores de JavaScript) elenca alguns dos comportamentos não muito previsíveis ou desejáveis que esse linguagem possui.

É o que o @Capezotte disse, mas muita coisa QML abstrai, então de uma perspectiva Qt, JS e C++ não parecem ter muitos problemas, tanto é que usando QML pra modelar a interface você nem precisa por a mão em JS:

import QtQuick 2.6
import QtQuick.Controls 2.0

// Eu desprezo fortemente a notação DNS reversa, me processa
import cpp.exemplo.binding 1.0

ApplicationWindow {
    id: root
    width: 300
    height: 480
    visible: true
    // ClasseApp é a classe C++ que a gente
    // passa pro QML
    ClasseApp {
        // E a gente pode separar QML de CPP assim 
        // pra mim faz sentido cpp
        id: cpp
    }

    TextField {
        // Pegamos a propriedade textoDigitado da nossa classe C++
        // E passamos pra propriedade text de TextField que por sua vez é do QML
        text: cpp.textoDigitado