KDE Plasma 6.8 marca a virada definitiva para o Wayland

O KDE Plasma 6.8 marcará o fim das sessões X11 no desktop KDE, após trinta anos. A equipe decidiu adotar o Wayland como base única do ambiente gráfico, permitindo que aplicativos antigos continuem funcionando por meio do Xwayland.

A mudança acontecerá por volta de 2026/2027, e o KDE manterá a sessão X11 apenas até o início de 2027. Quem ainda depender do X11 poderá recorrer a distribuições de suporte prolongado, como o AlmaLinux 9, que manterá essa sessão até 2032. Manter X11 e Wayland ao mesmo tempo atrasa o desenvolvimento.

Ao focar no Wayland, aceleram-se as melhorias, introduzem-se novos recursos e otimiza-se o sistema. A sessão Wayland já oferece desempenho melhor para jogos, com suporte a adaptive sync, tearing opcional e monitores de alta taxa de atualização. O driver proprietário da NVIDIA está muito mais estável, e GPUs antigas podem usar o driver aberto Nouveau.

Os aplicativos X11 continuarão funcionando por meio do Xwayland. Recursos adicionais — como melhor escalonamento fracionado e suporte opcional a atalhos globais X11 — tornam a adaptação mais simples. Programas que dependem de captura de tela ou transmissão podem precisar de pequenas revisões, mas a maioria já foi ajustada para operar no novo ambiente gráfico.

A acessibilidade permanece completa ou até superior: leitores de tela, teclas especiais e zoom seguem funcionando como esperado, e o novo sistema traz vantagens próprias, como gestos no touchpad para ampliar a tela e filtros de cor aplicados em todo o desktop. A equipe incentiva quem precisa de recursos específicos a comunicar qualquer dificuldade restante.

BSDs como o FreeBSD já contam com sessões funcionais do novo servidor gráfico. A divisão do KWin em variantes para X11 e para o Wayland facilitou o processo de transição; porém, manter a sessão antiga ainda impunha barreiras ao desenvolvimento em diversas partes do desktop. Ao retirar essa camada legada, o projeto elimina essas restrições e recupera liberdade para evoluir mais rápido.

O KDE resume a decisão como essencial para manter o Plasma moderno, estável e competitivo. Eles acreditam que dedicar todos os esforços ao Wayland trará melhorias mais rápidas e uma experiência superior para a maioria dos usuários. Depois de uma longa transição, o projeto afirma estar perto da linha de chegada e pronto para inaugurar uma nova era.

8 curtidas

Por mais que esbravejem, é o futuro… o pessoal que defende o Xorg deveria reconhecer que não dá mais pra remendar o X11, é preciso construir algo novo.

Sugiro que todos assistiam o podcast sobre Wayland com o Georges Stavracas, desenvolvedor Gnome. Tem muita coisa que parece simples mas não era, fora as inúmeras limitações que o Xorg apresenta.

3 curtidas

Não existe como barrar o futuro e a evolução que vem com ele.

Já estou usando o wayland há um tempo e não tenho nenhuma queixa dele.

3 curtidas

Usando Wayland aqui desde 2023 e tudo funcionando tranquilo.

3 curtidas

Aqui ainda tenho alguns problemas com wayland, mas nada muito sério

Bem, ao menos parece ser um cronograma mais verossímil. Dados os recentes avanços, é bem possível até 2027 já seja possível a migração com bem poucos problemas.

1 curtida

Essa postagem do “Linuxiac” parece buscar mais o “impacto” – que sempre ajuda a ganhar cliques – e menos a objetividade, ou informações exatas:

Pelo que sabemos, as versões do Plasma 6 são lançadas de 4 em 4 meses – 02, 06, 10:

Se não “pularem” nenhum número, o 6.6 deve sair em Fevereiro 2026; o 6.7 em Junho 2026; e o 6.8 em Outubro 2026.

