[KDE Plasma 6] Botão Maximizar Ausente / Configurações do Compositor Vazias (Intel UHD Graphics, X11)

Olá a todos,

Estou enfrentando um problema muito peculiar e persistente com meu ambiente KDE Plasma 6 no Arch Linux e gostaria da ajuda da comunidade. Já tentei diversas soluções, mas o problema persiste.

1. Resumo do Problema: O botão de Maximizar/Restaurar está completamente ausente na barra de título das janelas (mesmo no tema padrão Breeze). Além disso, a seção “Compositor” das configurações do KWin está vazia, sem opções de mecanismo de renderização.

2. O Que Eu Quero: Ter o botão de maximizar funcionando e as opções do compositor do KWin acessíveis.

3. Configuração do Meu Sistema:

• Sistema Operacional: Arch Linux
  • Kernel: 6.15.2-arch1-1
  • Ambiente Desktop: KDE Plasma
  • Versão do Plasma: 6.3.5
  • Versão do KWin: 6.3.5-2
  • Sessão Gráfica: X11
  • Hardware (Notebook): Acer Aspire 5 A515-54-57EN
  • GPU: Intel UHD Graphics (CML GT2)
  • Driver Gráfico: Mesa (utilizando os drivers padrão do kernel)

4. Comportamento Detalhado do Problema:

• O botão de Maximizar/Restaurar está ausente na barra de título de todas as janelas (mesmo com o tema de decoração de janela Breeze padrão).

• A funcionalidade de maximizar funciona via menu de contexto (clique direito na barra de título → “Maximizar”).

• A seção “Configurações do Sistema” → “Comportamento da Área de Trabalho” → “Efeitos da Área de Trabalho” → “Compositor” está completamente vazia, sem opções para escolher o mecanismo de renderização (OpenGL, XRender, etc.).
    *

• O botão “Configurar Botões…” não aparece na seção “Decorações da Janela” para o tema Breeze.

5. Diagnósticos e Testes Já Realizados (e seus resultados):

• Teste com Novo Perfil de Usuário:
    • Criação de um novo usuário limpo. O problema persiste: o botão de maximizar não aparece na barra de título e as opções do compositor estão ausentes na GUI. Isso sugere um problema em nível de sistema.
    • Ao copiar meu kwinrc original para o novo usuário, o problema também se manifesta, confirmando que meu kwinrc está, de alguma forma, relacionado.
  • Log do KWin (journalctl -b -e | grep -i "kwin"):
    • Observação: Este log contém erros XCB error: 3 (BadWindow), major code: 129 (SHAPE), sugerindo problemas na renderização de formas de janelas.
jun 14 18:13:11 archlinuxbedrock kwin_x11[12179]: kwin_core: Failed to focus 0x5a00027 (error 3)
jun 14 18:13:11 archlinuxbedrock kwin_x11[12179]: kwin_core: XCB error: 3 (BadWindow), sequence: 22744, resource id: 94371879, major code: 129 (SHAPE), minor code: 3 (Combine)
jun 14 18:13:11 archlinuxbedrock kwin_x11[12179]: kwin_core: XCB error: 3 (BadWindow), sequence: 22745, resource id: 94371879, major code: 129 (SHAPE), minor code: 3 (Combine)
jun 14 18:13:11 archlinuxbedrock kwin_x11[12179]: kwin_core: XCB error: 3 (BadWindow), sequence: 22759, resource id: 94371879, major code: 129 (SHAPE), minor code: 3 (Combine)
jun 14 18:13:11 archlinuxbedrock kwin_x11[12179]: kwin_core: XCB error: 3 (BadWindow), sequence: 22760, resource id: 94371879, major code: 129 (SHAPE), minor code: 3 (Combine)
jun 14 19:00:10 archlinuxbedrock kwin_x11[12179]: kwin_scene_opengl: Could not delete framebuffer because no context is current
jun 14 19:00:10 archlinuxbedrock kwin_x11[12179]: BlurConfig::instance called after the first use - ignoring
jun 14 19:00:10 archlinuxbedrock kwin_x11[12179]: KscreenConfig::instance called after the first use - ignoring
jun 14 19:00:10 archlinuxbedrock kwin_x11[12179]: OverviewConfig::instance called after the first use - ignoring
jun 14 19:00:10 archlinuxbedrock kwin_x11[12179]: SlideConfig::instance called after the first use - ignoring
jun 14 19:00:10 archlinuxbedrock kwin_x11[12179]: SlidingPopupsConfig::instance called after the first use - ignoring
jun 14 19:00:10 archlinuxbedrock kwin_x11[12179]: WindowViewConfig::instance called after the first use - ignoring
jun 14 19:00:10 archlinuxbedrock kwin_x11[12179]: ZoomConfig::instance called after the first use - ignoring
jun 14 19:24:54 archlinuxbedrock kwin_x11[12179]: qt.svg.draw: The requested buffer size is too big, ignoring
jun 14 19:24:54 archlinuxbedrock kwin_x11[12179]: qt.svg: <input>:1:20606: Could not resolve property: #radialGradient2005
jun 14 19:25:19 archlinuxbedrock kwin_x11[12179]: kwin_core: XCB error: 152 (BadDamage), sequence: 12128, resource id: 20994335, major code: 143 (DAMAGE), minor code: 2 (Destroy)
jun 14 19:25:19 archlinuxbedrock kwin_x11[12179]: kwin_core: XCB error: 3 (BadWindow), sequence: 12129, resource id: 155189650, major code: 129 (SHAPE), minor code: 6 (Input)

