Descubra as principais novidades trazidas pelo KDE Plasma 6.1, a nova edição da interface Linux conhecida por ser super customizável!
Fui testar no arch e tá desastroso kkkkkk
Não dá pra desligar, reiniciar e nem sair da sessão que a interface morre(não e problema no arch, em outros DE não acontece problema)
Fora que continua pesado comparado a versão 5.x
Esperiência normal, aqui.
Aconteceu comigo, este Domingo, em 2 distros — e vi relatos da mesma coisa, de outras pessoas no KDE Discuss.
É um tipo de pequenos problemas, que acontecem, e são corrigidos alguns dias depois — ou Domingo que vem, porque não tenho pressa. — Numa distro, fui para outro tty
, loguei como root
, e comandei reboot
. Em outra distro, usei o Alt+PrtScn+[R, E, I, S, U, B]. Mas não tenho planos de reiniciar outra vez até Domingo (rs).
No final de Dezembro (Plasma 5), tenho registros de 3 inicializações, em que o Arch começou usando de 1.147 MiB RAM a 1.151 MiB RAM.
Ultimamente:
26 Maio 1126 MiB
15 Junho 1085 MiB
16 Junho 1071 MiB
19 Junho 1073 MiB -- Plasma 6.0.5
24 Junho 1072 MiB -- Plasma 6.1.0
Quanto ao resto, não percebi nenhuma diferença no dia-a-dia. — Nem lembrava que agora estou com Plasma 6.1.0 no Arch Linux.
O porém tá longe de ser o consumo, mas a fluidez da imagem, com jogos simples tá rodando pior que a versão 5x
Curioso que aqui rodando liso. Achei o 6.1 até mais fluído que o 6.0. Única quebra que tive aliás, foram algumas extensões (tema e o plugin do Perplexity.ai). Vejo muita gente com problemas no Neon também, mas aqui no Arch sem bugs de Steam, Lutris e etc.