Portanto, o Kubuntu 26.04 LTS deverá usar o Plasma 6.6 – e terá suporte até 2031 – ou até 2036, segundo ouvi dizer, que as edições LTS do Ubuntu teriam suporte de 10 anos (resta ver se o Kubuntu também terá… pois já vi diferenças de prazo de suporte entre Ubuntu e Kubuntu).

Achei estranho o “Linuxiac” citar como exemplo, só o Alma Linux – em um mundo onde Ubuntu LTS e seus derivados são muito mais populares: – Mint, Pop!_OS, Zorin, Neon, Elementary, Tuxedo são citados quase todos os dias aqui no Fórum, e até várias vezes ao dia.

Outra coisa a considerar, é que ainda temos 1 ano, daqui até o lançamento do Plasma 6.8 – e com esses “sustos”, é provável que os aplicativos “atrasadinhos” acelerem o passo para se adequarem ao Wayland.

Alguns aplicativos estão simplesmente abandonados – e neste caso, sempre se pode ter a esperança de que algum desenvolvedor lance um fork, ou outro aplicativo equivalente.

Enfim, o Kwin (p.ex.) e o próprio Wayland podem se desenvolver mais, nesses 12 meses. – Percebi várias perdas, entre esses dois, na passagem para Plasma 6 + Wayland – mas lembro que o Plasma 5 também “perdeu” recursos em relação ao KDE 4… que depois acabaram sendo restabelecidos, com o passar do tempo.

As outras coisas que me afetaram, são algumas flutuações do Conky – de repente, somem os gráficos e “linhas” – e tornam a aparecer algumas horas depois:

O Conky tem manutenção bastante ativa – embora eu não sinta muita firmeza em seu dev. – Se a turma gritar muito, ele cede… mesmo que seja para algum retrocesso.

Mas isso é uma coisa que só estou testando no Fedora – única distro que estou mantendo no Wayland – exatamente para “ver” que bicho vai dar.

Minha estratégia na migração entre Plasma 5 e Plasma 6 tem sido a de usar partições /home já configuradas – pois tem coisas que não consigo fazer no Plasma 6 – mas são mantidas como “herança”.

Já estou no Plasma 6.5 em várias distros, e essas “heranças” do Plasma 5 continuam funcionando bem, no geral.

A outra coisa que me afetou, é que o gnome-screenshot não funciona no Wayland. – Existem dúzias de alternativas:

# pacman -Ss screenshot | grep 'extra/'
cosmic-screenshot 1.0.0.beta.7-1 (cosmic)
cutefish-screenshot 0.8-2 (cutefish)
deepin-screen-recorder 6.5.1-1 (deepin-extra)
fbgrab 1.5-3
flameshot 13.3.0-1 [installed]
gnome-screenshot 1:41.0-1 [installed]
grim 1.5.0-2 [installed]
hacksaw 1.0.4-2
hyprshot 1.3.0-4
ksnip 1.10.1-5
lximage-qt 2.3.0-1 (lxqt)
maim 5.8.1-3
mate-utils 1.28.0-2 (mate-extra)
pantheon-screenshot 8.0.1-1 (pantheon)
python-mss 10.1.0-1
python-pyscreenshot 3.1-6
satty 0.20.0-1
screenfetch 3.9.9-1
screengrab 3.1.0-1 (lxqt) [installed]
scrot 1.12.1-1 [installed]
shotgun 2.5.1-2
shutter 0.99.6-1
spectacle 1:6.5.3-1 (plasma) [installed]
xfce4-screenshooter 1.11.3-3 (xfce4-goodies)

Por inércia, ainda estou usando o KDE Spectacle no openSUSE, no Fedora e no Void – e mal percebo que não estou usando o gnome-screenshot. – Só em alguns casos, de uso menos frequente.

1 curtida

amém, o krita vai ter que funcionar no wayland agora, pq aqui ele não roda não.