Desde ontem estou com um “problema” curioso e inusitado, provavelmente de solução simples, mas, que não estou conseguindo solucionar. O papel de parede em minha área de trabalho simplesmente está preto e só se vê a imagem real do wallpaper nos cantos (“moldura”). Não importa que eu troque o tema global ou o papel de parede e o problema persiste. Curioso que quando o sistema inicia ele aparece por um breve momento (segundos) e depois fica escuro, se eu toco na imagem dos cantos (moldura) com o apontador do cursor ele reaparece. Se mudo para uma outra área de trabalho o problema persiste, é como se fosse algo se sobrepondo ao papel de parede.
Às vezes, acontece comigo alguma coisa parecida, em alguma distro ─ lembro de alguns casos, nos últimos anos ─ e a causa varia, conforme a distro.
Uma vez, bastou eu mudar o Compositor, de OpenGL para XRender, no meu velho hardware de 2009. (Isso ocorreu algumas vezes, em umas 3 distros).
Algumas vezes, também me aconteceu de não conseguir abrir alguma seção do KDE System Settings. ─ Se não me engano, o jeito foi fazer boot com nomodeset, ─ aí, consegui acessar aquela seção, fazer a mudança, e voltar a fazer boot em modo normal. (Isso foi no KDE Neon, acho que em 2016).
(Um caminho alternativo, era escolher o Recovery Mode, no Grub, e concluir, mesmo sem fazer nada nele. Era o mesmo que fazer boot com nomodeset).
Para os colegas poderem analisar o seu problema, seria bom saber qual o seu hardware e qual a distro que você está usando.
Não postei o hardware porque possivelmente é questão do Plasma mesmo. A distro é o ArcoLinux.
Certo.
Perguntei a distro e o hardware, porque já tive algum problema parecido (talvez não exatamente igual), mas só em uma ou outra distro, e não nas outras (todas com Plasma KDE) ─ e depois que comprei outro hardware, nunca mais aconteceu.