KDE Plasma com dois monitores: tela de 180Hz parece travando/stuttering. Como resolver?

Estou usando algumas distribuições Linux com KDE Plasma, como CachyOS e Arch Linux, e estou tendo o mesmo problema em todas elas.
Meu notebook é um Acer Nitro V com uma GPU NVIDIA GeForce RTX 4050 e um Intel i5 de 12ª geração.
O comportamento é o seguinte:
Na tela interna do notebook, o sistema parece extremamente fluido, tudo funciona normalmente.
Já no monitor externo, conectado via HDMI diretamente na RTX 4050, a experiência fica estranha.
O monitor externo é 180Hz, mas o KDE Plasma parece “travado”, como se estivesse em baixa taxa de atualização ou com stuttering.
Não chega a congelar, mas claramente não tem a mesma fluidez da tela interna.
Isso acontece mesmo em instalações diferentes e sistemas diferentes baseados em Arch.
Queria saber:
Isso é algum problema conhecido do KDE Plasma com monitores de alta taxa de atualização?
Pode ser algo relacionado aos drivers da NVIDIA?
Existe alguma configuração específica para corrigir isso?
Wayland ou X11 faz diferença nesse caso?
Se alguém já passou por isso e conseguiu resolver, eu agradeceria bastante a ajuda.

Acho bem difícil, também uso o Plasma em um monitor de 180Hz e nunca observei esse comportamento.

Mas, em ambientes com gráficos híbridos muitas vezes encontramos uns problemas bem peculiares.

Algumas sugestões para testar:

  • tenha certeza de que o cabo é compatível. Se a porta for HDMI 2.1 você pode ter problemas, caso seja possível verifique se usar uma versão anterior do padrão deixa a experiência mais estável.
  • se for possível, defina na BIOS a RTX como gráfico padrão e faça um teste.

:vulcan_salute:

Saudações rapaz.
Você disse que o monitor externo fica meio bugado ?
Como sensação de mouse pesado ?

Pode parecer tolice minha mas você já tentou diminuir a frequência do externo para o padrão 144Hz pois isso é só um palpite, seu notebook trabalha com frequências de 144/165Hz

Você pode desativar o Compositor para testar o comportamento
Você pode também usar o “xrandr” como o desempenho se comporta.

xrandr --output HDMI-1 --rate 144
ou
xrandr --output DP-1 --mode 1920x1080 --rate 144

Isso é só um palpite pois aqui eu uso AMD e você NVIDIA então não sei como funciona ao certo os parâmetros ainda mais no arch e kde plasma.

A porta é sim a HDMI 2.1.E eu dei uma pesquisada, mas eu não achei uma forma de deixar a RTX 4050 como gráfico padrão.

Eu tentei seguir com as coisas que você disse aí e não tive sucesso com o meu problema. O que ainda fez eu ter uma sensação de fluidez foi eu trocar, eu sair do wayland e ir para o X11, mas aí me apareceu outros pequenos bugs.