• Status do OpenGL (glxinfo | grep "OpenGL"):
    • OpenGL renderer string: Mesa Intel(R) UHD Graphics (CML GT2)
    • OpenGL version string: 4.6 (Compatibility Profile) Mesa 25.1.3-arch1.3
    • Observação: O OpenGL está sendo detectado e parece funcionar corretamente, indicando que o problema não é com o driver básico ou com a capacidade de renderização.
  • Log do X.org (sudo cat /var/log/Xorg.0.log):
    o log do xorg foi tao grande que nao deixaram botar aqui diretamente por causa de limite de carecteries mas ele está no github gist link: https://gist.githubusercontent.com/pedrodev2025/797f1e5a83c4adf974bb9e72cfa90376/raw/9560cc62866b344ed86ebdffff2378b298640fb8/gistfile1.txt
    • Observação: Este log não apresentou erros críticos (EE) ou avisos (WW) relacionados à inicialização da GPU, GLX ou DRI. O X.org parece inicializar a parte gráfica corretamente, apesar dos erros KWin/SHAPE.
  • Tentativas de Solução Prévias (sem sucesso):
    • Limpeza completa de todos os caches do KDE (~/.cache/, ~/.config/kde.org/ etc.) e reinicializações múltiplas.
    • Reinstalação forçada dos pacotes (pacman -Syu --needed): plasma-workspace, kwin, kdecoration, qt5-declarative, qt6-declarative, mesa, xorg-server. (Todos já estavam na versão mais recente, então não houve reinstalação efetiva, apenas verificação).
    • Tentativas de ativar o compositor via qdbus (comandos como setCompositingActive true resultaram em “Cannot find method”, indicando que a interface D-Bus para controle do compositor pode ter mudado no Plasma 6 ou não está sendo exposta).
    • Edição manual do ~/.config/kwinrc na seção [org.kde.kdecoration2] (ButtonsOnLeft=XI_ ou XIM) - isso causou conflitos e não resolveu, e a seção foi removida para tentar regenerar as configurações padrão via GUI (que não aparece).

6. Minha Pergunta: Dado que o OpenGL parece OK e o X.org não reporta erros graves na inicialização gráfica, qual poderia ser a causa para o KWin não conseguir iniciar ou expor seu compositor? Há alguma outra ferramenta de diagnóstico ou configuração específica que eu deveria verificar no Arch Linux para esse cenário?

Agradeço imensamente qualquer ajuda ou direcionamento!

Salve @Pedro_Lucas_Freitas

Sua pergunta tem muitas coisas – então, vou abordar 1 coisa de cada vez – para simplificar:

Vejo que sua Barra de Título tem inúmeros botões. Isto sugere que: – (A) ou você já editou isso, um dia; ou – (B) Instalou algum tema, que adicionou esse monte de botões, e ficou assim, mesmo quando você volta ao tema Breeze:

Aqui, eu tenho só os 3 botões tradicionais. – Esta semana, só usei o Arch por 8 minutos, na madrugada do dia 10, para fazer minhas atualizações semanais – e estava assim:

Situação do meu Arch, antes de aplicar as atualizações (final do download), às 3:12 da Terça-feira, dia 10:

Por falar nisso – quando foi que o botão Maximizar desapareceu? – Foi após alguma atualização? – Foi após você mexer em algum tema, ou em alguma outra coisa?

Por favor confirme se o botão “Configure Titlebar Buttons” não está numa posição, diferente daquela que você está acostumado – pois o KDE Plasma tem feito muitas mudanças chatinhas:

(Observe que eu uso o tema geral Breeze Dark – mas em Decorações de Janela eu uso outro tema).

Essas capturas são do openSUSE (que estou usando neste momento) – mas eu uso as mesmas configurações no Arch, no Debian, no Mageia e no Void – todos, com KDE Plasma 6 em sessão X11 – e o System Settings é igual em todas elas.

(No Fedora, estou usando KDE Plasma 6 em sessão Wayland – mas o System Settings também é igual).

Meu hardware neste momento – com as atualizações já feitas no openSUSE, dia 10 (Terça) e novamente no dia 13 (Sexta):

No Filtro do System Settings – em vez de “compor” (de comportamento) – digite “compos” (de compositor, composição) – ou, apenas escolha a seção “Display & Monitor”:

Antigamente, eu encontrava opções como “XRender”, “OpenGL2.0”, “OpenGL3.2” etc. – Mas de uns tempos para cá, eu só encontro 3 opções – que nada têm a ver com a “escolha de um motor de renderização”:

• Never
  • Only for Shown Windows
  • Always

Afora isso, posso habilitar / desabilitar:

• Enable compositing at startup
  • Allow applications to block compositing

Não sei o que aconteceria, se eu alterasse alguma dessas opções. – Prefiro não mexer.

Se no Filtro do System Settings eu digitar “OpenGL” ou “XRender”, não aparece nenhum resultado.

Executei apenas 2 comandos – dos que você usou para verificação:

1 curtida

nesse menu, funcionou!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.