KDE Plasma 5.24 traz uma série de pequenas novidades em diversos aplicativos do sistema - Diolinux
A nova versão do KDE Plasma está chegando com um número ainda maior de funcionalidades, que devem deixar o ambiente desktop ainda mais simples de se utilizar.
Posta a pg 2 do pdf por favor, terminou em um suspense!
(serio!)
Realmente faltava essa opção de selecionar uma imagem como papel de parede por meio do menu de contexto, legal que vão implementar isso tb. Ansioso para testar as novidades no kde neon.
Outra novidade é que agora operações como Root vão ser possíveis usando o explorador de arquivos Dolphin.
Algo que vem sendo pedido a ANOS que só foi implementado por causa do Linus Tech Tips. Quantas discussões já foram criadas justificando a importância disso, mas só agora os mantenedores “pensaram” na praticidade. Acredito que se o Linus tivesse reclamado do clique único como padrão, os mantenedores também mudariam. Sinceramente, patético.
Tá… mas porque o Lubuntu e Xubuntu rodam péssimos e travando no laptop lenovo com i3 4° geração de 1.7GHz enquanto o Windows 7 ainda roda bem nele ? Testei o Zorin Lite , MX Linux e Linux Lite e todos travam abeça aqui também, mal abre o navegador, e pra conectar o wiFi demora abeça, daí pra pesquisar no Google também demorou (e a luz vermelha do disco acendeu como se muita escrita em disco estivesse acontecendo, mas uso ssd, por que o linux grava coisas em disco ao navegar na internet? Porque não usa só a RAM pra navegar na internet hein ? Daí ao abrir o YouTube só toca videos sem travar quando em 480p , pra qualquer resolução maior a ventoinha acelerou e o linux travou, não só o navegador mas sim o sistema inteiro trava, com o mouse e teclado parando de responder, bem nitido que parecia que faltava algum driver de video ou … sei lá, mas não faltava, abri o app de drivers e o driver HD grafics da intel estava lá reconhecido e ok, no zorin lite eu até recebi atualização desse driver ao atualizar o sistema… enfim… mas no Windows 7 o navegador só trava ao tentar rodar videos 8k, o YouTube roda tudo em 1080 de boas, e a ventoinha só acelera se for videos 1080 de 60 fps ou 2080p ou 4k … e o 4k ja para fica ruin de carregar os videos (mas aí já é culpa da minha velocidade de internet, porem, no Windows uso uma extensão que faz o video do YouTube carregar todo de vez, assim deixo carregando antes pra quando eu for assistir o vidio 4k fluir bem sem travar … e uso a extensao YouTube TV, assim consigo usar o laptop na TV com o YouTube tenho o mesmo design de uma SmartTV, e consigo controlar pelo YouTube do celular, é otimo, e o barulho da ventoinha não me atrapalha… prefiro ver em 4k assim que baixar pra ver no vlc justamente por conta de assim eu ter o celular como controle e também porque assim a ventoinha gira menos… já quando dou Play em vídeos 4K no VLC a ventoinha dispara bem mais e às vezes fico com medo do laptop queimar de tanto que esquenta… então tocar vídeo no próprio navegador pelo próprio YouTube é melhor para mim…
Uma pena mesmo que não consegui fazer o mesmo usando uma distro Linux leve…
Outra reclamação… distro com KDE novo nem carregam nesse laptop… o modo gráfico dá erro ja no boot e nem dando comandos não carrega…
Por fim estou testando o Android x86 e outras baseadas no Android x86… o RemixOS roda bem ligeiro aqui e ja vem com root … agora quero testar o ChromeOS do google, que até onde sei é baseado em Android também…
Outra coisa interessante é que a ventoinha só acelera no Remix OS ao rodar videos 4k, ou seja, o mesmo comportamento do Windows, o que demonstra pra mim que não há um bom driver de alguma coisa nas distro linux mas há esse driver no Android, pois dando play em videos 1080 a ventoinha nem roda ainda … o mesmíssimo comportamento que o Windows… também percebi que os navegadores são mais leves pra Android que pra Linux e Windows, pena que mesmo marcando a opção de desktop não foi possível instalar extensões no Google Chrome, ja no firefox deu pra instalar apenas poucas extensões, houve limitações artificiais impostas nesses navegadores Android, bem como ausência de alguns atalhos de teclado, algo muito diferente do iPad da Apple, em que os navegadores são completos igual do Windows, até melhores os navegadores no iPadOS do que no MacOS eu diria… realmente meu iPad é o mais gostoso de usar dentre todos os sistemas operacionais que existem… mas nesse laptop de ficar na TV é o Windows 7 mesmo que esta com o mérito por enquanto… vou ver se no Chrome OS os navegadores vem completos de deixar instalar extensões ou não… se for completos e o sistema for leve como o RemixOS então ele vencerá o Windows 7 …
E é justamente por isso que estou comentando aqui, porque é que ainda criam um monte de sabores para o ubuntu só em cima da base .deb ? Sei que tentaram criar também m cima do BSD mas desistiram…
Mas porque não criam então um sabor de ubuntu fito em cima do Android x86 ? Afinal de contas ja existe o Wine pra Android x86 , e roda tudo que o wine linux roda, então … se não há nada de Windows faltando no wine do Android x86 podem sim se jogar de cabeça nisso… cadê os Snaps e flatpack para Android x86? Porque não criaram ainda hein ? Afinal de contas se criar os snaps ou flatpack para Android x86 então ele será capaz de rodar todos os programas linux, então não criam logo porque?
Alem disso… ja existe até projetos LineageOS que pode ser copiado, e projetos que tornam capaz rodar aplicativos Android sem ter de usar googlePlayServices nem PlayStore, portanto não há desculpas de precisar licenciar junto ao Google… basta usar a base livre e pronto…
Se o gnome rodasse em snap , flatpack, ou bundle ou appimage ele ainda seria utilizavel como desktop sobre o Android x86 … Não seria o fim de nenhum projeto linux … seria apenas tudo colocado pra rodar dentro do snap ou flatpack ou outros…