KDE Plasma Bigscreen retoma desenvolvimento da comunidade open-source

O KDE Plasma Bigscreen, interface de usuário desenvolvida pelo projeto KDE mas dormente desde 2020, está sendo reativado com foco em torná-lo uma alternativa com maior privacidade que o Android TV, contando com uma interface otimizada para telas grandes, controles por voz e remoto da TV.

Seus pontos fortes serão a navegação aprimorada, acesso otimizado a aplicativos, mídias e configurações, busca aprimorada baseada no KRunner e a integração com o ecossistema KDE, facilitando o uso de seus componentes e aplicativos.

As famosas alterações “sob o capô” também serão implementadas, como as atualizações de bibliotecas QML, correções de módulos e maior uso de ferramentas e componentes do Plasma. Complementando essas mlehorias, novas habilidades e aplicativos incluem o navegador Aura e suporte a aplicativos Flathub como VacuumTube (cliente YouTube), Kodi e SuperTuxKart.

Mas o que importa, no frigir dos ovos, é acessar os mesmos conteúdos que estão disponíveis no Android, Roku etc. Sem isso, será realmente “útil” ao público em geral ou apenas uma forma diferente de rodar o Linux?

4 curtidas

Que bacana! Quem tem o computador ligado esporadicamente a uma TV sabe a dificuldade que é. O ideal é que seja possível controlar a interface pelo joystick: ficaria ótimo pra poder assistir um vídeo com acesso fácil ao controle de mídia (play/pause/next) e volume, bem como iniciar um jogo ou parar de jogar um e começar outro sem precisar levantar do sofá para mexer o mouse/telcado do desktop.

3 curtidas

Maravilha, já tentei usar o bigscreen no meu HTPC e não curti muito, vi que vão melhorar bastante justamente os pontos que achei ruim. Acho que a solução que mais me agradou foi o Gnome com escala de resolução alta pra ficar tudo enorme ou Windows 10 em modo tablet. Já tentei o KDE e alguns outros launchers alternativos mas nunca ficam muito utilizáveis.

Dá pra usar o Bigscreen com Waydroid pra rodar aplicativos Android de Streaming, consegui fazer funcionar alguns mas a maioria dá pau. Como navego sempre pelos 7 mares isso não me faz tanta falta, o Stremio Android x86 roda perfeitamente no waydroid e tem opção de interface Android TV, fica perfeito.

1 curtida

A minha tv roda o KDE raiz mesmo kkkk

2 curtidas

Tenho esse mesmo teclado e recomendo, melhor jeito de interagir com HTPC, baita achado.

1 curtida

Sim ele é top, para minha mãe dei um das Microsoft modelo N9Z-00001 tambem funciona perfeitamente no linux e preço similar ao logiteck.